A utilização do suporte digital PowerPoint na implementação do método das 28 palavras na aprendizagem da leitura por uma aluna com Trissomia 21 : proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Inácio, Cristina, Louro, Maria Paula Ribeiro, Gil, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2634
Resumo: Neste artigo apresenta-se uma proposta de investigação que potencialmente será feito no âmbito de um estudo de caso, de forma a compreender se a utilização de um suporte digital “PowerPoint – Método das 28 palavras”, facilita o processo de aquisição da competência leitora de uma criança com Trissomia 21. Numa primeira fase, será feita uma análise em relação às características dos alunos, a utilidade das TIC no processo ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educativas especiais e, por fim, analisamos as potencialidades e a adequação do método das 28 palavras para a aprendizagem da leitura. Com esta ferramenta digital pretende-se motivar os alunos para a leitura, usando estratégias adaptadas às suas características: mais tempo para a realização das tarefas e realização de actividades lúdicas, com sons e imagens que sejam mais apelativas e motivadoras através de um suporte com caraterísticas multimédia.
id RCAP_537cf1561d28f6dd295ccd67fd829f5e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2634
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização do suporte digital PowerPoint na implementação do método das 28 palavras na aprendizagem da leitura por uma aluna com Trissomia 21 : proposta de intervençãoThe use of PowerPoint digital media in the implementation of 28 words method to learn how to read by a student with trisomy 21 : a proposal for interventionDificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID)Necessidades Educativas Especiais (NEE)“O Método das 28 Palavras”Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Trissomia 21Intellectual and Developmental Difficulties (DID)Educational Special Needs (NEE)“The 28 words method”Information and Communication Technologies (ICT)Trisomy21Neste artigo apresenta-se uma proposta de investigação que potencialmente será feito no âmbito de um estudo de caso, de forma a compreender se a utilização de um suporte digital “PowerPoint – Método das 28 palavras”, facilita o processo de aquisição da competência leitora de uma criança com Trissomia 21. Numa primeira fase, será feita uma análise em relação às características dos alunos, a utilidade das TIC no processo ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educativas especiais e, por fim, analisamos as potencialidades e a adequação do método das 28 palavras para a aprendizagem da leitura. Com esta ferramenta digital pretende-se motivar os alunos para a leitura, usando estratégias adaptadas às suas características: mais tempo para a realização das tarefas e realização de actividades lúdicas, com sons e imagens que sejam mais apelativas e motivadoras através de um suporte com caraterísticas multimédia.Abstract: This paper presents a research proposal that will potentially be done within a case study in order to understand whether the use a PowerPoint – Method of 28 words” digital support, facilitates the acquisition of reading competence of a child with Trisomy 21 initially, an analysis, will be made in relation to the characteristics of the students, the usefulness of ICT in teaching and learning of children with Special Educational Needs process and, finally, we analyze the potential and suitability of the method of 28 words for learning to read. With this digital tool is intended to motivate students to read, using strategies adapted to their characteristics: more time to accomplish the tasks and enjoyable activities with sounds and images that are more appealing and motivating through a medium with features multimedia.Instituto da Educação da Universidade de LisboaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCosta, AnaInácio, CristinaLouro, Maria Paula RibeiroGil, Henrique2014-11-27T15:18:14Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2634porCOSTA, Ana [et al.] (2014) - A utilização do suporte digital PowerPoint na implementação do método das 28 palavras na aprendizagem da leitura por uma aluna com Trissomia 21 : proposta de intervenção. In III Congresso Internacional das TIC na Educação., Lisboa, 14-16 de Novembro - Aprendizagem online : atas. Lisboa. p. 759-768.978-989-8753-07-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-23T01:48:46Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2634Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-23T01:48:46Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do suporte digital PowerPoint na implementação do método das 28 palavras na aprendizagem da leitura por uma aluna com Trissomia 21 : proposta de intervenção
