Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.549-563 |
Resumo: | Compreender as representações sociais dos estudantes de Enfermagem sobre os fatores que influenciam sua avaliação no cotidiano da aprendizagem ativa. Pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais, realizada em uma instituição pública do centro-oeste paulista, Brasil. Participaram vinte estudantes da segunda série do curso de Enfermagem, que utiliza método de aprendizagem ativa. Os dados foram obtidos por meio de entrevista com uma questão norteadora que versou sobre os fatores que interferem no processo de avaliação. As representações sociais dos participantes revelaram três Ideais Centrais, cujos Discursos do Sujeito Coletivo apontaram que o processo de avaliação é influenciado pelos seguintes fatores: Participação verbal oral do estudante; Características e atitudes do estudante e Características e critérios de avaliação do professor. As representações sociais dos estudantes de Enfermagem apontam que a eficácia do processo de avaliação está diretamente relacionada à formação docente, no modelo e critérios de avaliação e na compreensão de todos os envolvidos. |
id |
RCAP_5398a0239efda636b3eb97c89370851d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/117 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagemAssessment in active learning: Social representations of nursing studentsAprendizagem; Avaliação Educacional; Educação em Enfermagem.Educational Measurement; Learning; Education, Nursing.Compreender as representações sociais dos estudantes de Enfermagem sobre os fatores que influenciam sua avaliação no cotidiano da aprendizagem ativa. Pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais, realizada em uma instituição pública do centro-oeste paulista, Brasil. Participaram vinte estudantes da segunda série do curso de Enfermagem, que utiliza método de aprendizagem ativa. Os dados foram obtidos por meio de entrevista com uma questão norteadora que versou sobre os fatores que interferem no processo de avaliação. As representações sociais dos participantes revelaram três Ideais Centrais, cujos Discursos do Sujeito Coletivo apontaram que o processo de avaliação é influenciado pelos seguintes fatores: Participação verbal oral do estudante; Características e atitudes do estudante e Características e critérios de avaliação do professor. As representações sociais dos estudantes de Enfermagem apontam que a eficácia do processo de avaliação está diretamente relacionada à formação docente, no modelo e critérios de avaliação e na compreensão de todos os envolvidos.To understand the social representations of nursing students about the factors that influence their assessment in the daily life of active learning. Qualitative research, based on the Theory of Social Representations, carried out in a public institution in the Midwest of São Paulo, Brazil. Twenty students from the second series of the Nursing course participated, using an active learning method. The data were obtained through an interview with a guiding question that addressed the factors that interfere in the evaluation process. The participants' social representations revealed three Central Ideals, whose Collective Subject Discourses pointed out that the evaluation process is influenced by the following factors: Oral verbal participation of the student; Characteristics and attitudes of the student and Characteristics and evaluation criteria of the teacher. The social representations of nursing students point out that the effectiveness of the evaluation process is directly related to teacher training, the evaluation model and criteria and the understanding of all involved.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.549-563https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.549-563New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 549-563New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 549-563New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 549-5632184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/117https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/117/115Lemes, Monike AlvesMarin, Maria José SanchesLazarini, Carlos AlbertoBocchi, Silvia Cristina ManginiGhezzi, Joyce Fernanda Soares AlbinoHiga, Elza de Fátima Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:18Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:57.963156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem Assessment in active learning: Social representations of nursing students |
title |
Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem Lemes, Monike Alves Aprendizagem; Avaliação Educacional; Educação em Enfermagem. Educational Measurement; Learning; Education, Nursing. |
title_short |
Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem |
title_full |
Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem |
title_sort |
Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem |
author |
Lemes, Monike Alves |
author_facet |
Lemes, Monike Alves Marin, Maria José Sanches Lazarini, Carlos Alberto Bocchi, Silvia Cristina Mangini Ghezzi, Joyce Fernanda Soares Albino Higa, Elza de Fátima Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Marin, Maria José Sanches Lazarini, Carlos Alberto Bocchi, Silvia Cristina Mangini Ghezzi, Joyce Fernanda Soares Albino Higa, Elza de Fátima Ribeiro |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes, Monike Alves Marin, Maria José Sanches Lazarini, Carlos Alberto Bocchi, Silvia Cristina Mangini Ghezzi, Joyce Fernanda Soares Albino Higa, Elza de Fátima Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem; Avaliação Educacional; Educação em Enfermagem. Educational Measurement; Learning; Education, Nursing. |
topic |
Aprendizagem; Avaliação Educacional; Educação em Enfermagem. Educational Measurement; Learning; Education, Nursing. |
description |
Compreender as representações sociais dos estudantes de Enfermagem sobre os fatores que influenciam sua avaliação no cotidiano da aprendizagem ativa. Pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais, realizada em uma instituição pública do centro-oeste paulista, Brasil. Participaram vinte estudantes da segunda série do curso de Enfermagem, que utiliza método de aprendizagem ativa. Os dados foram obtidos por meio de entrevista com uma questão norteadora que versou sobre os fatores que interferem no processo de avaliação. As representações sociais dos participantes revelaram três Ideais Centrais, cujos Discursos do Sujeito Coletivo apontaram que o processo de avaliação é influenciado pelos seguintes fatores: Participação verbal oral do estudante; Características e atitudes do estudante e Características e critérios de avaliação do professor. As representações sociais dos estudantes de Enfermagem apontam que a eficácia do processo de avaliação está diretamente relacionada à formação docente, no modelo e critérios de avaliação e na compreensão de todos os envolvidos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.549-563 https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.549-563 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.549-563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/117 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/117/115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 549-563 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 549-563 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 549-563 2184-7770 10.36367/ntqr.2.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130346438000640 |