A qualificação dos gestores para uma instituição de ensino superior pública na Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Rosiomar
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Diniz, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10114
Resumo: O presente artigo tem o tema de a qualificação dos gestores para uma instituição de ensino superior na Amazônia, que originou a problemática como fiscalizar o gerenciamento dos recursos de uma instituição pública de ensino superior na Amazônia?Inicialmente foram desenvolvidos estudos para demonstrar a finalidade de uma instituição de ensino superior, por isso foi utilizada para servir de objeto de pesquisa a Universidade do Estado do Pará (UEPA) é uma autarquia de regime especial que conta com 2330 servidores técnicos administrativos atuando e 50(cinquenta) municípios dos 20(vinte) campis A pesquisa foi através de questionários com 15 (quinze) perguntas abertas e fechadas a 60 (sessenta) servidores e funcionários que desenvolvem a sua atividade na universidade pública, uma serie de fatores que foram abordados identificar as pessoas que fazem parte do funcionalismo, mensurar o grau de satisfação dos funcionários que fazem parte dessas instituições demonstrara como ocorre a normatização dessas organizações. Com isso foram demonstrados também como a forma como é restado o serviço, a autonomia exercida na forma vigente em lei e na constituição federal, bem como no enquadramento de modelo de organização, na forma descentralizada, para isso é importante ter eficiencia no controle como função administrativa demonstrado no estudo. Através dos estudos realizados na pesquisa foram coletados requisitos para a análise de dados onde os resultados demonstraram a alta rotatividade de funcionários da instituição e a necessidade de aumentar a conscientização dos funcionários perante o potencial acadêmico e social da instituição. Ficou evidente a marca forte que de uma universidade poderia desenvolver projetos que demonstrar o marketing além melhorar a conscientização da necessidade de capacitação constante, e ainda há uma necessidade de modelo de processo de seleção para trabalhar na instituição, concursos voltados para pessoas com perfil acadêmico e que tenha vertentes empreendedoras. Com essas sugestões que podem contribuir significativamente para a obtenção de ótimos resultados para as universidades.
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