O controlo interno numa instituição de ensino superior público na Amazónia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Rosiomar Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5946
Resumo: A Controladoria funciona como um órgão consultor da Administração Pública para os aspetos financeiros, fornecendo informações à alta cúpula da organização relativamente às adversidades financeiras com que esta se poderá deparar, tanto no presente como futuramente. Já a Lei de Responsabilidade Fiscal veio impor uma ação de controlo interno, de forma mais enfática, dinâmica e organizada, de modo a que a Administração Pública se tornasse mais eficiente e transparente no que diz respeito à origem e aplicação dos recursos orçamentários. Desta forma, o controlo interno adquiriu maior relevância, principalmente face às novas competências dos gestores da Administração Pública e Privada, tendo-se revelado uma ferramenta essencial para que estes correspondessem melhor aos anseios sociais, contribuindo para que as Instituições alcançassem os objetivos a que se destinam: servir o interesse público. Neste contexto, resolveu-se desenvolver um estudo centrado em Instituições Públicas de Ensino Superior com o objetivo de analisar a atual estrutura e modo de funcionamento do controlo interno dessas Instituições, descrevendo o enquadramento teórico do controlo interno, demonstrando a sua aplicabilidade e importância nessas instituições de ensino e desenhando um panorama da sua estrutura e funcionamento. Os resultados obtidos revelam que, relativamente à Administração Pública, existe, nas Instituições estudadas, uma estrutura de departamento ou setor que desenvolve atividades de Controlo Interno como a verificação dos princípios da Administração Pública e legislação vigente, a análise de processos administrativos, a verificação de conformidades orçamentais, a assessoria aos gestores e a emissão de relatórios anuais para Órgãos de Controlo. Não obstante tratar-se de uma atividade essencial, apresenta dificuldades e comporta implicações que frequentemente a limitam, nomeadamente a existência de um quadro reduzido de profissionais e a falta de profissionais efetivos graduados e qualificados, a acumulação de funções, a falta de ferramentas de gestão e controlo e de equipamentos. Estes problemas podem culminar em irregularidades processuais (vícios), malversação 1 (má gestão) e, sobretudo, desperdício de verbas públicas, quando o processo de realização de despesa não é instruído devidamente. Para evitar que a situação se agudize e melhorar os resultados no futuro, os inquiridos sugerem a colocação de servidores e funcionários efetivos, o investimento na capacitação de pessoal, em colaboração com os órgãos fiscalizadores das instituições em questão, e a melhorias das infraestruturas.
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Desta forma, o controlo interno adquiriu maior relevância, principalmente face às novas competências dos gestores da Administração Pública e Privada, tendo-se revelado uma ferramenta essencial para que estes correspondessem melhor aos anseios sociais, contribuindo para que as Instituições alcançassem os objetivos a que se destinam: servir o interesse público. Neste contexto, resolveu-se desenvolver um estudo centrado em Instituições Públicas de Ensino Superior com o objetivo de analisar a atual estrutura e modo de funcionamento do controlo interno dessas Instituições, descrevendo o enquadramento teórico do controlo interno, demonstrando a sua aplicabilidade e importância nessas instituições de ensino e desenhando um panorama da sua estrutura e funcionamento. Os resultados obtidos revelam que, relativamente à Administração Pública, existe, nas Instituições estudadas, uma estrutura de departamento ou setor que desenvolve atividades de Controlo Interno como a verificação dos princípios da Administração Pública e legislação vigente, a análise de processos administrativos, a verificação de conformidades orçamentais, a assessoria aos gestores e a emissão de relatórios anuais para Órgãos de Controlo. Não obstante tratar-se de uma atividade essencial, apresenta dificuldades e comporta implicações que frequentemente a limitam, nomeadamente a existência de um quadro reduzido de profissionais e a falta de profissionais efetivos graduados e qualificados, a acumulação de funções, a falta de ferramentas de gestão e controlo e de equipamentos. Estes problemas podem culminar em irregularidades processuais (vícios), malversação 1 (má gestão) e, sobretudo, desperdício de verbas públicas, quando o processo de realização de despesa não é instruído devidamente. Para evitar que a situação se agudize e melhorar os resultados no futuro, os inquiridos sugerem a colocação de servidores e funcionários efetivos, o investimento na capacitação de pessoal, em colaboração com os órgãos fiscalizadores das instituições em questão, e a melhorias das infraestruturas.The Controller’s Department works as an advisory body to Public Administration as regards financial aspects, supplying the top management of the organization with information on current financial hardships it faces and is likely to face in the future. Already the Fiscal Responsibility Law imposed a more emphatic, dynamic and organized internal control action, so as to allow Public Administration to become more efficient and transparent as concerns the origin and application of budget resources. Thus, internal control began to be more and more important, especially in the light of managers’ new skills whether in Public or Private Management, and became an essential tool for managers to meet social expectations and help institutions reach the goals they were designed to, that is, serving public interest. Therefore, this study addressed the performance of Public Higher Education Institutions, in order to analyse the current structure and operation of internal control within these institutions, describing the theoretical framework of internal control, highlighting its applicability and importance in these educational institutions and drawing a picture of its structure and functioning. Results show that, as regards Public Administration, in the institutions that have been studied there is a department in charge of Internal Control that is responsible for, among other things: verifying the compliance with Public Administration principles and current legislation; analysing administrative procedures; verifying budgetary compliances, advising managers and issuing annual reports for the Control unit. Although Internal Control is an essential activity, it faces difficulties and has implications that often hamper its efficacy, namely shortage of skilled and qualified effective staff, the concentration of functions on the same person and the lack of management tools and equipment control. These problems may lead to breach of procedures, embezzlement or bad management and, above all, the misuse of public money. In order to avoid these situations and improve future results, the respondents suggest recruiting new effective staff, investing on staff training and qualification, in cooperation with supervising bodies of the universities in question, and improving the university infrastructures.2016-05-20T14:18:49Z2016-05-20T00:00:00Z2016-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5946porPessoa, Rosiomar Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:00.599291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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