Inteligência económica: modelos empresariais e estatais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amora, Catarina de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4704
Resumo: Tendo por base que o conhecimento é o activo estratégico para o crescimento e sobrevivência das empresas, tendo levado ao desenvolvimento de métodos e práticas de gestão que permitam a optimização da sua utilização, pretendo fazer um levantamento das estruturas de gestão de informação criadas e dos objectivos e meios utilizados em empresas nacionais e no Estado. Vários mecanismos têm vindo a ser postos em prática, com o objectivo de recolha, tratamento e difusão de informação, de modo a sustentar a tomada de decisão, acompanhar a evolução do mercado e procura de novos produtos e serviços, sendo exemplo disso o desenvolvimento e a criação de modelos de inteligência económica. Com base na definição do seu conceito, levantamento das diferentes etapas e processo de actuação, pretendo evidenciar os objectivos estratégicos deste mecanismo, numa perspectiva de resposta e reforço competitivo das empresas. Utilizando as fichas de informação produzidas pela AICEP Portugal Global, E.P.E., Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, doravante AICEP, proponho verificar qual a estrutura de informação utilizada, os critérios de escolha, o modelo estratégico, os meios e os objectivos pretendidos. Com base na actividade e investimento que têm sido dados a esta área, pretendo, através de exemplos, verificar a aplicabilidade destas ferramentas, resultados alcançados e perspectivas de desenvolvimento.
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