Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes Neto, David
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Teixeira, Elizabeth, Vale, Euclea Gomes, Cunha, Fátima Scarparo, Xavier, Iara De Moraes, Fernandes, Josicléia Dumêt, Shiratori, Kaneji, Reibnitz, Kenia Schmidt, Sordi, Mara Regina Lemes De, Barbieri, Márcia [UNIFESP], Bocardi, Maria Inês Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4226
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000100007
Resumo: A investigação teve como objetivo, partindo do índice de aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais, analisar qualitativamente potencialidades e fragilidades dos cursos. Estudo descritivo, comparativo, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo INEP/MEC. Amostra constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduação. Foram analisados 8 cursos localizados nos quartis superior e 4 no inferior. O estudo revelou fortalezas e fraquezas dos cursos nas três dimensões dos relatórios de avaliação, e aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF.
id UFSP_89f93caa663f7ce2667263449166355c
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/4226
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Lopes Neto, DavidTeixeira, ElizabethVale, Euclea GomesCunha, Fátima ScarparoXavier, Iara De MoraesFernandes, Josicléia DumêtShiratori, KanejiReibnitz, Kenia SchmidtSordi, Mara Regina Lemes DeBarbieri, Márcia [UNIFESP]Bocardi, Maria Inês BrandãoUniversidade Federal do AmazonasUniversidade do Estado do ParáFaculdade Católica Rainha do SertãoUniversidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade de BrasíliaUniversidade Federal da BahiaUniversidade Federal do Estado do Rio de JaneiroUniversidade Federal de Santa CatarinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Faculdades da Alta Paulista2015-06-14T13:38:23Z2015-06-14T13:38:23Z2008-02-01Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 1, p. 46-53, 2008.0034-7167http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4226http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000100007S0034-71672008000100007.pdfS0034-7167200800010000710.1590/S0034-71672008000100007A investigação teve como objetivo, partindo do índice de aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais, analisar qualitativamente potencialidades e fragilidades dos cursos. Estudo descritivo, comparativo, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo INEP/MEC. Amostra constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduação. Foram analisados 8 cursos localizados nos quartis superior e 4 no inferior. O estudo revelou fortalezas e fraquezas dos cursos nas três dimensões dos relatórios de avaliação, e aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF.This study aimed, starting from the index of adherence of the Pedagogical Projects of the Undergraduate Nursing Courses to the National Curriculum Rules for these Courses, to analyze qualitatively potentialities and weak points of the courses. It is a descriptive, comparative study, between the present data in the PP/UNC and the proposed in the NCR/UNC, having as basis the reports of the evaluation processes conducted by the INEP/MEC. The sample was composed by the reports used for approval and reapproval, conducted in the period from 2002 through 2006, concerning 12 undergraduate courses. One analyzed 8 courses located in the superior part and 4 in the inferior. The study revealed strong and weak points of the courses in the three dimensions of the evaluation reports, and shows needs in the colleges/courses to search for a better use of the epistemologic bases present in the NCR/UNC and proposed in the PP/UNC.Ésta investigación tuvo como objetivo, a partir del índice de adhesión de los Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Graduación en Enfermería a las Directrices Curriculares Nacionales para esos cursos, analizar cualitativamente potencialidades y fragilidades de los cursos estudiados. Se trata de un estudio descriptivo, comparativo, entre los datos presentes en los PPC/ENF y los propuestos em las DCN/ENF, basado en los realatorios de los procesos evaluativos conduccidos por lo INEP/MEC. La amuestra fue compuesta por los relatorios con énfasis en el reconocimiento y renovación de reconocimiento, realizados en el período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduación. Fueron analizados 8 cursos localizados en los quartis superior y 4 en el inferior. La investigación señaló puntos fuertes y además flacos de los cursos en las tres dimensiones de los relatorios de evaluación, y apunta la necesidad de las escuelas/ cursos en la busqueda de mejor vinculación entre la adopción de las bases epistemiológicas presentes en las DCN/ENF y las propuestas em los PPC/ENF.Universidade Federal do AmazonasUniversidade do Estado do ParáFaculdade Católica Rainha do SertãoUniversidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade de BrasíliaUniversidade Federal da BahiaUniversidade Federal do Estado do Rio de JaneiroUniversidade Federal de Santa CatarinaUniversidade de CampinasUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Faculdades da Alta PaulistaUniversidade Federal de São Paulo, EPE, São Paulo, BrazilSciELO46-53porAssociação Brasileira de EnfermagemRevista Brasileira de EnfermagemEducação em enfermagemAvaliação educacionalProgramas de graduação em enfermagemEducation, nursingEducational measurementDiploma nursing programsUm olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em EnfermagemAn overview of the evaluation of Nursing Graduation CoursesUna mirada sobre las evaluaciones de los Cursos de Graduación en Enfermeríainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0034-71672008000100007.pdfapplication/pdf68413${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4226/1/S0034-71672008000100007.pdfb1f8a666a18d567051f64f7d0bef24a9MD51open accessTEXTS0034-71672008000100007.pdf.txtS0034-71672008000100007.pdf.txtExtracted texttext/plain47881${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4226/21/S0034-71672008000100007.pdf.txt556e5163a1c38c474ea63698b781ee57MD521open accessTHUMBNAILS0034-71672008000100007.pdf.jpgS0034-71672008000100007.