Inclusão da criança com NEE no 1º ciclo do ensino básico : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Rita Isabel Gonçalves Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2723
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
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spelling Inclusão da criança com NEE no 1º ciclo do ensino básico : estudo de casoInclusãoCriança com NEEDificuldade Intelectual e DesenvolvimentalInclusionChildren with special needsIntellectual and Developmental DisabilityRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.O acesso à educação em escolas do ensino regular por crianças com NEE tem vindo a ser uma realidade bastante atual. Estas crianças colocam grandes desafios à comunidade escolar que deve arranjar estratégias para incluir estes alunos, e que tenham a hipótese de terem sucesso escolar. O Decreto-lei 3/2008 define os apoios especializados para todos os anos de escolaridade. Com este trabalho pretendemos conhecer como se processa a inclusão de uma criança com NEE no 1º ciclo do ensino básico. São entrevistadas a professora titular de turma e a professora de educação especial onde a criança está incluída. Esta investigação assenta num estudo de caso qualitativo e descritivo, num paradigma naturalista, visto que só recolhemos dados presentes numa realidade existente, mas, não interferimos com essa mesma realidade. A criança com NEE frequenta o 3º ano de escolaridade, tem oito anos, é do género masculino e tem uma NEE de carácter prolongado, com tipificação cognitiva. Esta criança tem um atraso de quatro anos, por isso, a sua idade mental é inferior em quatro anos à idade real. Beneficia das medidas do regime especial do Decreto-Lei 3/2008. A recolha de dados utilizada foi a análise documental, a entrevista semiestruturada, as notas de campo e a observação. Procurou-se caraterizar a criança com NEE através da análise ao processo individual, de recolha de informações junto dos intervenientes mais diretos no seu processo educativo e da entrevista semiestruturada à professora titular de turma e à professora de educação especial. Com base na análise dos resultados pretende-se uma reflexão acerca da inclusão de uma criança com NEE no 1º Ciclo do Ensino Básico.Abstract - The access to education in schools for children with Special Needs has been a social phenomenon in nowadays. These children pose big challenges to the school community that should include strategies to get these students, in order to have the chance to have academic success. The Portuguese Decree - Law 3/2008 defines specialized support for all school years. With this work we intend to learn how to process the inclusion of children with Special Needs in the 1st cycle of basic education. The teacher and the teacher of special education were interviewed, where the child is included. This research is based on a qualitative case study and descriptive, a naturalistic paradigm, since we only collect data present in existing reality, but this does not interfere with this reality. The child with Special Needs attends the 3rd grade and he is eight years old, and he has a long Special Needs status with cognitive classification. This child has a delay of four years, so his mental age is lower in four years to his present age. He benefits from the special measures regime of the Portuguese Decree -Law 3/2008. The data collection used was documentary analysis, semi-structured interviews, field notes and observation. We sought to characterize the child with Special by analyzing the individual process of collecting information from more direct stakeholders in the education process and the holder of semi-structured classroom teacher and to the special education teacher interview. Based on the analysis of the results it is intended to reflect on the inclusion of children with Special Needs in the 1st cycle of basic education.Mesquita, Maria Helena Ferreira de PedroRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCoelho, Rita Isabel Gonçalves Martins2015-02-27T10:23:53Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2723TID:201036665porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:48Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:58.682627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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