Reflexões sobre o brincar como promotor do desenvolvimento integral da criança com transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz,Francisca Francisete de Sousa Nunes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brasil,Christina César Praça, Brasileiro,Fabiana Neiva Veloso, Gabler,Felícia, Lima,Erick Tomé de, Filho,José Eurico de Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300295
Resumo: Resumo: Introdução: O ato de brincar perpassa os diferentes níveis de desenvolvimento da criança, sendo fundamental para o bem-estar social, emocional, cognitivo e físico. Crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA podem apresentar dificuldades em diversas áreas do desenvolvimento. É importante que profissionais da saúde, familiares, cuidadores e educadores reflitam sobre o papel do brincar na mediação das relações e das trocas, que favorecem o desenvolvimento dessas crianças. Objetivo: Identificar estudos que propiciem reflexões sobre a relevância do brincar para a promoção do desenvolvimento integral de crianças com TEA. Método: Realizou-se uma revisão integrativa, de fevereiro de 2019 a outubro de 2020, nas principais bases de dados da saúde. O material selecionado foi analisado qualitativamente, com base nos objetivos e resultados dos estudos, fazendo-se emergir duas temáticas. Resultados: As temáticas “reflexões teóricas sobre o brincar” e o “ato de brincar no contexto do desenvolvimento da criança com TEA” trouxeram reflexões sobre a importância do brincar, a partir de diferentes perspectivas teóricas, atestando que o ato de brincar é essencial para o desenvolvimento da criança com TEA. Isto contempla várias possibilidades de interação com pessoas e realidades. Conclusões: A partir das evidências apresentadas na literatura, o ato de brincar deve ser incentivado no contexto de vida pessoal e terapêutico de crianças com TEA, oferecendo aos profissionais da saúde e aos familiares alternativas de estimulação global dessa população, além de favorecer o desenvolvimento das habilidades de comunicação, interação social e motora.
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