Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4226 http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000100007 |
Resumo: | A investigação teve como objetivo, partindo do índice de aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais, analisar qualitativamente potencialidades e fragilidades dos cursos. Estudo descritivo, comparativo, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo INEP/MEC. Amostra constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduação. Foram analisados 8 cursos localizados nos quartis superior e 4 no inferior. O estudo revelou fortalezas e fraquezas dos cursos nas três dimensões dos relatórios de avaliação, e aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF. |
id |
UFSP_89f93caa663f7ce2667263449166355c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/4226 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Lopes Neto, DavidTeixeira, ElizabethVale, Euclea GomesCunha, Fátima ScarparoXavier, Iara De MoraesFernandes, Josicléia DumêtShiratori, KanejiReibnitz, Kenia SchmidtSordi, Mara Regina Lemes DeBarbieri, Márcia [UNIFESP]Bocardi, Maria Inês BrandãoUniversidade Federal do AmazonasUniversidade do Estado do ParáFaculdade Católica Rainha do SertãoUniversidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade de BrasíliaUniversidade Federal da BahiaUniversidade Federal do Estado do Rio de JaneiroUniversidade Federal de Santa CatarinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Faculdades da Alta Paulista2015-06-14T13:38:23Z2015-06-14T13:38:23Z2008-02-01Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 1, p. 46-53, 2008.0034-7167http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4226http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000100007S0034-71672008000100007.pdfS0034-7167200800010000710.1590/S0034-71672008000100007A investigação teve como objetivo, partindo do índice de aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais, analisar qualitativamente potencialidades e fragilidades dos cursos. Estudo descritivo, comparativo, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo INEP/MEC. Amostra constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduação. Foram analisados 8 cursos localizados nos quartis superior e 4 no inferior. O estudo revelou fortalezas e fraquezas dos cursos nas três dimensões dos relatórios de avaliação, e aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF.This study aimed, starting from the index of adherence of the Pedagogical Projects of the Undergraduate Nursing Courses to the National Curriculum Rules for these Courses, to analyze qualitatively potentialities and weak points of the courses. It is a descriptive, comparative study, between the present data in the PP/UNC and the proposed in the NCR/UNC, having as basis the reports of the evaluation processes conducted by the INEP/MEC. The sample was composed by the reports used for approval and reapproval, conducted in the period from 2002 through 2006, concerning 12 undergraduate courses. One analyzed 8 courses located in the superior part and 4 in the inferior. The study revealed strong and weak points of the courses in the three dimensions of the evaluation reports, and shows needs in the colleges/courses to search for a better use of the epistemologic bases present in the NCR/UNC and proposed in the PP/UNC.Ésta investigación tuvo como objetivo, a partir del índice de adhesión de los Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Graduación en Enfermería a las Directrices Curriculares Nacionales para esos cursos, analizar cualitativamente potencialidades y fragilidades de los cursos estudiados. Se trata de un estudio descriptivo, comparativo, entre los datos presentes en los PPC/ENF y los propuestos em las DCN/ENF, basado en los realatorios de los procesos evaluativos conduccidos por lo INEP/MEC. La amuestra fue compuesta por los relatorios con énfasis en el reconocimiento y renovación de reconocimiento, realizados en el período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduación. Fueron analizados 8 cursos localizados en los quartis superior y 4 en el inferior. La investigación señaló puntos fuertes y además flacos de los cursos en las tres dimensiones de los relatorios de evaluación, y apunta la necesidad de las escuelas/ cursos en la busqueda de mejor vinculación entre la adopción de las bases epistemiológicas presentes en las DCN/ENF y las propuestas em los PPC/ENF.Universidade Federal do AmazonasUniversidade do Estado do ParáFaculdade Católica Rainha do SertãoUniversidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade de BrasíliaUniversidade Federal da BahiaUniversidade Federal do Estado do Rio de JaneiroUniversidade Federal de Santa CatarinaUniversidade de CampinasUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Faculdades da Alta PaulistaUniversidade Federal de São Paulo, EPE, São Paulo, BrazilSciELO46-53porAssociação Brasileira de EnfermagemRevista Brasileira de EnfermagemEducação em enfermagemAvaliação educacionalProgramas de graduação em enfermagemEducation, nursingEducational measurementDiploma nursing programsUm olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em EnfermagemAn overview of the evaluation of Nursing Graduation CoursesUna mirada sobre las evaluaciones de los Cursos de Graduación en Enfermeríainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0034-71672008000100007.pdfapplication/pdf68413${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4226/1/S0034-71672008000100007.pdfb1f8a666a18d567051f64f7d0bef24a9MD51open accessTEXTS0034-71672008000100007.pdf.txtS0034-71672008000100007.pdf.txtExtracted texttext/plain47881${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4226/21/S0034-71672008000100007.pdf.txt556e5163a1c38c474ea63698b781ee57MD521open accessTHUMBNAILS0034-71672008000100007.pdf.jpgS0034-71672008000100007.