Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Marcelo Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1870
Resumo: O Estágio Pedagógico (EP) surge como etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, possibilitando aos professores estagiários a aplicação em contexto real dos conhecimentos e competências adquiridas ao longo do percurso académico. O presente relatório pretende descrever e refletir as tarefas/atividades desenvolvidas ao longo do EP, nomeadamente, i) a prática letiva; ii) as atividades de intervenção na comunidade escolar; iii) as atividades de integração no meio, e; iv) as atividades de natureza cientifico-pedagógica. O EP foi realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro durante o ano letivo 2015/16. O Núcleo de Estágio foi constituído por um Professor Estagiário, por dois Professores Cooperantes da Escola e o Orientador Cientifico designado pela Universidade da Madeira. A prática letiva compreendeu a gestão do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 7º ano de escolaridade, tendo ficado marcada positivamente pela utilização de um modelo de ensino inovador na abordagem da matéria de Ginástica, i.e., o Modelo de Educação Desportiva. A atividade de intervenção na comunidade escolar deu continuidade às Olimpíadas Brazão de Castro, sendo esta a 5ª edição de um projeto lançado em 2011/12 pelo Núcleo de Estágio da Escola, tendo como mote principal a utilização de jogos tradicionais como meio de fomento da interação entre as diversas equipas e agentes educativos. As atividades de integração no meio, abarcaram duas tarefas/atividades, a caracterização da turma e a ação de extensão curricular. A primeira teve como objetivos dar a conhecer as características da turma/alunos ao concelho de turma, e a segunda, criar uma oportunidade de fortalecimento de laços entre professores, alunos e pais/encarregados de educação. Por último, as atividades de natureza cientifico-pedagógica, tiveram como objetivo a fundamentação e estudo da aplicação do Modelo de Educação Desportiva numa unidade didática de Ginástica, e o seu contributo para a motivação dos alunos. O EP representou uma etapa fundamental para o desenvolvimento e formação inicial como docente, tendo permitido a aquisição de importantes competências pedagógicas em contexto real.
id RCAP_9106d4b180c281efdbd26c1442778f7e
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1870
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroEstágio pedagógicoEducação físicaEscolaProcesso de ensino-aprendizagemModelo de educação desportivaPedagogical trainingPhysical educationSchoolTeaching-learning processSport education modelEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO Estágio Pedagógico (EP) surge como etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, possibilitando aos professores estagiários a aplicação em contexto real dos conhecimentos e competências adquiridas ao longo do percurso académico. O presente relatório pretende descrever e refletir as tarefas/atividades desenvolvidas ao longo do EP, nomeadamente, i) a prática letiva; ii) as atividades de intervenção na comunidade escolar; iii) as atividades de integração no meio, e; iv) as atividades de natureza cientifico-pedagógica. O EP foi realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro durante o ano letivo 2015/16. O Núcleo de Estágio foi constituído por um Professor Estagiário, por dois Professores Cooperantes da Escola e o Orientador Cientifico designado pela Universidade da Madeira. A prática letiva compreendeu a gestão do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 7º ano de escolaridade, tendo ficado marcada positivamente pela utilização de um modelo de ensino inovador na abordagem da matéria de Ginástica, i.e., o Modelo de Educação Desportiva. A atividade de intervenção na comunidade escolar deu continuidade às Olimpíadas Brazão de Castro, sendo esta a 5ª edição de um projeto lançado em 2011/12 pelo Núcleo de Estágio da Escola, tendo como mote principal a utilização de jogos tradicionais como meio de fomento da interação entre as diversas equipas e agentes educativos. As atividades de integração no meio, abarcaram duas tarefas/atividades, a caracterização da turma e a ação de extensão curricular. A primeira teve como objetivos dar a conhecer as características da turma/alunos ao concelho de turma, e a segunda, criar uma oportunidade de fortalecimento de laços entre professores, alunos e pais/encarregados de educação. Por último, as atividades de natureza cientifico-pedagógica, tiveram como objetivo a fundamentação e estudo da aplicação do Modelo de Educação Desportiva numa unidade didática de Ginástica, e o seu contributo para a motivação dos alunos. O EP representou uma etapa fundamental para o desenvolvimento e formação inicial como docente, tendo permitido a aquisição de importantes competências pedagógicas em contexto real.The Pedagogical Training (PT) emerges as the final stage of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Elementary and Secondary School, allowing the trainee teachers to apply in real context the knowledge and skills acquired throughout the academic course. This report intends to describe and reflect the tasks/activities developed during the PT, namely, i) the teaching practice; ii) intervention activities in school community; iii) environment integration activities, and; iv) activities of a scientificpedagogical nature. The PT was held at Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro