Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Paula Alexandra Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7072
Resumo: A elaboração do atual relatório de estágio contempla a realização de um estágio na Instituição de Solidariedade Social, Infantário de Vila Real, desde o mês de outubro de dois mil e dez ao mês de maio de dois mil e onze. Desta forma, este documento, apresenta algumas considerações gerais no âmbito da caracterização do ambiente educativo, refira-se a descrição do meio, da Instituição, da sala de atividades e do grupo, considera a conceção e o desenvolvimento do currículo, trata-se da apresentação do Projeto Curricular de Grupo e da exposição da atividade educativa, tal como a sua respetiva avaliação, tendo em conta os suportes teóricos que apoiam a prática educativa em contexto pré-escolar, concluindo procura tecer algumas posições críticas relativas ao papel do Educador de Infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na Educação Pré-escolar.
id RCAP_536ad0fbdc1a66e0524e8721e835baec
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7072
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar?Prática pedagógicaEducação pré-escolarEducadores de infânciaAquisição da linguagemA elaboração do atual relatório de estágio contempla a realização de um estágio na Instituição de Solidariedade Social, Infantário de Vila Real, desde o mês de outubro de dois mil e dez ao mês de maio de dois mil e onze. Desta forma, este documento, apresenta algumas considerações gerais no âmbito da caracterização do ambiente educativo, refira-se a descrição do meio, da Instituição, da sala de atividades e do grupo, considera a conceção e o desenvolvimento do currículo, trata-se da apresentação do Projeto Curricular de Grupo e da exposição da atividade educativa, tal como a sua respetiva avaliação, tendo em conta os suportes teóricos que apoiam a prática educativa em contexto pré-escolar, concluindo procura tecer algumas posições críticas relativas ao papel do Educador de Infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na Educação Pré-escolar.The elaboration of the present internship report includes the realization of an internship in a Social and Solidarity Institution, Infantário de Vila Real, since Octobre 2010 until May 2011. So, this document, presents some general considerations in the characterizacion of the educational environment, referring to the descripion of the surroundings, of the Institution, of the activities room and the group, considers the conception and the development of the curriculum, it is the presentation of the Curricular Project Group and the exposer of the educational activity, as their respective evaluation, tanking into account the theoretical supports which support the educational practice in pré-school. Concluding, it looks to make some critical positions conserning the role of the Kindergarden Teacher as a mediator in the process of language acquisition in Pre-school Education.2016-12-13T11:50:25Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7072pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Paula Alexandra Lopesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:13Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:24.638334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar?
title Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar?
spellingShingle Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar?
Fernandes, Paula Alexandra Lopes
Prática pedagógica
Educação pré-escolar
Educadores de infância
Aquisição da linguagem
title_short Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar?
title_full Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar?
title_fullStr Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar?
title_full_unstemmed Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar?
title_sort Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar?
author Fernandes, Paula Alexandra Lopes
author_facet Fernandes, Paula Alexandra Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Paula Alexandra Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Educação pré-escolar
Educadores de infância
Aquisição da linguagem
topic Prática pedagógica
Educação pré-escolar
Educadores de infância
Aquisição da linguagem
description A elaboração do atual relatório de estágio contempla a realização de um estágio na Instituição de Solidariedade Social, Infantário de Vila Real, desde o mês de outubro de dois mil e dez ao mês de maio de dois mil e onze. Desta forma, este documento, apresenta algumas considerações gerais no âmbito da caracterização do ambiente educativo, refira-se a descrição do meio, da Instituição, da sala de atividades e do grupo, considera a conceção e o desenvolvimento do currículo, trata-se da apresentação do Projeto Curricular de Grupo e da exposição da atividade educativa, tal como a sua respetiva avaliação, tendo em conta os suportes teóricos que apoiam a prática educativa em contexto pré-escolar, concluindo procura tecer algumas posições críticas relativas ao papel do Educador de Infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na Educação Pré-escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2016-12-13T11:50:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7072
url http://hdl.handle.net/10348/7072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137140891713536