Uma análise do Teorema Fundamental do Cálculo em alguns livros-texto
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Data de Publicação: | 1995 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22674 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos um exame do tratamento do Teorema Fundamental do Cálculo nos livros mais freqüentemente citados nas bibliografias de programas de cursos de Cálculo, no ensino superior. Nosso interesse está voltado para a metodologia visando ao ensino-aprendizagem. Analisamos, nas exposições do teorema e da demonstração, a exigência de pré-requisitos, o encadeamento lógico da demonstração, as motivações elegidas, a presença da noção geométrica, as aplicações e os exercícios propostos. Para esta análise tomamos como base a teoria dos Campos Semânticos (Lins. 1993). Concluímos que o objeto matemático Teorema Fundamental do Cálculo não é exatamente o mesmo para autores diferentes, tanto em sua formulação como em seu tratamento. Concluímos também que os autores supõem um interlocutor pleno que se afasta do interlocutor real, o aluno que precisa aprender. |
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Uma análise do Teorema Fundamental do Cálculo em alguns livros-textoUma análise do Teorema Fundamental do Cálculo em alguns livros-textoArtigosNeste artigo, apresentamos um exame do tratamento do Teorema Fundamental do Cálculo nos livros mais freqüentemente citados nas bibliografias de programas de cursos de Cálculo, no ensino superior. Nosso interesse está voltado para a metodologia visando ao ensino-aprendizagem. Analisamos, nas exposições do teorema e da demonstração, a exigência de pré-requisitos, o encadeamento lógico da demonstração, as motivações elegidas, a presença da noção geométrica, as aplicações e os exercícios propostos. Para esta análise tomamos como base a teoria dos Campos Semânticos (Lins. 1993). Concluímos que o objeto matemático Teorema Fundamental do Cálculo não é exatamente o mesmo para autores diferentes, tanto em sua formulação como em seu tratamento. Concluímos também que os autores supõem um interlocutor pleno que se afasta do interlocutor real, o aluno que precisa aprender.This paper analyzes the Fundamental Theorum of Calculus as it is presented in the most quoted text books in bibliographic references and syllabuses of college calculus courses. We focus on teaching/learning methodology at work in these textbooks. In the analysis of the theorem and of its demonstration, we consider the following related aspects: pre-requisite requirements, logical links of the demonstration, the elected motivations, the presence of the geometric notion, applications, as well as proposed exercises. Such analysis is supported by the theory of Semantic Fields (Lins, 1993). We come to the conclusion that the Fundamental Calculus Theorem as a mathematical object is not exactly the same to different authors, not only exactly the same to different authors, not only in its formulation but also in the way it is treated. We also conclude that the authors, not only in its formulation but also in the way it is treated. We also conclude that the authors assume an ideal "complete interlocutor" that does not match the real interlocutor, i.e., the student who needs to learn.APM - Associação de Professores de Matemática1995-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22674por2183-28380872-3915Cassol, ArmindoAngelo, Claudia LausSad, Lígia ArantesSilva, Maria Regina G. dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:40Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:09.660535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste artigo, apresentamos um exame do tratamento do Teorema Fundamental do Cálculo nos livros mais freqüentemente citados nas bibliografias de programas de cursos de Cálculo, no ensino superior. Nosso interesse está voltado para a metodologia visando ao ensino-aprendizagem. Analisamos, nas exposições do teorema e da demonstração, a exigência de pré-requisitos, o encadeamento lógico da demonstração, as motivações elegidas, a presença da noção geométrica, as aplicações e os exercícios propostos. Para esta análise tomamos como base a teoria dos Campos Semânticos (Lins. 1993). Concluímos que o objeto matemático Teorema Fundamental do Cálculo não é exatamente o mesmo para autores diferentes, tanto em sua formulação como em seu tratamento. Concluímos também que os autores supõem um interlocutor pleno que se afasta do interlocutor real, o aluno que precisa aprender. |
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