O meme como dispositivo interacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/33276 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo apresentar a utilização do meme como dispositivo interacional entre os participantes das interações realizadas em três programas de entrevistas, num evento social e num show musical. Baseia-se na Análise da Conversa para realizar a microanálise dos rituais presentes na fala-em-interação. Conto também com o contributo de Marcel Mauss para perceber como se deu a lógica social da fala (lógica da dádiva), de Paul Grice para descobrir as implicaturas presente nas conversas observadas e de Erving Goffman para observar os rituais de interação face a face e dar conta da representação do “eu” na sociedade. Começo por mostrar em que situações discursivas o meme Menos Luíza que está no Canadá foi utilizado. Em seguida, proponho uma reflexão sobre os mecanismos de seu funcionamento marcados pelas manifestações verbais chistosas, bem como pelas manifestações não verbais dos gestos e dos ritmos da fala. E, por fim, procuro mostrar os principais fenômenos desencadeados pela sua utilização. Verifiquei que o meme funcionou como um fio conector entre a abertura da interação e o espetáculo musical do cantor Lenine; foi utilizado como dispositivo para fechar o discurso de agradecimento do noivo; nas interações realizadas nos programas de entrevista Sem Censura, Roda Viva e The Noite o meme serviu para pontuar a sequência. |
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O meme como dispositivo interacionalMemeinteração socialAnálise da conversaDispositivo interacionalAnalysis of conversationInteractional deviceSocial interactionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEste estudo tem por objetivo apresentar a utilização do meme como dispositivo interacional entre os participantes das interações realizadas em três programas de entrevistas, num evento social e num show musical. Baseia-se na Análise da Conversa para realizar a microanálise dos rituais presentes na fala-em-interação. Conto também com o contributo de Marcel Mauss para perceber como se deu a lógica social da fala (lógica da dádiva), de Paul Grice para descobrir as implicaturas presente nas conversas observadas e de Erving Goffman para observar os rituais de interação face a face e dar conta da representação do “eu” na sociedade. Começo por mostrar em que situações discursivas o meme Menos Luíza que está no Canadá foi utilizado. Em seguida, proponho uma reflexão sobre os mecanismos de seu funcionamento marcados pelas manifestações verbais chistosas, bem como pelas manifestações não verbais dos gestos e dos ritmos da fala. E, por fim, procuro mostrar os principais fenômenos desencadeados pela sua utilização. Verifiquei que o meme funcionou como um fio conector entre a abertura da interação e o espetáculo musical do cantor Lenine; foi utilizado como dispositivo para fechar o discurso de agradecimento do noivo; nas interações realizadas nos programas de entrevista Sem Censura, Roda Viva e The Noite o meme serviu para pontuar a sequência.This study has the objective of presenting the meme as a interactional device between the participants of interactions that took place in three interview programs, a social event and in a concert. Based on the Analisis of Conversation in order to do a microanalysis of the rituals inside speak-in-interaction. I also count with the contribution of Marcel Mauss to perceive how did the social logic of speech happened (logic of donation), Paul Grice to uncover the implicatures present in the conversations observed and Erving Goffman to observe the rituals of face to face interaction and to manage the representation of the "me" in society. I start by showing that in discursive situations the meme Except for Luíza who is in Canada was used. Then, I propose a reflection about the mecanisms of its operation marked by funny verbal manifestations, as well as by the non-verbal manifestations of the gestures and the rhythms of speech. And, lastly, I try to expose the main phenomena triggered by its use. I checked that the meme worked as a connecting thread between the opening of the interaction and the singer Lenine's musical show; it was used as a tool to close the groom's thanksgiving speech; in the interactions perfomed in the interview programs Sem Censura, Roda Viva and The Noite the meme, served to punctuate the sequence.Rodrigues, Adriano DuarteRUNOliveira, Jacira Matos de2018-03-26T09:33:44Z2018-02-212018-01-302018-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/33276TID:201868385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:18:20Zoai:run.unl.pt:10362/33276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:30:00.751183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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