Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonifácio, Célia Maria Gomes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2132
Resumo: O encontro com as palavras começa desde muito cedo. Podemos dizer que se dá logo à nascença. Pouco a pouco, elas vão-nos sendo ensinadas e vão tomando corpo nas coisas que observamos. Com elas, aprendemos a nomear, a reconhecer, a dar significado a tudo o que nos rodeia, baseados na necessidade que sentimos de apreender, descodificar ou desvendar. Esta aprendizagem começa, portanto, “muito antes da escolarização, quando a criança, ainda pequenina, se vai introduzindo no mundo da linguagem articulada” (Lepecki 1998: 12). É nesta idade que a criança questiona o mundo à sua volta, criando vínculos com a natureza, e que revela uma necessidade mental de sistematizar relações. A criança abre caminhos para uma lógica já complexa, através do diálogo. Mais tarde, a aprendizagem da escrita e da leitura surge no momento em que ela precisa explorar e indagar o mundo exterior. A escola tem um papel imprescindível neste processo. [...]
id RCAP_537a73c5ee5ddf327fa501bc5c8a1094
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2132
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º cicloDesenvolvimento cognitivoPoesiaCriação poéticaEquilíbrio emocionalO encontro com as palavras começa desde muito cedo. Podemos dizer que se dá logo à nascença. Pouco a pouco, elas vão-nos sendo ensinadas e vão tomando corpo nas coisas que observamos. Com elas, aprendemos a nomear, a reconhecer, a dar significado a tudo o que nos rodeia, baseados na necessidade que sentimos de apreender, descodificar ou desvendar. Esta aprendizagem começa, portanto, “muito antes da escolarização, quando a criança, ainda pequenina, se vai introduzindo no mundo da linguagem articulada” (Lepecki 1998: 12). É nesta idade que a criança questiona o mundo à sua volta, criando vínculos com a natureza, e que revela uma necessidade mental de sistematizar relações. A criança abre caminhos para uma lógica já complexa, através do diálogo. Mais tarde, a aprendizagem da escrita e da leitura surge no momento em que ela precisa explorar e indagar o mundo exterior. A escola tem um papel imprescindível neste processo. [...]Vieira, Cristina Maria da CostauBibliorumBonifácio, Célia Maria Gomes2014-07-29T14:33:35Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:50.177818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo
title Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo
spellingShingle Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo
Bonifácio, Célia Maria Gomes
Desenvolvimento cognitivo
Poesia
Criação poética
Equilíbrio emocional
title_short Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo
title_full Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo
title_fullStr Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo
title_full_unstemmed Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo
title_sort Espaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclo
author Bonifácio, Célia Maria Gomes
author_facet Bonifácio, Célia Maria Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Cristina Maria da Costa
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonifácio, Célia Maria Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo
Poesia
Criação poética
Equilíbrio emocional
topic Desenvolvimento cognitivo
Poesia
Criação poética
Equilíbrio emocional
description O encontro com as palavras começa desde muito cedo. Podemos dizer que se dá logo à nascença. Pouco a pouco, elas vão-nos sendo ensinadas e vão tomando corpo nas coisas que observamos. Com elas, aprendemos a nomear, a reconhecer, a dar significado a tudo o que nos rodeia, baseados na necessidade que sentimos de apreender, descodificar ou desvendar. Esta aprendizagem começa, portanto, “muito antes da escolarização, quando a criança, ainda pequenina, se vai introduzindo no mundo da linguagem articulada” (Lepecki 1998: 12). É nesta idade que a criança questiona o mundo à sua volta, criando vínculos com a natureza, e que revela uma necessidade mental de sistematizar relações. A criança abre caminhos para uma lógica já complexa, através do diálogo. Mais tarde, a aprendizagem da escrita e da leitura surge no momento em que ela precisa explorar e indagar o mundo exterior. A escola tem um papel imprescindível neste processo. [...]
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2014-07-29T14:33:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2132
url http://hdl.handle.net/10400.6/2132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136336764993536