Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cristiana Isabel Caseiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/11557
Resumo: Este relatório apresenta-se como reflexo do trabalho desenvolvido aquando da realização do estágio nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. No que respeita ao 1.º ciclo as intervenções foram realizadas numa turma de 1º ano de escolaridade nas quatro áreas curriculares (Português, Estudo do Meio, Matemática e Expressões). Em relação ao 2.º ciclo tive a oportunidade de lecionar as disciplinas de História e Geografia de Portugal e Português a uma turma de 6.º ano de escolaridade e Ciências da Natureza e Matemática a uma turma de 5.º ano. Recorri à aprendizagem cooperativa e à articulação curricular uma vez que se apresentam como elementos fundamentais para que os alunos consigam aprender os conteúdos esperados em cada ano do seu percurso escolar. Procurei fazer uma articulação entre as quatro áreas disciplinares do 1.º ciclo e ao nível do 2.º ciclo entre as disciplinas de História e Geografia de Portugal e Português e Ciências da Natureza e Matemática. Através da articulação e da aprendizagem cooperativa os alunos poderão conseguir aprender de forma mais estruturada permitindo-lhes adquirir aprendizagens para a vida. Tendo por base esta ideia, na realização deste trabalho tive como principal objetivo aplicar os conceitos teóricos aprendidos ao nível da didática durante a formação, de modo a verificar o seu resultado em termos práticos. No 1.º ciclo a articulação curricular teve por base o tema “Inverno”, onde se desenvolveu um trabalho em grande grupo utilizando o método de aprendizagem cooperativa “graffiti cooperativo” de modo a envolver os alunos nas atividades propostas e a fomentar entre eles o espírito de entreajuda bem como a importância de trabalhar em grupo para o resultado final da tarefa. Em relação ao 2.º ciclo segui a mesma metodologia fazendo articulação curricular entre as disciplinas de História e Geografia de Portugal e Português através do tema “A guerra Colonial”, e em ambas as disciplinas proporcionei trabalhos de grupo Jigsaw (Quebra Cabeças ou Puzzle) e Controvérsia académica respetivamente. O mesmo se passou com as disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática, onde foi desenvolvido um trabalho de pesquisa em grupo e a realização de um projeto estatístico tendo como tema “A água”, por forma a proporcionar aos alunos a transferência de conhecimentos, aspeto essencial para a aquisição de aprendizagens mais significativas.
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Procurei fazer uma articulação entre as quatro áreas disciplinares do 1.º ciclo e ao nível do 2.º ciclo entre as disciplinas de História e Geografia de Portugal e Português e Ciências da Natureza e Matemática. Através da articulação e da aprendizagem cooperativa os alunos poderão conseguir aprender de forma mais estruturada permitindo-lhes adquirir aprendizagens para a vida. Tendo por base esta ideia, na realização deste trabalho tive como principal objetivo aplicar os conceitos teóricos aprendidos ao nível da didática durante a formação, de modo a verificar o seu resultado em termos práticos. No 1.º ciclo a articulação curricular teve por base o tema “Inverno”, onde se desenvolveu um trabalho em grande grupo utilizando o método de aprendizagem cooperativa “graffiti cooperativo” de modo a envolver os alunos nas atividades propostas e a fomentar entre eles o espírito de entreajuda bem como a importância de trabalhar em grupo para o resultado final da tarefa. Em relação ao 2.º ciclo segui a mesma metodologia fazendo articulação curricular entre as disciplinas de História e Geografia de Portugal e Português através do tema “A guerra Colonial”, e em ambas as disciplinas proporcionei trabalhos de grupo Jigsaw (Quebra Cabeças ou Puzzle) e Controvérsia académica respetivamente. O mesmo se passou com as disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática, onde foi desenvolvido um trabalho de pesquisa em grupo e a realização de um projeto estatístico tendo como tema “A água”, por forma a proporcionar aos alunos a transferência de conhecimentos, aspeto essencial para a aquisição de aprendizagens mais significativas.This report is a reflection of the work developed while enrolled in the internship for the 1st and 2nd cycles of Basic Education. Regarding the 1st cycle, all interventions took place in a 1st grade class and in the four curricular areas (Portuguese, Environmental Studies, Mathematics and Expressions). Regarding the 2nd cycle, I had the opportunity to teach the subjects of History and Geography of Portugal as well as Portuguese to a 6th grade class, and I also taught Natural Sciences and Mathematics to a 5th grade class. I have chosen the cooperative learning and curricular articulation, as they are perceived as fundamental elements for the students to be able to gather the required curricular contents throughout each school year. I have tried to do a curricular articulation between the four disciplinary areas of the 1st cycle and, regarding the s2nd cycle the subjects of History and Geography of Portugal and Portuguese as well as Natural Sciences and Mathematics. It is through these elements that they will be able to easily articulate and learn in a more structured way, which will allow them to gather knowledge for a lifetime. Bearing these ideas in mind, in the making of this work my main objective was the application of the theoretical concepts learnt through didactics during my training, in order to verify their actual results. In the 1st cycle the curricular articulation was based on the theme "Winter", on which was developed a large group work using the "cooperative graffiti" learning method, so as to involve the students in the proposed activities and help promote the spirit of mutual aid within the group as well as the importance of group work to achieve the final objective of the task. Regarding the 2nd cycle, I followed the same methodology by making the curricular articulation between the subjects of History and Geography of Portugal and Portuguese through the theme "The Colonial War", and, in both subjects, I have provided Jigsaw type group works (riddles or puzzles) and academic controversy respectively. The same is valid for the subjects of Natural Sciences and Mathematics, where it was developed a group research work and a statistical project was made with "The Water" as a theme, so that it would provide the transfer of knowledge to the students, which is an essential part for the acquisition of more significant learning processes.Freire-Ribeiro, IldaBiblioteca Digital do IPBMartins, Cristiana Isabel Caseiro2015-01-14T12:56:22Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/11557TID:201026589porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:27:21Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:07.828866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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