The use of PowerPoint digital media in the implementation of 28 words method to learn how to read by a student with trisomy 21 : a proposal for intervention
title A utilização do suporte digital PowerPoint na implementação do método das 28 palavras na aprendizagem da leitura por uma aluna com Trissomia 21 : proposta de intervenção
spellingShingle A utilização do suporte digital PowerPoint na implementação do método das 28 palavras na aprendizagem da leitura por uma aluna com Trissomia 21 : proposta de intervenção
Costa, Ana
Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID)
Necessidades Educativas Especiais (NEE)
“O Método das 28 Palavras”
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Trissomia 21
Intellectual and Developmental Difficulties (DID)
Educational Special Needs (NEE)
“The 28 words method”
Information and Communication Technologies (ICT)
Trisomy21
title_short A utilização do suporte digital PowerPoint na implementação do método das 28 palavras na aprendizagem da leitura por uma aluna com Trissomia 21 : proposta de intervenção
title_full A utilização do suporte digital PowerPoint na implementação do método das 28 palavras na aprendizagem da leitura por uma aluna com Trissomia 21 : proposta de intervenção
title_fullStr A utilização do suporte digital PowerPoint na implementação do método das 28 palavras na aprendizagem da leitura por uma aluna com Trissomia 21 : proposta de intervenção
title_full_unstemmed A utilização do suporte digital PowerPoint na implementação do método das 28 palavras na aprendizagem da leitura por uma aluna com Trissomia 21 : proposta de intervenção
title_sort A utilização do suporte digital PowerPoint na implementação do método das 28 palavras na aprendizagem da leitura por uma aluna com Trissomia 21 : proposta de intervenção
author Costa, Ana
author_facet Costa, Ana
Inácio, Cristina
Louro, Maria Paula Ribeiro
Gil, Henrique
author_role author
author2 Inácio, Cristina
Louro, Maria Paula Ribeiro
Gil, Henrique
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana
Inácio, Cristina
Louro, Maria Paula Ribeiro
Gil, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID)
Necessidades Educativas Especiais (NEE)
“O Método das 28 Palavras”
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Trissomia 21
Intellectual and Developmental Difficulties (DID)
Educational Special Needs (NEE)
“The 28 words method”
Information and Communication Technologies (ICT)
Trisomy21
topic Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID)
Necessidades Educativas Especiais (NEE)
“O Método das 28 Palavras”
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Trissomia 21
Intellectual and Developmental Difficulties (DID)
Educational Special Needs (NEE)
“The 28 words method”
Information and Communication Technologies (ICT)
Trisomy21
description Neste artigo apresenta-se uma proposta de investigação que potencialmente será feito no âmbito de um estudo de caso, de forma a compreender se a utilização de um suporte digital “PowerPoint – Método das 28 palavras”, facilita o processo de aquisição da competência leitora de uma criança com Trissomia 21. Numa primeira fase, será feita uma análise em relação às características dos alunos, a utilidade das TIC no processo ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educativas especiais e, por fim, analisamos as potencialidades e a adequação do método das 28 palavras para a aprendizagem da leitura. Com esta ferramenta digital pretende-se motivar os alunos para a leitura, usando estratégias adaptadas às suas características: mais tempo para a realização das tarefas e realização de actividades lúdicas, com sons e imagens que sejam mais apelativas e motivadoras através de um suporte com caraterísticas multimédia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-27T15:18:14Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2634
url http://hdl.handle.net/10400.11/2634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv COSTA, Ana [et al.] (2014) - A utilização do suporte digital PowerPoint na implementação do método das 28 palavras na aprendizagem da leitura por uma aluna com Trissomia 21 : proposta de intervenção. In III Congresso Internacional das TIC na Educação., Lisboa, 14-16 de Novembro - Aprendizagem online : atas. Lisboa. p. 759-768.
978-989-8753-07-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto da Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto da Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817542962792366080