Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Ana Paula
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Morais, Maria de Fátima, Primi, Ricardo, Miguel, Fabiano Koich
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32341
Resumo: Esta pesquisa objetivou estudar as competências criativas no contexto educativo. Foram avaliados 193 alunos de escolas secundárias de Portugal, em relação a: mesmo ano de escolaridade e áreas curriculares diferentes (Artes Visuais - AV; Ciências e Tecnologias - CT); mesma área curricular e anos de escolaridade diferentes (10º e 12º); relacionamento entre aproveitamento escolar e competências criativas nos diferentes anos e áreas. Foram aplicados o Torrance Tests of Creative Thinking e o Teste de Criação de Metáforas. Diferenças significativas foram constatadas, com superioridade para o 12º ano e AV. Tomando a área curricular, encontraram-se correlações significativas entre sucesso escolar e desempenho em metáforas e fluência, particularmente em CT. Os resultados sugerem participação da escola no desenvolvimento da criatividade nos alunos e sua valorização acadêmica. Porém, alguns questionamentos foram levantados na relação da criatividade com o desempenho escolar.
id RCAP_53936e573d476da7cb2bfa51a40a1bab
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32341
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologiasmetáforaspensamento divergentedesempenhocreativityschoolingmetaphor creationpsychological assessmentcreatividadescolaridadcreación de metáforasevaluación psicológicaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta pesquisa objetivou estudar as competências criativas no contexto educativo. Foram avaliados 193 alunos de escolas secundárias de Portugal, em relação a: mesmo ano de escolaridade e áreas curriculares diferentes (Artes Visuais - AV; Ciências e Tecnologias - CT); mesma área curricular e anos de escolaridade diferentes (10º e 12º); relacionamento entre aproveitamento escolar e competências criativas nos diferentes anos e áreas. Foram aplicados o Torrance Tests of Creative Thinking e o Teste de Criação de Metáforas. Diferenças significativas foram constatadas, com superioridade para o 12º ano e AV. Tomando a área curricular, encontraram-se correlações significativas entre sucesso escolar e desempenho em metáforas e fluência, particularmente em CT. Os resultados sugerem participação da escola no desenvolvimento da criatividade nos alunos e sua valorização acadêmica. Porém, alguns questionamentos foram levantados na relação da criatividade com o desempenho escolar.This research aimed to study creative skills in educational context. We evaluated 193 high school students from Portugal in relation to: same grade and different curriculum areas (Visual Arts – VA; Science and Technology – ST); same curriculum area and different grade (10 and 12); relationship between school performance and creative skills in different years and areas. Assessment was performed with Torrance Tests of Creative Thinking and Test of Metaphors Creation. We found significant differences, with superiority to 12th year and VA. Taking the curricular area, we found significant correlations between academic success and performance in metaphors and fluency, particularly in ST. The results suggest involvement of the school in developing creativity in students and their academic value. However, some questions were raised in relation to the creativity and school performance.Esta investigación tuvo como objetivo estudiar la capacidad creativa en el contexto educativo. Se evaluaron 193 estudiantes de secundaria de Portugal en relación con: mismas áreas y diferentes planes de estudio de grado (Artes Visuales – AV; Ciencias y Tecnología – CT); misma área curricular y diferente grado (10º y 12º); la relación entre el rendimiento escolar y las habilidades creativas en diferentes años y áreas. Se realizaran las Pruebas de Torrance de Pensamiento Creativo y Prueba de Creación de Metáforas. Se encontraron diferencias significativas, con superioridad de 12º año y AV. Tomando el área curricular, se encontró una correlación significativa entre el éxito académico y el desempeño en metáforas y fluidez, sobretodo en CT. Los resultados sugieren la participación de la escuela en el desarrollo de la creatividad en los estudiantes y su valor académico. Sin embargo, algunas cuestiones se suscitaron en relación con la creatividad y el rendimiento escolar.Universidade do MinhoDavid, Ana PaulaMorais, Maria de FátimaPrimi, RicardoMiguel, Fabiano Koich20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32341porDavid, A. P., Morais, M. F., Primi, R., &Miguel, F. K. (2014). Metáforas e pensamento divergente : Relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologias. Avaliação Psicológica, 13 (2), 147-1562175-3431http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v13n2/v13n2a02.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:38.643037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias
title Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias
spellingShingle Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias
David, Ana Paula
metáforas
pensamento divergente
desempenho
creativity
schooling
metaphor creation
psychological assessment
creatividad
escolaridad
creación de metáforas
evaluación psicológica
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias
title_full Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias
title_fullStr Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias
title_full_unstemmed Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias
title_sort Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias
author David, Ana Paula
author_facet David, Ana Paula
Morais, Maria de Fátima
Primi, Ricardo
Miguel, Fabiano Koich
author_role author
author2 Morais, Maria de Fátima
Primi, Ricardo
Miguel, Fabiano Koich
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Ana Paula
Morais, Maria de Fátima
Primi, Ricardo
Miguel, Fabiano Koich
dc.subject.por.fl_str_mv metáforas
pensamento divergente
desempenho
creativity
schooling
metaphor creation
psychological assessment
creatividad
escolaridad
creación de metáforas
evaluación psicológica
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic metáforas
pensamento divergente
desempenho
creativity
schooling
metaphor creation
psychological assessment
creatividad
escolaridad
creación de metáforas
evaluación psicológica
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Esta pesquisa objetivou estudar as competências criativas no contexto educativo. Foram avaliados 193 alunos de escolas secundárias de Portugal, em relação a: mesmo ano de escolaridade e áreas curriculares diferentes (Artes Visuais - AV; Ciências e Tecnologias - CT); mesma área curricular e anos de escolaridade diferentes (10º e 12º); relacionamento entre aproveitamento escolar e competências criativas nos diferentes anos e áreas. Foram aplicados o Torrance Tests of Creative Thinking e o Teste de Criação de Metáforas. Diferenças significativas foram constatadas, com superioridade para o 12º ano e AV. Tomando a área curricular, encontraram-se correlações significativas entre sucesso escolar e desempenho em metáforas e fluência, particularmente em CT. Os resultados sugerem participação da escola no desenvolvimento da criatividade nos alunos e sua valorização acadêmica. Porém, alguns questionamentos foram levantados na relação da criatividade com o desempenho escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/32341
url http://hdl.handle.net/1822/32341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv David, A. P., Morais, M. F., Primi, R., &Miguel, F. K. (2014). Metáforas e pensamento divergente : Relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologias. Avaliação Psicológica, 13 (2), 147-156
2175-3431
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v13n2/v13n2a02.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132496126803968