O impacto regional da Revista Mariée (Brasil) : estudo de caso da Revista Mariée

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benini, Ana Maria Leopaci
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/33970
Resumo: Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
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spelling O impacto regional da Revista Mariée (Brasil) : estudo de caso da Revista MariéeThe regional impact of Mariée Magazine (Brazil) : Mariée Magazine a case study659.3:392.5(81)392.5(81):659.3050:687687:050Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de ModaO presente estudo tem como principal intuito analisar o impacto da Revista Mariée – Casamentos, regionalmente, com abrangências das regiões em que ela é distribuída. Por meio de uma abordagem aos meios comunicacionais procurar perceber os rumos que eles têm seguido na contemporaneidade e suas recentes adaptações. Levanta ainda o questionamento: “a sociedade molda os meios ou são os meios que tem moldado a sociedade?”. Essa questão é discutida ao longo do estudo. Tanto a revista como a revista de moda são focalizadas primeiramente, por uma síntese histórica capaz de situar o leitor e permitir que ele compreenda sua trajetória até como as conhecemos hoje. Posteriormente, são tratadas como um canal de comunicação capaz de influenciar e despertar desejos e necessidades até então desconhecidas. O tema casamentos é parte importante desse contexto e é apresentado sinteticamente através de sua história social: conceitos, valores, crenças e simbologias, e ainda como uma tradição, o retrato da identidade cultural dos povos. Temos o casamento como um sonho que, mesmo diante de uma sociedade onde novos parâmetros em relação ao assunto tem se formado, este ainda vive nas “meninas Disney”. Este termo é abordado a partir de uma ótica que defende a geração que se encontra entre os 20 e 40 anos, meninas criadas em meio a um “mundo” imaginário de perfeição e felicidade diante da vida a dois. O mercado brasileiro do setor casamentos e noivas apresentam-se em crescimento e apresentam-se como um importante ponto a ser abordado por ser contrário aos rumos da nova mentalidade social. O objeto deste estudo é tratado desde sua formação, através de seus aspectos enquanto marca e pela constante busca por uma identidade e reconhecimento. Os meios comunicacionais utilizados pela Mariée sofrem uma análise a fim de que se demonstrem suas funcionalidades. O público é abordado por meio de um inquérito capaz de gerar dados que definam suas necessidades e expectativas mediante a Revista Mariée. Diante disto, apresentam-se conclusões e sugestões de melhorias.The following study aims to analise the impact of the magazine Mariée - Casamentos regionally, where it is distributed. Through a communicative approach to the media it seeks to perceive its course nowadays and recent changes. Still questions “is the society who shapes the means or would it be the means that shape the society?” This issue is discussed along the work. Magazine and fashion magazine are firstly mentioned through a historical synthesis able to situate the reader allowing comprehending its trajectory as they are known today. Then, as a communication channel able to influence and arouse desire and needs so far unknown. The wedding is an important part of the context and it is briefly presented through its social history, concepts, values, beliefs and symbology as well as a tradition, the cultural identity of peoples. We have marriage as a dream that, even in a society where new parameters are formed, it still lives in “Disney girls”. This expression is related to a perspective that supports a generation who are between 20 and 40 years old, girls raised in an imaginary world of perfection and happiness upon a life together. Brazilian market offers to brides and weddings are increasing which is important to notice since it’s the opposite of the beliefs from this new social mentality. The object of this study is presented since its inception through its aspects as a brand and its constant search for an identity an recognition. Mariée´s communication means are analysed in order to demonstrate its functionality. The public is approached through a survey able to generate data that define their needs and expectations from Mariée Magazine. Given this, it´s presented conclusions and suggestions for improvements.Vasconcelos, RosaGama, Maria GabrielaUniversidade do MinhoBenini, Ana Maria Leopaci20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33970por201193868info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:47.411050Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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