Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2973 |
Resumo: | O presente relatório é produto de uma investigação sobre o papel do educador de infância no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças. Com o objetivo de sermos impulsionadores deste processo, implementamos o projeto numa sala de 1 ano (12/24 meses), numa instituição de caráter privado. Embora a temática em análise já fosse do nosso interesse, o contexto de creche fez com que este aumentasse ainda mais. De modo a atingir os objetivos a que nos propusemos, delineamos uma intervenção educativa, entre Outubro de 2020 e Janeiro de 2021, durante a qual planificamos, dinamizamos e avaliamos em contexto de creche, um conjunto de intervenções que tinham como objetivo principal promover e estimular a comunicação e a linguagem. De facto, acreditamos que o papel do educador de infância é fundamental no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças. E, ao longo deste estudo, demonstraremos que as diferentes intervenções educativas (com recurso a diferentes estratégias), motivam as crianças e, consequentemente, fazem com que se envolvam cada vez mais no processo. Quando são estimulados, demonstram uma vontade cada vez maior de querer comunicar e mais tarde, de falar. Assim sendo, através dos resultados obtidos, e comparando-os com as respostas das entrevistas também realizadas a três educadoras de infância, confirmamos que o papel do educador de infância é absolutamente fulcral. |
id |
RCAP_35c702315b7bcebe6cfc9e4471b7f364 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2973 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de crecheEducação de infância - crecheAquisição e desenvolvimento da linguagem das criançasO presente relatório é produto de uma investigação sobre o papel do educador de infância no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças. Com o objetivo de sermos impulsionadores deste processo, implementamos o projeto numa sala de 1 ano (12/24 meses), numa instituição de caráter privado. Embora a temática em análise já fosse do nosso interesse, o contexto de creche fez com que este aumentasse ainda mais. De modo a atingir os objetivos a que nos propusemos, delineamos uma intervenção educativa, entre Outubro de 2020 e Janeiro de 2021, durante a qual planificamos, dinamizamos e avaliamos em contexto de creche, um conjunto de intervenções que tinham como objetivo principal promover e estimular a comunicação e a linguagem. De facto, acreditamos que o papel do educador de infância é fundamental no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças. E, ao longo deste estudo, demonstraremos que as diferentes intervenções educativas (com recurso a diferentes estratégias), motivam as crianças e, consequentemente, fazem com que se envolvam cada vez mais no processo. Quando são estimulados, demonstram uma vontade cada vez maior de querer comunicar e mais tarde, de falar. Assim sendo, através dos resultados obtidos, e comparando-os com as respostas das entrevistas também realizadas a três educadoras de infância, confirmamos que o papel do educador de infância é absolutamente fulcral.2021-04-26T14:27:14Z2021-04-06T00:00:00Z2021-04-062021-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2973TID:202706907porCosta, Sara Faria dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:22Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:40.650254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche |
title |
Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche |
spellingShingle |
Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche Costa, Sara Faria da Educação de infância - creche Aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças |
title_short |
Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche |
title_full |
Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche |
title_fullStr |
Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche |
title_full_unstemmed |
Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche |
title_sort |
Da comunicação à expressão oral: O educador de infância como impulsionador da aquisição e desenvolvimento da linguagem em contexto de creche |
author |
Costa, Sara Faria da |
author_facet |
Costa, Sara Faria da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sara Faria da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância - creche Aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças |
topic |
Educação de infância - creche Aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças |
description |
O presente relatório é produto de uma investigação sobre o papel do educador de infância no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças. Com o objetivo de sermos impulsionadores deste processo, implementamos o projeto numa sala de 1 ano (12/24 meses), numa instituição de caráter privado. Embora a temática em análise já fosse do nosso interesse, o contexto de creche fez com que este aumentasse ainda mais. De modo a atingir os objetivos a que nos propusemos, delineamos uma intervenção educativa, entre Outubro de 2020 e Janeiro de 2021, durante a qual planificamos, dinamizamos e avaliamos em contexto de creche, um conjunto de intervenções que tinham como objetivo principal promover e estimular a comunicação e a linguagem. De facto, acreditamos que o papel do educador de infância é fundamental no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças. E, ao longo deste estudo, demonstraremos que as diferentes intervenções educativas (com recurso a diferentes estratégias), motivam as crianças e, consequentemente, fazem com que se envolvam cada vez mais no processo. Quando são estimulados, demonstram uma vontade cada vez maior de querer comunicar e mais tarde, de falar. Assim sendo, através dos resultados obtidos, e comparando-os com as respostas das entrevistas também realizadas a três educadoras de infância, confirmamos que o papel do educador de infância é absolutamente fulcral. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-26T14:27:14Z 2021-04-06T00:00:00Z 2021-04-06 2021-03-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2973 TID:202706907 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2973 |
identifier_str_mv |
TID:202706907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131632061382656 |