during the academic year 2015/16. The internship group consisted in a Trainee Professor, two Cooperating Professors from the School and the Scientific Leader named by the University of Madeira. The teaching practice embraced the management of the teaching-learning process of a group attending 7th year of schooling, and was positively well-marked by the use of an innovative teaching approach model in the subject of Gymnastics, i.e., the Sport Education Model. The intervention activity in the school community continued the Olympics Brazão de Castro, with this being the 5th edition of a project launched in 2011/12 by the internship group of the school's, with the main motto being the use of traditional games as a means of fomenting interaction between the different teams and educational agents. Environment integration activities, took in two tasks/activities, the class characterization and curricular extension action. As main goals, the first one had to show the class/students characteristics to the class council, and the second, to create an opportunity to strengthen ties between teachers, students and parents/guardians. Finally, the activities of a scientific-pedagogical nature, had as goals the substantiation and application study of the Sport Education Model in a didactic unit of Gymnastics, and its contribution to the motivation of the students. The PT represented a fundamental stage for the development and initial formation as a teacher, allowing the acquisition of important pedagogical skills in a real context.Gouveia, Élvio Rúbio QuintalOliveira, Ricardo Cândido Morais deDigitUMaDelgado, Marcelo Lima2018-03-23T15:44:50Z2017-04-10T00:00:00Z2017-04-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1870201832844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:36Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:38.216953Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Delgado, Marcelo Lima
Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Processo de ensino-aprendizagem
Modelo de educação desportiva
Pedagogical training
Physical education
School
Teaching-learning process
Sport education model
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_sort Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
author Delgado, Marcelo Lima
author_facet Delgado, Marcelo Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Élvio Rúbio Quintal
Oliveira, Ricardo Cândido Morais de
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado, Marcelo Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Processo de ensino-aprendizagem
Modelo de educação desportiva
Pedagogical training
Physical education
School
Teaching-learning process
Sport education model
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Processo de ensino-aprendizagem
Modelo de educação desportiva
Pedagogical training
Physical education
School
Teaching-learning process
Sport education model
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O Estágio Pedagógico (EP) surge como etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, possibilitando aos professores estagiários a aplicação em contexto real dos conhecimentos e competências adquiridas ao longo do percurso académico. O presente relatório pretende descrever e refletir as tarefas/atividades desenvolvidas ao longo do EP, nomeadamente, i) a prática letiva; ii) as atividades de intervenção na comunidade escolar; iii) as atividades de integração no meio, e; iv) as atividades de natureza cientifico-pedagógica. O EP foi realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro durante o ano letivo 2015/16. O Núcleo de Estágio foi constituído por um Professor Estagiário, por dois Professores Cooperantes da Escola e o Orientador Cientifico designado pela Universidade da Madeira. A prática letiva compreendeu a gestão do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 7º ano de escolaridade, tendo ficado marcada positivamente pela utilização de um modelo de ensino inovador na abordagem da matéria de Ginástica, i.e., o Modelo de Educação Desportiva. A atividade de intervenção na comunidade escolar deu continuidade às Olimpíadas Brazão de Castro, sendo esta a 5ª edição de um projeto lançado em 2011/12 pelo Núcleo de Estágio da Escola, tendo como mote principal a utilização de jogos tradicionais como meio de fomento da interação entre as diversas equipas e agentes educativos. As atividades de integração no meio, abarcaram duas tarefas/atividades, a caracterização da turma e a ação de extensão curricular. A primeira teve como objetivos dar a conhecer as características da turma/alunos ao concelho de turma, e a segunda, criar uma oportunidade de fortalecimento de laços entre professores, alunos e pais/encarregados de educação. Por último, as atividades de natureza cientifico-pedagógica, tiveram como objetivo a fundamentação e estudo da aplicação do Modelo de Educação Desportiva numa unidade didática de Ginástica, e o seu contributo para a motivação dos alunos. O EP representou uma etapa fundamental para o desenvolvimento e formação inicial como docente, tendo permitido a aquisição de importantes competências pedagógicas em contexto real.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-10T00:00:00Z
2017-04-10T00:00:00Z
2018-03-23T15:44:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1870
201832844
url http://hdl.handle.net/10400.13/1870
identifier_str_mv 201832844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129916394962944