A História da Matemática nos cursos de Educação Básica em Portugal: uma reflexão para a formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29306 |
Resumo: | A História da Matemática (HM) é uma ferramenta que poderá ser muito útil em contexto educativo. Contudo, a HM é um corpo de saber muito extenso e é necessário refletir qual a HM que deverá ser ensinada na formação inicial de professores dos primeiros anos de escolaridade. Neste artigo fazemos essa reflexão tentando justificar quais os conteúdos de HM verdadeiramente essenciais para os professores e para as suas práticas profissionais futuras. Na nossa opinião, os conteúdos de HM deverão centrar-se nos temas: sistemas de numeração de diversos povos, diferentes algoritmos para realizar operações aritméticas e resolver equações, tópicos de geometria, bem como o conhecimento de vários pontos de HM local/nacional. Fazemos ainda uma breve descrição do que são os cursos de Educação Básica em Portugal, dando especial enfoque nas matemáticas lecionadas nesses cursos. Por outro lado, apresentamos também várias referências a estudos internacionais onde se atesta a importância da utilização da HM em contexto de sala de aula. |
id |
RCAP_533edcb73031260114ae6820d17f41f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/29306 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A História da Matemática nos cursos de Educação Básica em Portugal: uma reflexão para a formação de professoresFormação de professores do ensino básicoHistória da MatemáticaHistória da Matemática como ferramenta em contexto educativoA História da Matemática (HM) é uma ferramenta que poderá ser muito útil em contexto educativo. Contudo, a HM é um corpo de saber muito extenso e é necessário refletir qual a HM que deverá ser ensinada na formação inicial de professores dos primeiros anos de escolaridade. Neste artigo fazemos essa reflexão tentando justificar quais os conteúdos de HM verdadeiramente essenciais para os professores e para as suas práticas profissionais futuras. Na nossa opinião, os conteúdos de HM deverão centrar-se nos temas: sistemas de numeração de diversos povos, diferentes algoritmos para realizar operações aritméticas e resolver equações, tópicos de geometria, bem como o conhecimento de vários pontos de HM local/nacional. Fazemos ainda uma breve descrição do que são os cursos de Educação Básica em Portugal, dando especial enfoque nas matemáticas lecionadas nesses cursos. Por outro lado, apresentamos também várias referências a estudos internacionais onde se atesta a importância da utilização da HM em contexto de sala de aula.La Historia de las Matemáticas (HM) es una herramienta que puede ser muy útil en un contexto educativo. Sin embargo, la HM es un cuerpo de saber muy extenso y es necesario reflexionar cual HM debe ser enseñada en la formación inicial de los profesores en los primeros años de escolaridad. En este artículo hacemos esta reflexión tratando de justificar qué contenidos HM son realmente esenciales para los profesores y para sus futuras prácticas profesionales. En nuestra opinión, los contenidos de HM deben centrarse en los temas: sistemas de numeración de diversos pueblos, diferentes algoritmos para realizar operaciones aritméticas y resolver ecuaciones, tópicos de la geometría, así como el conocimiento de varios puntos de HM local/nacional. También damos una breve descripción de lo que son los cursos de Educación Básica en Portugal, prestando especial atención a las matemáticas que se enseñaban en estos cursos. Por otro lado, también presentamos varias referencias a estudios internacionales donde se atestigua la importancia de usar HM en el aula.History of Mathematics (HM) is a tool that can be very useful in an educational context. However, HM is a very broad corpus of knowledge and it is necessary to reflect on what HM should be taught in the initial basic teacher education programs. In this paper, we make this reflection by trying to justify which HM contents are truly essential for teachers and their future professional practices. In our opinion, HM contents should focus on the following topics: diverse ancient peoples numbering systems, different algorithms for performing arithmetic operations and solving equations, geometry topics, as well as knowledge of various local/national HM aspects. We also give a brief description of Portuguese initial basic teacher education programs, giving special focus on the mathematics syllabus in these programs. And we present several references to international studies that show the importance of using HM in the classroom context.Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma (CIEP)2020-09-28T16:56:33Z2020-04-01T00:00:00Z2020-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29306por1011-225110.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p01-19.id830Pinto, HélderCosta, Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:56:42Zoai:ria.ua.pt:10773/29306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:40.809863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A História da Matemática nos cursos de Educação Básica em Portugal: uma reflexão para a formação de professores |
title |
A História da Matemática nos cursos de Educação Básica em Portugal: uma reflexão para a formação de professores |
spellingShingle |
A História da Matemática nos cursos de Educação Básica em Portugal: uma reflexão para a formação de professores Pinto, Hélder Formação de professores do ensino básico História da Matemática História da Matemática como ferramenta em contexto educativo |
title_short |
A História da Matemática nos cursos de Educação Básica em Portugal: uma reflexão para a formação de professores |
title_full |
A História da Matemática nos cursos de Educação Básica em Portugal: uma reflexão para a formação de professores |
title_fullStr |
A História da Matemática nos cursos de Educação Básica em Portugal: uma reflexão para a formação de professores |
title_full_unstemmed |
A História da Matemática nos cursos de Educação Básica em Portugal: uma reflexão para a formação de professores |
title_sort |
A História da Matemática nos cursos de Educação Básica em Portugal: uma reflexão para a formação de professores |
author |
Pinto, Hélder |
author_facet |
Pinto, Hélder Costa, Cecília |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Cecília |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Hélder Costa, Cecília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores do ensino básico História da Matemática História da Matemática como ferramenta em contexto educativo |
topic |
Formação de professores do ensino básico História da Matemática História da Matemática como ferramenta em contexto educativo |
description |
A História da Matemática (HM) é uma ferramenta que poderá ser muito útil em contexto educativo. Contudo, a HM é um corpo de saber muito extenso e é necessário refletir qual a HM que deverá ser ensinada na formação inicial de professores dos primeiros anos de escolaridade. Neste artigo fazemos essa reflexão tentando justificar quais os conteúdos de HM verdadeiramente essenciais para os professores e para as suas práticas profissionais futuras. Na nossa opinião, os conteúdos de HM deverão centrar-se nos temas: sistemas de numeração de diversos povos, diferentes algoritmos para realizar operações aritméticas e resolver equações, tópicos de geometria, bem como o conhecimento de vários pontos de HM local/nacional. Fazemos ainda uma breve descrição do que são os cursos de Educação Básica em Portugal, dando especial enfoque nas matemáticas lecionadas nesses cursos. Por outro lado, apresentamos também várias referências a estudos internacionais onde se atesta a importância da utilização da HM em contexto de sala de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-28T16:56:33Z 2020-04-01T00:00:00Z 2020-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/29306 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/29306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1011-2251 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p01-19.id830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma (CIEP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma (CIEP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137672609923073 |