Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2132 |
Resumo: | O encontro com as palavras começa desde muito cedo. Podemos dizer que se dá logo à nascença. Pouco a pouco, elas vão-nos sendo ensinadas e vão tomando corpo nas coisas que observamos. Com elas, aprendemos a nomear, a reconhecer, a dar significado a tudo o que nos rodeia, baseados na necessidade que sentimos de apreender, descodificar ou desvendar. Esta aprendizagem começa, portanto, “muito antes da escolarização, quando a criança, ainda pequenina, se vai introduzindo no mundo da linguagem articulada” (Lepecki 1998: 12). É nesta idade que a criança questiona o mundo à sua volta, criando vínculos com a natureza, e que revela uma necessidade mental de sistematizar relações. A criança abre caminhos para uma lógica já complexa, através do diálogo. Mais tarde, a aprendizagem da escrita e da leitura surge no momento em que ela precisa explorar e indagar o mundo exterior. A escola tem um papel imprescindível neste processo. [...] |
id |
RCAP_537a73c5ee5ddf327fa501bc5c8a1094 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2132 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º cicloDesenvolvimento cognitivoPoesiaCriação poéticaEquilíbrio emocionalO encontro com as palavras começa desde muito cedo. Podemos dizer que se dá logo à nascença. Pouco a pouco, elas vão-nos sendo ensinadas e vão tomando corpo nas coisas que observamos. Com elas, aprendemos a nomear, a reconhecer, a dar significado a tudo o que nos rodeia, baseados na necessidade que sentimos de apreender, descodificar ou desvendar. Esta aprendizagem começa, portanto, “muito antes da escolarização, quando a criança, ainda pequenina, se vai introduzindo no mundo da linguagem articulada” (Lepecki 1998: 12). É nesta idade que a criança questiona o mundo à sua volta, criando vínculos com a natureza, e que revela uma necessidade mental de sistematizar relações. A criança abre caminhos para uma lógica já complexa, através do diálogo. Mais tarde, a aprendizagem da escrita e da leitura surge no momento em que ela precisa explorar e indagar o mundo exterior. A escola tem um papel imprescindível neste processo. [...]Vieira, Cristina Maria da CostauBibliorumBonifácio, Célia Maria Gomes2014-07-29T14:33:35Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:50.177818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo |
title |
Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo |
spellingShingle |
Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo Bonifácio, Célia Maria Gomes Desenvolvimento cognitivo Poesia Criação poética Equilíbrio emocional |
title_short |
Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo |
title_full |
Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo |
title_fullStr |
Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo |
title_full_unstemmed |
Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo |
title_sort |
Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo |
author |
Bonifácio, Célia Maria Gomes |
author_facet |
Bonifácio, Célia Maria Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Cristina Maria da Costa uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonifácio, Célia Maria Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento cognitivo Poesia Criação poética Equilíbrio emocional |
topic |
Desenvolvimento cognitivo Poesia Criação poética Equilíbrio emocional |
description |
O encontro com as palavras começa desde muito cedo. Podemos dizer que se dá logo à nascença. Pouco a pouco, elas vão-nos sendo ensinadas e vão tomando corpo nas coisas que observamos. Com elas, aprendemos a nomear, a reconhecer, a dar significado a tudo o que nos rodeia, baseados na necessidade que sentimos de apreender, descodificar ou desvendar. Esta aprendizagem começa, portanto, “muito antes da escolarização, quando a criança, ainda pequenina, se vai introduzindo no mundo da linguagem articulada” (Lepecki 1998: 12). É nesta idade que a criança questiona o mundo à sua volta, criando vínculos com a natureza, e que revela uma necessidade mental de sistematizar relações. A criança abre caminhos para uma lógica já complexa, através do diálogo. Mais tarde, a aprendizagem da escrita e da leitura surge no momento em que ela precisa explorar e indagar o mundo exterior. A escola tem um papel imprescindível neste processo. [...] |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2014-07-29T14:33:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2132 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136336764993536 |