Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sara Faria da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2973
Resumo: O presente relatório é produto de uma investigação sobre o papel do educador de infância no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças. Com o objetivo de sermos impulsionadores deste processo, implementamos o projeto numa sala de 1 ano (12/24 meses), numa instituição de caráter privado. Embora a temática em análise já fosse do nosso interesse, o contexto de creche fez com que este aumentasse ainda mais. De modo a atingir os objetivos a que nos propusemos, delineamos uma intervenção educativa, entre Outubro de 2020 e Janeiro de 2021, durante a qual planificamos, dinamizamos e avaliamos em contexto de creche, um conjunto de intervenções que tinham como objetivo principal promover e estimular a comunicação e a linguagem. De facto, acreditamos que o papel do educador de infância é fundamental no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças. E, ao longo deste estudo, demonstraremos que as diferentes intervenções educativas (com recurso a diferentes estratégias), motivam as crianças e, consequentemente, fazem com que se envolvam cada vez mais no processo. Quando são estimulados, demonstram uma vontade cada vez maior de querer comunicar e mais tarde, de falar. Assim sendo, através dos resultados obtidos, e comparando-os com as respostas das entrevistas também realizadas a três educadoras de infância, confirmamos que o papel do educador de infância é absolutamente fulcral.
id RCAP_35c702315b7bcebe6cfc9e4471b7f364
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2973
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de crecheEducação de infância - crecheAquisição e desenvolvimento da linguagem das criançasO presente relatório é produto de uma investigação sobre o papel do educador de infância no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças. Com o objetivo de sermos impulsionadores deste processo, implementamos o projeto numa sala de 1 ano (12/24 meses), numa instituição de caráter privado. Embora a temática em análise já fosse do nosso interesse, o contexto de creche fez com que este aumentasse ainda mais. De modo a atingir os objetivos a que nos propusemos, delineamos uma intervenção educativa, entre Outubro de 2020 e Janeiro de 2021, durante a qual planificamos, dinamizamos e avaliamos em contexto de creche, um conjunto de intervenções que tinham como objetivo principal promover e estimular a comunicação e a linguagem. De facto, acreditamos que o papel do educador de infância é fundamental no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças. E, ao longo deste estudo, demonstraremos que as diferentes intervenções educativas (com recurso a diferentes estratégias), motivam as crianças e, consequentemente, fazem com que se envolvam cada vez mais no processo. Quando são estimulados, demonstram uma vontade cada vez maior de querer comunicar e mais tarde, de falar. Assim sendo, através dos resultados obtidos, e comparando-os com as respostas das entrevistas também realizadas a três educadoras de infância, confirmamos que o papel do educador de infância é absolutamente fulcral.2021-04-26T14:27:14Z2021-04-06T00:00:00Z2021-04-062021-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2973TID:202706907porCosta, Sara Faria dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:22Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:40.650254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche
title Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche
spellingShingle Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche
Costa, Sara Faria da
Educação de infância - creche
Aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças
title_short Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche
title_full Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche
title_fullStr Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche
title_full_unstemmed Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche
title_sort Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche
author Costa, Sara Faria da
author_facet Costa, Sara Faria da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sara Faria da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância - creche
Aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças
topic Educação de infância - creche
Aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças
description O presente relatório é produto de uma investigação sobre o papel do educador de infância no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças. Com o objetivo de sermos impulsionadores deste processo, implementamos o projeto numa sala de 1 ano (12/24 meses), numa instituição de caráter privado. Embora a temática em análise já fosse do nosso interesse, o contexto de creche fez com que este aumentasse ainda mais. De modo a atingir os objetivos a que nos propusemos, delineamos uma intervenção educativa, entre Outubro de 2020 e Janeiro de 2021, durante a qual planificamos, dinamizamos e avaliamos em contexto de creche, um conjunto de intervenções que tinham como objetivo principal promover e estimular a comunicação e a linguagem. De facto, acreditamos que o papel do educador de infância é fundamental no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças. E, ao longo deste estudo, demonstraremos que as diferentes intervenções educativas (com recurso a diferentes estratégias), motivam as crianças e, consequentemente, fazem com que se envolvam cada vez mais no processo. Quando são estimulados, demonstram uma vontade cada vez maior de querer comunicar e mais tarde, de falar. Assim sendo, através dos resultados obtidos, e comparando-os com as respostas das entrevistas também realizadas a três educadoras de infância, confirmamos que o papel do educador de infância é absolutamente fulcral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-26T14:27:14Z
2021-04-06T00:00:00Z
2021-04-06
2021-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2973
TID:202706907
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2973
identifier_str_mv TID:202706907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131632061382656