Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1870 |
Resumo: | O Estágio Pedagógico (EP) surge como etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, possibilitando aos professores estagiários a aplicação em contexto real dos conhecimentos e competências adquiridas ao longo do percurso académico. O presente relatório pretende descrever e refletir as tarefas/atividades desenvolvidas ao longo do EP, nomeadamente, i) a prática letiva; ii) as atividades de intervenção na comunidade escolar; iii) as atividades de integração no meio, e; iv) as atividades de natureza cientifico-pedagógica. O EP foi realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro durante o ano letivo 2015/16. O Núcleo de Estágio foi constituído por um Professor Estagiário, por dois Professores Cooperantes da Escola e o Orientador Cientifico designado pela Universidade da Madeira. A prática letiva compreendeu a gestão do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 7º ano de escolaridade, tendo ficado marcada positivamente pela utilização de um modelo de ensino inovador na abordagem da matéria de Ginástica, i.e., o Modelo de Educação Desportiva. A atividade de intervenção na comunidade escolar deu continuidade às Olimpíadas Brazão de Castro, sendo esta a 5ª edição de um projeto lançado em 2011/12 pelo Núcleo de Estágio da Escola, tendo como mote principal a utilização de jogos tradicionais como meio de fomento da interação entre as diversas equipas e agentes educativos. As atividades de integração no meio, abarcaram duas tarefas/atividades, a caracterização da turma e a ação de extensão curricular. A primeira teve como objetivos dar a conhecer as características da turma/alunos ao concelho de turma, e a segunda, criar uma oportunidade de fortalecimento de laços entre professores, alunos e pais/encarregados de educação. Por último, as atividades de natureza cientifico-pedagógica, tiveram como objetivo a fundamentação e estudo da aplicação do Modelo de Educação Desportiva numa unidade didática de Ginástica, e o seu contributo para a motivação dos alunos. O EP representou uma etapa fundamental para o desenvolvimento e formação inicial como docente, tendo permitido a aquisição de importantes competências pedagógicas em contexto real. |
id |
RCAP_9106d4b180c281efdbd26c1442778f7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1870 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroEstágio pedagógicoEducação físicaEscolaProcesso de ensino-aprendizagemModelo de educação desportivaPedagogical trainingPhysical educationSchoolTeaching-learning processSport education modelEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO Estágio Pedagógico (EP) surge como etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, possibilitando aos professores estagiários a aplicação em contexto real dos conhecimentos e competências adquiridas ao longo do percurso académico. O presente relatório pretende descrever e refletir as tarefas/atividades desenvolvidas ao longo do EP, nomeadamente, i) a prática letiva; ii) as atividades de intervenção na comunidade escolar; iii) as atividades de integração no meio, e; iv) as atividades de natureza cientifico-pedagógica. O EP foi realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro durante o ano letivo 2015/16. O Núcleo de Estágio foi constituído por um Professor Estagiário, por dois Professores Cooperantes da Escola e o Orientador Cientifico designado pela Universidade da Madeira. A prática letiva compreendeu a gestão do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 7º ano de escolaridade, tendo ficado marcada positivamente pela utilização de um modelo de ensino inovador na abordagem da matéria de Ginástica, i.e., o Modelo de Educação Desportiva. A atividade de intervenção na comunidade escolar deu continuidade às Olimpíadas Brazão de Castro, sendo esta a 5ª edição de um projeto lançado em 2011/12 pelo Núcleo de Estágio da Escola, tendo como mote principal a utilização de jogos tradicionais como meio de fomento da interação entre as diversas equipas e agentes educativos. As atividades de integração no meio, abarcaram duas tarefas/atividades, a caracterização da turma e a ação de extensão curricular. A primeira teve como objetivos dar a conhecer as características da turma/alunos ao concelho de turma, e a segunda, criar uma oportunidade de fortalecimento de laços entre professores, alunos e pais/encarregados de educação. Por último, as atividades de natureza cientifico-pedagógica, tiveram como objetivo a fundamentação e estudo da aplicação do Modelo de Educação Desportiva numa unidade didática de Ginástica, e o seu contributo para a motivação dos alunos. O EP representou uma etapa fundamental para o desenvolvimento e formação inicial como docente, tendo permitido a aquisição de importantes competências pedagógicas em contexto real.The Pedagogical Training (PT) emerges as the final stage of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Elementary and Secondary School, allowing the trainee teachers to apply in real context the knowledge and skills acquired throughout the academic course. This report intends to describe and reflect the tasks/activities developed during the PT, namely, i) the teaching practice; ii) intervention activities in school community; iii) environment integration activities, and; iv) activities of a scientificpedagogical nature. The PT was held at Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro during the academic year 2015/16. The internship group