Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7072 |
Resumo: | A elaboração do atual relatório de estágio contempla a realização de um estágio na Instituição de Solidariedade Social, Infantário de Vila Real, desde o mês de outubro de dois mil e dez ao mês de maio de dois mil e onze. Desta forma, este documento, apresenta algumas considerações gerais no âmbito da caracterização do ambiente educativo, refira-se a descrição do meio, da Instituição, da sala de atividades e do grupo, considera a conceção e o desenvolvimento do currículo, trata-se da apresentação do Projeto Curricular de Grupo e da exposição da atividade educativa, tal como a sua respetiva avaliação, tendo em conta os suportes teóricos que apoiam a prática educativa em contexto pré-escolar, concluindo procura tecer algumas posições críticas relativas ao papel do Educador de Infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na Educação Pré-escolar. |
id |
RCAP_536ad0fbdc1a66e0524e8721e835baec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7072 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar?Prática pedagógicaEducação pré-escolarEducadores de infânciaAquisição da linguagemA elaboração do atual relatório de estágio contempla a realização de um estágio na Instituição de Solidariedade Social, Infantário de Vila Real, desde o mês de outubro de dois mil e dez ao mês de maio de dois mil e onze. Desta forma, este documento, apresenta algumas considerações gerais no âmbito da caracterização do ambiente educativo, refira-se a descrição do meio, da Instituição, da sala de atividades e do grupo, considera a conceção e o desenvolvimento do currículo, trata-se da apresentação do Projeto Curricular de Grupo e da exposição da atividade educativa, tal como a sua respetiva avaliação, tendo em conta os suportes teóricos que apoiam a prática educativa em contexto pré-escolar, concluindo procura tecer algumas posições críticas relativas ao papel do Educador de Infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na Educação Pré-escolar.The elaboration of the present internship report includes the realization of an internship in a Social and Solidarity Institution, Infantário de Vila Real, since Octobre 2010 until May 2011. So, this document, presents some general considerations in the characterizacion of the educational environment, referring to the descripion of the surroundings, of the Institution, of the activities room and the group, considers the conception and the development of the curriculum, it is the presentation of the Curricular Project Group and the exposer of the educational activity, as their respective evaluation, tanking into account the theoretical supports which support the educational practice in pré-school. Concluding, it looks to make some critical positions conserning the role of the Kindergarden Teacher as a mediator in the process of language acquisition in Pre-school Education.2016-12-13T11:50:25Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7072pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Paula Alexandra Lopesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:13Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:24.638334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar? |
title |
Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar? |
spellingShingle |
Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar? Fernandes, Paula Alexandra Lopes Prática pedagógica Educação pré-escolar Educadores de infância Aquisição da linguagem |
title_short |
Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar? |
title_full |
Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar? |
title_fullStr |
Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar? |
title_full_unstemmed |
Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar? |
title_sort |
Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar? |
author |
Fernandes, Paula Alexandra Lopes |
author_facet |
Fernandes, Paula Alexandra Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Paula Alexandra Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Educação pré-escolar Educadores de infância Aquisição da linguagem |
topic |
Prática pedagógica Educação pré-escolar Educadores de infância Aquisição da linguagem |
description |
A elaboração do atual relatório de estágio contempla a realização de um estágio na Instituição de Solidariedade Social, Infantário de Vila Real, desde o mês de outubro de dois mil e dez ao mês de maio de dois mil e onze. Desta forma, este documento, apresenta algumas considerações gerais no âmbito da caracterização do ambiente educativo, refira-se a descrição do meio, da Instituição, da sala de atividades e do grupo, considera a conceção e o desenvolvimento do currículo, trata-se da apresentação do Projeto Curricular de Grupo e da exposição da atividade educativa, tal como a sua respetiva avaliação, tendo em conta os suportes teóricos que apoiam a prática educativa em contexto pré-escolar, concluindo procura tecer algumas posições críticas relativas ao papel do Educador de Infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na Educação Pré-escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2016-12-13T11:50:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7072 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137140891713536 |