Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/32341 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou estudar as competências criativas no contexto educativo. Foram avaliados 193 alunos de escolas secundárias de Portugal, em relação a: mesmo ano de escolaridade e áreas curriculares diferentes (Artes Visuais - AV; Ciências e Tecnologias - CT); mesma área curricular e anos de escolaridade diferentes (10º e 12º); relacionamento entre aproveitamento escolar e competências criativas nos diferentes anos e áreas. Foram aplicados o Torrance Tests of Creative Thinking e o Teste de Criação de Metáforas. Diferenças significativas foram constatadas, com superioridade para o 12º ano e AV. Tomando a área curricular, encontraram-se correlações significativas entre sucesso escolar e desempenho em metáforas e fluência, particularmente em CT. Os resultados sugerem participação da escola no desenvolvimento da criatividade nos alunos e sua valorização acadêmica. Porém, alguns questionamentos foram levantados na relação da criatividade com o desempenho escolar. |
id |
RCAP_53936e573d476da7cb2bfa51a40a1bab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32341 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologiasmetáforaspensamento divergentedesempenhocreativityschoolingmetaphor creationpsychological assessmentcreatividadescolaridadcreación de metáforasevaluación psicológicaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta pesquisa objetivou estudar as competências criativas no contexto educativo. Foram avaliados 193 alunos de escolas secundárias de Portugal, em relação a: mesmo ano de escolaridade e áreas curriculares diferentes (Artes Visuais - AV; Ciências e Tecnologias - CT); mesma área curricular e anos de escolaridade diferentes (10º e 12º); relacionamento entre aproveitamento escolar e competências criativas nos diferentes anos e áreas. Foram aplicados o Torrance Tests of Creative Thinking e o Teste de Criação de Metáforas. Diferenças significativas foram constatadas, com superioridade para o 12º ano e AV. Tomando a área curricular, encontraram-se correlações significativas entre sucesso escolar e desempenho em metáforas e fluência, particularmente em CT. Os resultados sugerem participação da escola no desenvolvimento da criatividade nos alunos e sua valorização acadêmica. Porém, alguns questionamentos foram levantados na relação da criatividade com o desempenho escolar.This research aimed to study creative skills in educational context. We evaluated 193 high school students from Portugal in relation to: same grade and different curriculum areas (Visual Arts – VA; Science and Technology – ST); same curriculum area and different grade (10 and 12); relationship between school performance and creative skills in different years and areas. Assessment was performed with Torrance Tests of Creative Thinking and Test of Metaphors Creation. We found significant differences, with superiority to 12th year and VA. Taking the curricular area, we found significant correlations between academic success and performance in metaphors and fluency, particularly in ST. The results suggest involvement of the school in developing creativity in students and their academic value. However, some questions were raised in relation to the creativity and school performance.Esta investigación tuvo como objetivo estudiar la capacidad creativa en el contexto educativo. Se evaluaron 193 estudiantes de secundaria de Portugal en relación con: mismas áreas y diferentes planes de estudio de grado (Artes Visuales – AV; Ciencias y Tecnología – CT); misma área curricular y diferente grado (10º y 12º); la relación entre el rendimiento escolar y las habilidades creativas en diferentes años y áreas. Se realizaran las Pruebas de Torrance de Pensamiento Creativo y Prueba de Creación de Metáforas. Se encontraron diferencias significativas, con superioridad de 12º año y AV. Tomando el área curricular, se encontró una correlación significativa entre el éxito académico y el desempeño en metáforas y fluidez, sobretodo en CT. Los resultados sugieren la participación de la escuela en el desarrollo de la creatividad en los estudiantes y su valor académico. Sin embargo, algunas cuestiones se suscitaron en relación con la creatividad y el rendimiento escolar.Universidade do MinhoDavid, Ana PaulaMorais, Maria de FátimaPrimi, RicardoMiguel, Fabiano Koich20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32341porDavid, A. P., Morais, M. F., Primi, R., &Miguel, F. K. (2014). Metáforas e pensamento divergente : Relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologias. Avaliação Psicológica, 13 (2), 147-1562175-3431http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v13n2/v13n2a02.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:38.643037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias |
title |
Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias |
spellingShingle |
Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias David, Ana Paula metáforas pensamento divergente desempenho creativity schooling metaphor creation psychological assessment creatividad escolaridad creación de metáforas evaluación psicológica Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias |
title_full |
Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias |
title_fullStr |
Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias |
title_full_unstemmed |
Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias |
title_sort |
Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias |
author |
David, Ana Paula |
author_facet |
David, Ana Paula Morais, Maria de Fátima Primi, Ricardo Miguel, Fabiano Koich |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Maria de Fátima Primi, Ricardo Miguel, Fabiano Koich |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
David, Ana Paula Morais, Maria de Fátima Primi, Ricardo Miguel, Fabiano Koich |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metáforas pensamento divergente desempenho creativity schooling metaphor creation psychological assessment creatividad escolaridad creación de metáforas evaluación psicológica Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
metáforas pensamento divergente desempenho creativity schooling metaphor creation psychological assessment creatividad escolaridad creación de metáforas evaluación psicológica Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Esta pesquisa objetivou estudar as competências criativas no contexto educativo. Foram avaliados 193 alunos de escolas secundárias de Portugal, em relação a: mesmo ano de escolaridade e áreas curriculares diferentes (Artes Visuais - AV; Ciências e Tecnologias - CT); mesma área curricular e anos de escolaridade diferentes (10º e 12º); relacionamento entre aproveitamento escolar e competências criativas nos diferentes anos e áreas. Foram aplicados o Torrance Tests of Creative Thinking e o Teste de Criação de Metáforas. Diferenças significativas foram constatadas, com superioridade para o 12º ano e AV. Tomando a área curricular, encontraram-se correlações significativas entre sucesso escolar e desempenho em metáforas e fluência, particularmente em CT. Os resultados sugerem participação da escola no desenvolvimento da criatividade nos alunos e sua valorização acadêmica. Porém, alguns questionamentos foram levantados na relação da criatividade com o desempenho escolar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/32341 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/32341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
David, A. P., Morais, M. F., Primi, R., &Miguel, F. K. (2014). Metáforas e pensamento divergente : Relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologias. Avaliação Psicológica, 13 (2), 147-156 2175-3431 http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v13n2/v13n2a02.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132496126803968 |