Relatório de estágio pedagógico em educação física: Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Rúben Daniel Quintal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2709
Resumo: Este relatório visou a apresentação e descrição de um conjunto de decisões com a devida fundamentação e reflexão, sobre o processo de estágio que ocorreu ano letivo de 2018/2019, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. O Estágio Pedagógico está dividido em 4 macro atividades que estão definidas pelas linhas programáticas fornecidas pelo Departamento de Educação Física e Desporto. Este caracteriza-se por uma fase de constante evolução das capacidades e conhecimentos do professor. A prática letiva decorreu numa turma de 3.º Ciclo, composta por 20 alunos, em que estes experienciaram um conjunto de matérias de ensino previstas pelo Programa Nacional de Educação Física. Ao longo do processo os alunos foram intervencionados com diferentes modelos de ensino, entre eles, o Modelo de Competência nos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão (MCJDCI). Em todo o instante, procuramos que o aluno fosse sempre o centro do processo e que este visse incrementadas as suas capacidades nas variadas dimensões. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistiram na colaboração com o Departamento de EF da escola, assim como, foi dinamizada uma atividade de Canoagem e Stand-up Paddle. Relativamente, às atividades de integração no meio foi constituída por uma atividade de caracterização de turma, que permitiu ao professor recolher e apresentar um conjunto de evidências sobre os alunos, ao conselho de turma. Temos, ainda, a atividade de extensão curricular, que decorreu com base nos processos do MCJDCI, procurando reunir pais, alunos e outros docentes, sobre temáticas ligadas ao jogo, e também aos hábitos de vida saudável. Por fim, temos as atividades de natureza científico-pedagógica, que estiveram interligadas e relacionadas com uma investigação em que se procurou perceber as diferenças entre a aplicação do MCJDCI com a abordagem tática ao jogo (TGfU) durante 20 sessões de aula, em turmas diferentes.
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A prática letiva decorreu numa turma de 3.º Ciclo, composta por 20 alunos, em que estes experienciaram um conjunto de matérias de ensino previstas pelo Programa Nacional de Educação Física. Ao longo do processo os alunos foram intervencionados com diferentes modelos de ensino, entre eles, o Modelo de Competência nos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão (MCJDCI). Em todo o instante, procuramos que o aluno fosse sempre o centro do processo e que este visse incrementadas as suas capacidades nas variadas dimensões. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistiram na colaboração com o Departamento de EF da escola, assim como, foi dinamizada uma atividade de Canoagem e Stand-up Paddle. Relativamente, às atividades de integração no meio foi constituída por uma atividade de caracterização de turma, que permitiu ao professor recolher e apresentar um conjunto de evidências sobre os alunos, ao conselho de turma. Temos, ainda, a atividade de extensão curricular, que decorreu com base nos processos do MCJDCI, procurando reunir pais, alunos e outros docentes, sobre temáticas ligadas ao jogo, e também aos hábitos de vida saudável. Por fim, temos as atividades de natureza científico-pedagógica, que estiveram interligadas e relacionadas com uma investigação em que se procurou perceber as diferenças entre a aplicação do MCJDCI com a abordagem tática ao jogo (TGfU) durante 20 sessões de aula, em turmas diferentes.This report aimed the presentation and description of a set of justified and reflected decisions about the internship process, which occurred in the academic year of 2018/2019 at the 2nd and 3rd Cycles School of Dr. Eduardo Brazão de Castro. The Pedagogical Internship is divided in 4 macro activities which are established in the programmatic orientations given by the Physical Education Department. This stage is characterised by the teacher’s constant capacity and knowledge evolution. The teaching practice occurred in a 3rd Cycle class, composed by 20 students, which experienced a set of specific subjects defined by the National Physical Education Program. Throughout the process it was used different instructional models, amongst them, the Competence Model in Collective Invasion Games (MCJDCI). In every moment, we tried that the student was in the centre of the teaching-learning process, and see their capacities incremented in all dimensions. The scholar community intervention activities consisted on the collaboration with the school’s EF Department, as well as it was promoted a Canoeing and Stand-up Paddle activity. In relation to the environment integration activities it was composed by a class characterisation, that permitted the teacher to gather and present a series of evidences about the students, to the class council. We have also the curricular extension activity that occurred based on the MCJDCI processes, trying to bring together parents, students and other teachers, to talk, not only about the invasion games topic, but also healthy ways of life. Finally, we have the scientific-pedagogical nature activities that were interconnect and where related with an investigation that tried to figure the differences between the application of the MCJDCI with the Teaching Games for Understanding, during 20 sessions in different classes.Gouveia, Élvio Rúbio QuintalDigitUMaFreitas, Rúben Daniel Quintal2020-01-29T15:42:17Z2019-12-19T00:00:00Z2019-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2709202375102porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:33Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:29.649199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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