DESIGN E DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSOLA ARCADE PARA USO DOMÉSTICO FAMILIAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Tiago Henrique Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2636
Resumo: Num contexto referencial ao tema, este projeto oferecerá uma alternativa viável para a cultura dos videojogos, alterando a tradicional interface de controlos e a aparência das máquinas clássicas. Em essência, o projeto é uma investigação aplicada à prática, informação advinda pela pesquisa e será um projeto para promover a mudança. O projeto explorará interfaces que se complementam à eficiência otimizada e à facilidade de uso de consolas retro para um ambiente doméstico. Uma máquina arcade de jogos retro é uma consola capaz de recriar os jogos clássicos de décadas passadas que eram encontradas nos salões de jogos, as arcadas. Local onde se pode jogar vários jogos de níveis curtos e rápidos, o estilo de jogo arcade. Em alguns aspetos, o projeto é uma instância de rebelião contra o status quo como uma afirmação de liberdade, autoexpressão e igualdade. Estruturas de autoridade e interesses comerciais dominam e ditam a sociedade, incluindo a grande indústria dos videojogos. As interfaces físicas tiveram uma longa história nos videojogos, especialmente nas consolas mecânicas e nas máquinas digitais de arcade, antes do final da década de 90. Avanços relativamente recentes em tecnologia, permitiram ao consumidor comum ter a possibilidade de montar a sua própria consola, mas com soluções algo limitadas. As técnicas que serão utilizadas na execução deste projeto irão ser centradas no desenvolvimento de protótipos de trabalho, num método baseado na prática e enquadrado nas linhas atuais do design de interiores. O objetivo primordial será o desenvolvimento de uma consola arcade de jogos retro, mas passível de ser colocada num ambiente doméstico contemporâneo. Em suma, esta abordagem espera-se que permitirá contribuir para uma ideologia inovadora no mercado propondo um produto aceite pela cultura e pelo setor dos videojogos.
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