Interpretação cognitiva das declarações dos teoremas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22734 |
Resumo: | Este artigo é o terceiro de uma trilogia, que faz parte de uma investigação muito mais ampla que, desde alguns anos atrás, está sendo desenvolvida no Departamento de Matemática do Ensino de Matemática. A pesquisa aqui apresentada surge de maneira natural ao analisar os esquemas de prova dos alunos do primeiro ano do ensino médio (16-17 anos), uma vez que apresentam sérias dificuldades em reconhecer e distinguir a hipótese e a conclusão dos teoremas em diferentes tipos de frases, e especialmente quando contêm expressões específicas da linguagem matemática. Também descreve como os alunos podem melhorar a compreensão de declarações matemáticas com instruções apropriadas. |
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