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6626${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4226/23/S0034-71672008000100007.pdf.jpg7040a7dea075968c6846ab85e7ada0c4MD523open access11600/42262023-06-05 19:30:40.88open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/4226Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:30:40Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
An overview of the evaluation of Nursing Graduation Courses |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Una mirada sobre las evaluaciones de los Cursos de Graduación en Enfermería |
title |
Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem |
spellingShingle |
Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem Lopes Neto, David Educação em enfermagem Avaliação educacional Programas de graduação em enfermagem Education, nursing Educational measurement Diploma nursing programs |
title_short |
Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem |
title_full |
Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem |
title_fullStr |
Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem |
title_sort |
Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem |
author |
Lopes Neto, David |
author_facet |
Lopes Neto, David Teixeira, Elizabeth Vale, Euclea Gomes Cunha, Fátima Scarparo Xavier, Iara De Moraes Fernandes, Josicléia Dumêt Shiratori, Kaneji Reibnitz, Kenia Schmidt Sordi, Mara Regina Lemes De Barbieri, Márcia [UNIFESP] Bocardi, Maria Inês Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Elizabeth Vale, Euclea Gomes Cunha, Fátima Scarparo Xavier, Iara De Moraes Fernandes, Josicléia Dumêt Shiratori, Kaneji Reibnitz, Kenia Schmidt Sordi, Mara Regina Lemes De Barbieri, Márcia [UNIFESP] Bocardi, Maria Inês Brandão |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Universidade do Estado do Pará Faculdade Católica Rainha do Sertão Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade de Brasília Universidade Federal da Bahia Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Faculdades da Alta Paulista |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes Neto, David Teixeira, Elizabeth Vale, Euclea Gomes Cunha, Fátima Scarparo Xavier, Iara De Moraes Fernandes, Josicléia Dumêt Shiratori, Kaneji Reibnitz, Kenia Schmidt Sordi, Mara Regina Lemes De Barbieri, Márcia [UNIFESP] Bocardi, Maria Inês Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Avaliação educacional Programas de graduação em enfermagem |
topic |
Educação em enfermagem Avaliação educacional Programas de graduação em enfermagem Education, nursing Educational measurement Diploma nursing programs |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education, nursing Educational measurement Diploma nursing programs |
description |
A investigação teve como objetivo, partindo do índice de aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais, analisar qualitativamente potencialidades e fragilidades dos cursos. Estudo descritivo, comparativo, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo INEP/MEC. Amostra constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduação. Foram analisados 8 cursos localizados nos quartis superior e 4 no inferior. O estudo revelou fortalezas e fraquezas dos cursos nas três dimensões dos relatórios de avaliação, e aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-02-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:38:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:38:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 1, p. 46-53, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4226 http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000100007 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0034-7167 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0034-71672008000100007.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0034-71672008000100007 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672008000100007 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 1, p. 46-53, 2008. 0034-7167 S0034-71672008000100007.pdf S0034-71672008000100007 10.1590/S0034-71672008000100007 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4226 http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
46-53 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4226/1/S0034-71672008000100007.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4226/21/S0034-71672008000100007.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4226/23/S0034-71672008000100007.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1f8a666a18d567051f64f7d0bef24a9 556e5163a1c38c474ea63698b781ee57 7040a7dea075968c6846ab85e7ada0c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764185748111360 |