consisted in a Trainee Professor, two Cooperating Professors from the School and the Scientific Leader named by the University of Madeira. The teaching practice embraced the management of the teaching-learning process of a group attending 7th year of schooling, and was positively well-marked by the use of an innovative teaching approach model in the subject of Gymnastics, i.e., the Sport Education Model. The intervention activity in the school community continued the Olympics Brazão de Castro, with this being the 5th edition of a project launched in 2011/12 by the internship group of the school's, with the main motto being the use of traditional games as a means of fomenting interaction between the different teams and educational agents. Environment integration activities, took in two tasks/activities, the class characterization and curricular extension action. As main goals, the first one had to show the class/students characteristics to the class council, and the second, to create an opportunity to strengthen ties between teachers, students and parents/guardians. Finally, the activities of a scientific-pedagogical nature, had as goals the substantiation and application study of the Sport Education Model in a didactic unit of Gymnastics, and its contribution to the motivation of the students. The PT represented a fundamental stage for the development and initial formation as a teacher, allowing the acquisition of important pedagogical skills in a real context.Gouveia, Élvio Rúbio QuintalOliveira, Ricardo Cândido Morais deDigitUMaDelgado, Marcelo Lima2018-03-23T15:44:50Z2017-04-10T00:00:00Z2017-04-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1870201832844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:36Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:38.216953Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
title |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro Delgado, Marcelo Lima Estágio pedagógico Educação física Escola Processo de ensino-aprendizagem Modelo de educação desportiva Pedagogical training Physical education School Teaching-learning process Sport education model Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
author |
Delgado, Marcelo Lima |
author_facet |
Delgado, Marcelo Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gouveia, Élvio Rúbio Quintal Oliveira, Ricardo Cândido Morais de DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delgado, Marcelo Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Educação física Escola Processo de ensino-aprendizagem Modelo de educação desportiva Pedagogical training Physical education School Teaching-learning process Sport education model Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Estágio pedagógico Educação física Escola Processo de ensino-aprendizagem Modelo de educação desportiva Pedagogical training Physical education School Teaching-learning process Sport education model Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
O Estágio Pedagógico (EP) surge como etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, possibilitando aos professores estagiários a aplicação em contexto real dos conhecimentos e competências adquiridas ao longo do percurso académico. O presente relatório pretende descrever e refletir as tarefas/atividades desenvolvidas ao longo do EP, nomeadamente, i) a prática letiva; ii) as atividades de intervenção na comunidade escolar; iii) as atividades de integração no meio, e; iv) as atividades de natureza cientifico-pedagógica. O EP foi realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro durante o ano letivo 2015/16. O Núcleo de Estágio foi constituído por um Professor Estagiário, por dois Professores Cooperantes da Escola e o Orientador Cientifico designado pela Universidade da Madeira. A prática letiva compreendeu a gestão do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 7º ano de escolaridade, tendo ficado marcada positivamente pela utilização de um modelo de ensino inovador na abordagem da matéria de Ginástica, i.e., o Modelo de Educação Desportiva. A atividade de intervenção na comunidade escolar deu continuidade às Olimpíadas Brazão de Castro, sendo esta a 5ª edição de um projeto lançado em 2011/12 pelo Núcleo de Estágio da Escola, tendo como mote principal a utilização de jogos tradicionais como meio de fomento da interação entre as diversas equipas e agentes educativos. As atividades de integração no meio, abarcaram duas tarefas/atividades, a caracterização da turma e a ação de extensão curricular. A primeira teve como objetivos dar a conhecer as características da turma/alunos ao concelho de turma, e a segunda, criar uma oportunidade de fortalecimento de laços entre professores, alunos e pais/encarregados de educação. Por último, as atividades de natureza cientifico-pedagógica, tiveram como objetivo a fundamentação e estudo da aplicação do Modelo de Educação Desportiva numa unidade didática de Ginástica, e o seu contributo para a motivação dos alunos. O EP representou uma etapa fundamental para o desenvolvimento e formação inicial como docente, tendo permitido a aquisição de importantes competências pedagógicas em contexto real. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-10T00:00:00Z 2017-04-10T00:00:00Z 2018-03-23T15:44:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1870 201832844 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1870 |
identifier_str_mv |
201832844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129916394962944 |