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6626${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4226/23/S0034-71672008000100007.pdf.jpg7040a7dea075968c6846ab85e7ada0c4MD523open access11600/42262023-06-05 19:30:40.88open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/4226Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:30:40Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv An overview of the evaluation of Nursing Graduation Courses
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Una mirada sobre las evaluaciones de los Cursos de Graduación en Enfermería
title Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem
spellingShingle Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem
Lopes Neto, David
Educação em enfermagem
Avaliação educacional
Programas de graduação em enfermagem
Education, nursing
Educational measurement
Diploma nursing programs
title_short Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem
title_full Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem
title_fullStr Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem
title_full_unstemmed Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem
title_sort Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem
author Lopes Neto, David
author_facet Lopes Neto, David
Teixeira, Elizabeth
Vale, Euclea Gomes
Cunha, Fátima Scarparo
Xavier, Iara De Moraes
Fernandes, Josicléia Dumêt
Shiratori, Kaneji
Reibnitz, Kenia Schmidt
Sordi, Mara Regina Lemes De
Barbieri, Márcia [UNIFESP]
Bocardi, Maria Inês Brandão
author_role author
author2 Teixeira, Elizabeth
Vale, Euclea Gomes
Cunha, Fátima Scarparo
Xavier, Iara De Moraes
Fernandes, Josicléia Dumêt
Shiratori, Kaneji
Reibnitz, Kenia Schmidt
Sordi, Mara Regina Lemes De
Barbieri, Márcia [UNIFESP]
Bocardi, Maria Inês Brandão
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Faculdade Católica Rainha do Sertão
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade de Brasília
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Faculdades da Alta Paulista
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes Neto, David
Teixeira, Elizabeth
Vale, Euclea Gomes
Cunha, Fátima Scarparo
Xavier, Iara De Moraes
Fernandes, Josicléia Dumêt
Shiratori, Kaneji
Reibnitz, Kenia Schmidt
Sordi, Mara Regina Lemes De
Barbieri, Márcia [UNIFESP]
Bocardi, Maria Inês Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Avaliação educacional
Programas de graduação em enfermagem
topic Educação em enfermagem
Avaliação educacional
Programas de graduação em enfermagem
Education, nursing
Educational measurement
Diploma nursing programs
dc.subject.eng.fl_str_mv Education, nursing
Educational measurement
Diploma nursing programs
description A investigação teve como objetivo, partindo do índice de aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais, analisar qualitativamente potencialidades e fragilidades dos cursos. Estudo descritivo, comparativo, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo INEP/MEC. Amostra constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduação. Foram analisados 8 cursos localizados nos quartis superior e 4 no inferior. O estudo revelou fortalezas e fraquezas dos cursos nas três dimensões dos relatórios de avaliação, e aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:38:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:38:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 1, p. 46-53, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4226
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000100007
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0034-7167
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0034-71672008000100007.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0034-71672008000100007
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672008000100007
identifier_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 1, p. 46-53, 2008.
0034-7167
S0034-71672008000100007.pdf
S0034-71672008000100007
10.1590/S0034-71672008000100007
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4226
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46-53
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4226/1/S0034-71672008000100007.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4226/21/S0034-71672008000100007.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4226/23/S0034-71672008000100007.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b1f8a666a18d567051f64f7d0bef24a9
556e5163a1c38c474ea63698b781ee57
7040a7dea075968c6846ab85e7ada0c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764185748111360