Estratégias de comunicação para publicações de moda online : estudo de caso da revista Colagens Boémias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Eduarda Gomes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29473
Resumo: Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
id RCAP_613fb81b7b347c0fdf67fb45e964e480
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29473
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de comunicação para publicações de moda online : estudo de caso da revista Colagens BoémiasGlobalizaçãoPublicações de moda onlineColagens BoémiasEstratégias de comunicaçãoGlobalizationOnline fashion publicationsCommunication strategies687:659.3659.3:687050:687687:050Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de ModaA presente dissertação de mestrado teve como finalidade analisar uma publicação de Moda online e, desenvolver uma estratégia de comunicação que seja capaz de chegar a mais públicos-alvo. Numa primeira instância, a pesquisa incide sobre os efeitos da globalização na sociedade contemporânea e nas possibilidades que oferece. Neste sentido, os meios de comunicação e, mais especificamente as revistas de Moda tiveram de adaptar-se a novos processos de interação com os seus leitores. O universo online permite agora uma infinidade de caminhos possíveis, para a transmissão/receção de informação. A forma como se comunica uma determinada mensagem foi reajustada, e os canais disponíveis para a divulgar crescem a cada dia que passa. Tendo em conta esta nova problemática, selecionou-se uma publicação de moda, arte e design, que estivesse inserida na dinâmica deste meio. A escolha recaiu na Revista Colagens Boémias, uma publicação recente no mercado, que apresenta uma grande variedade temática e uma linguagem em sintonia com a contemporaneidade. Aqui foi recolhida informação relativamente à sua origem, identidade, público-alvo, concorrência e mensagem transmitida enquanto publicação de moda online. Posteriormente foi desenvolvido um plano de comunicação, para a revista que tem como objetivo difundir uma mensagem específica e estabelecer uma relação de proximidade com o público. Neste sentido foi elaborada uma estratégia de comunicação, a ser implementada de modo a alcançar os objetivos pretendidos. Esta consiste num guião para uma curta-metragem de aproximadamente 20 minutos, que depois de executada será distribuída através da internet e das redes sociais.The present masters' dissertation aimed to analyze a Online Fashion publication, and develop a communication strategy able to expand it in the market. In a first instance, the research focuses on the effects of globalization has caused in current contemporary society, and in the possibilities it offers. Accordingly, the communication media, and more specifically the fashion magazines had to adapt to these conditions. The online world now enables a myriad of possible paths for the transmission and reception of information. The way a certain message is communicated was readjusted, and the channels available for its promotion grow with each passing day. Given this new issue, a fashion, art and design publication inserted in this environment was selected. The choice fell on Colagens Boémias, a recent magazine on the market, offering a wide thematic variety and a contemporary language. Here information was gathered regarding its origin, identity, target audience, competition, and the message transmitted as an online fashion publication. Subsequently a communication plan for this magazine was developed, which aims to spread a specific message and connect with the public. For that purpose a communication strategy was outlined, to be implemented in the near future. This is a script for a short film of about 20 minutes, which after execution, will be distributed by the internet and social networks.Cunha, JoanaGama, Maria GabrielaUniversidade do MinhoAlmeida, Eduarda Gomes de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29473por201193922info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:17.348850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de comunicação para publicações de moda online : estudo de caso da revista Colagens Boémias
title Estratégias de comunicação para publicações de moda online : estudo de caso da revista Colagens Boémias
spellingShingle Estratégias de comunicação para publicações de moda online : estudo de caso da revista Colagens Boémias
Almeida, Eduarda Gomes de
Globalização
Publicações de moda online
Colagens Boémias
Estratégias de comunicação
Globalization
Online fashion publications
Communication strategies
687:659.3
659.3:687
050:687
687:050
title_short Estratégias de comunicação para publicações de moda online : estudo de caso da revista Colagens Boémias
title_full Estratégias de comunicação para publicações de moda online : estudo de caso da revista Colagens Boémias
title_fullStr Estratégias de comunicação para publicações de moda online : estudo de caso da revista Colagens Boémias
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação para publicações de moda online : estudo de caso da revista Colagens Boémias
title_sort Estratégias de comunicação para publicações de moda online : estudo de caso da revista Colagens Boémias
author Almeida, Eduarda Gomes de
author_facet Almeida, Eduarda Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Joana
Gama, Maria Gabriela
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Eduarda Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
Publicações de moda online
Colagens Boémias
Estratégias de comunicação
Globalization
Online fashion publications
Communication strategies
687:659.3
659.3:687
050:687
687:050
topic Globalização
Publicações de moda online
Colagens Boémias
Estratégias de comunicação
Globalization
Online fashion publications
Communication strategies
687:659.3
659.3:687
050:687
687:050
description Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29473
url http://hdl.handle.net/1822/29473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201193922
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133017478791168