Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Monike Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marin, Maria José Sanches, Lazarini, Carlos Alberto, Bocchi, Silvia Cristina Mangini, Ghezzi, Joyce Fernanda Soares Albino, Higa, Elza de Fátima Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.549-563
Resumo: Compreender as representações sociais dos estudantes de Enfermagem sobre os fatores que influenciam sua avaliação no cotidiano da aprendizagem ativa. Pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais, realizada em uma instituição pública do centro-oeste paulista, Brasil. Participaram vinte estudantes da segunda série do curso de Enfermagem, que utiliza método de aprendizagem ativa. Os dados foram obtidos por meio de entrevista com uma questão norteadora que versou sobre os fatores que interferem no processo de avaliação. As representações sociais dos participantes revelaram três Ideais Centrais, cujos Discursos do Sujeito Coletivo apontaram que o processo de avaliação é influenciado pelos seguintes fatores: Participação verbal oral do estudante; Características e atitudes do estudante e Características e critérios de avaliação do professor. As representações sociais dos estudantes de Enfermagem apontam que a eficácia do processo de avaliação está diretamente relacionada à formação docente, no modelo e critérios de avaliação e na compreensão de todos os envolvidos.
id RCAP_5398a0239efda636b3eb97c89370851d
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/117
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagemAssessment in active learning: Social representations of nursing studentsAprendizagem; Avaliação Educacional; Educação em Enfermagem.Educational Measurement; Learning; Education, Nursing.Compreender as representações sociais dos estudantes de Enfermagem sobre os fatores que influenciam sua avaliação no cotidiano da aprendizagem ativa. Pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais, realizada em uma instituição pública do centro-oeste paulista, Brasil. Participaram vinte estudantes da segunda série do curso de Enfermagem, que utiliza método de aprendizagem ativa. Os dados foram obtidos por meio de entrevista com uma questão norteadora que versou sobre os fatores que interferem no processo de avaliação. As representações sociais dos participantes revelaram três Ideais Centrais, cujos Discursos do Sujeito Coletivo apontaram que o processo de avaliação é influenciado pelos seguintes fatores: Participação verbal oral do estudante; Características e atitudes do estudante e Características e critérios de avaliação do professor. As representações sociais dos estudantes de Enfermagem apontam que a eficácia do processo de avaliação está diretamente relacionada à formação docente, no modelo e critérios de avaliação e na compreensão de todos os envolvidos.To understand the social representations of nursing students about the factors that influence their assessment in the daily life of active learning. Qualitative research, based on the Theory of Social Representations, carried out in a public institution in the Midwest of São Paulo, Brazil. Twenty students from the second series of the Nursing course participated, using an active learning method. The data were obtained through an interview with a guiding question that addressed the factors that interfere in the evaluation process. The participants' social representations revealed three Central Ideals, whose Collective Subject Discourses pointed out that the evaluation process is influenced by the following factors: Oral verbal participation of the student; Characteristics and attitudes of the student and Characteristics and evaluation criteria of the teacher. The social representations of nursing students point out that the effectiveness of the evaluation process is directly related to teacher training, the evaluation model and criteria and the understanding of all involved.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.549-563https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.549-563New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 549-563New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 549-563New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 549-5632184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/117https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/117/115Lemes, Monike AlvesMarin, Maria José SanchesLazarini, Carlos AlbertoBocchi, Silvia Cristina ManginiGhezzi, Joyce Fernanda Soares AlbinoHiga, Elza de Fátima Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:18Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:57.963156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem
Assessment in active learning: Social representations of nursing students
title Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem
spellingShingle Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem
Lemes, Monike Alves
Aprendizagem; Avaliação Educacional; Educação em Enfermagem.
Educational Measurement; Learning; Education, Nursing.
title_short Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem
title_full Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem
title_fullStr Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem
title_sort Avaliação em aprendizagem ativa: Representações sociais dos estudantes de enfermagem
author Lemes, Monike Alves
author_facet Lemes, Monike Alves
Marin, Maria José Sanches
Lazarini, Carlos Alberto
Bocchi, Silvia Cristina Mangini
Ghezzi, Joyce Fernanda Soares Albino
Higa, Elza de Fátima Ribeiro
author_role author
author2 Marin, Maria José Sanches
Lazarini, Carlos Alberto
Bocchi, Silvia Cristina Mangini
Ghezzi, Joyce Fernanda Soares Albino
Higa, Elza de Fátima Ribeiro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Monike Alves
Marin, Maria José Sanches
Lazarini, Carlos Alberto
Bocchi, Silvia Cristina Mangini
Ghezzi, Joyce Fernanda Soares Albino
Higa, Elza de Fátima Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem; Avaliação Educacional; Educação em Enfermagem.
Educational Measurement; Learning; Education, Nursing.
topic Aprendizagem; Avaliação Educacional; Educação em Enfermagem.
Educational Measurement; Learning; Education, Nursing.
description Compreender as representações sociais dos estudantes de Enfermagem sobre os fatores que influenciam sua avaliação no cotidiano da aprendizagem ativa. Pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais, realizada em uma instituição pública do centro-oeste paulista, Brasil. Participaram vinte estudantes da segunda série do curso de Enfermagem, que utiliza método de aprendizagem ativa. Os dados foram obtidos por meio de entrevista com uma questão norteadora que versou sobre os fatores que interferem no processo de avaliação. As representações sociais dos participantes revelaram três Ideais Centrais, cujos Discursos do Sujeito Coletivo apontaram que o processo de avaliação é influenciado pelos seguintes fatores: Participação verbal oral do estudante; Características e atitudes do estudante e Características e critérios de avaliação do professor. As representações sociais dos estudantes de Enfermagem apontam que a eficácia do processo de avaliação está diretamente relacionada à formação docente, no modelo e critérios de avaliação e na compreensão de todos os envolvidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.549-563
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.549-563
url https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.549-563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/117
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/117/115
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 549-563
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 549-563
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 549-563
2184-7770
10.36367/ntqr.2.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130346438000640