Reflexões sobre o brincar como promotor do desenvolvimento integral da criança com transtorno do Espectro Autista
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Data de Publicação: | 2021 |
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Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300295 |
Resumo: | Resumo: Introdução: O ato de brincar perpassa os diferentes níveis de desenvolvimento da criança, sendo fundamental para o bem-estar social, emocional, cognitivo e físico. Crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA podem apresentar dificuldades em diversas áreas do desenvolvimento. É importante que profissionais da saúde, familiares, cuidadores e educadores reflitam sobre o papel do brincar na mediação das relações e das trocas, que favorecem o desenvolvimento dessas crianças. Objetivo: Identificar estudos que propiciem reflexões sobre a relevância do brincar para a promoção do desenvolvimento integral de crianças com TEA. Método: Realizou-se uma revisão integrativa, de fevereiro de 2019 a outubro de 2020, nas principais bases de dados da saúde. O material selecionado foi analisado qualitativamente, com base nos objetivos e resultados dos estudos, fazendo-se emergir duas temáticas. Resultados: As temáticas “reflexões teóricas sobre o brincar” e o “ato de brincar no contexto do desenvolvimento da criança com TEA” trouxeram reflexões sobre a importância do brincar, a partir de diferentes perspectivas teóricas, atestando que o ato de brincar é essencial para o desenvolvimento da criança com TEA. Isto contempla várias possibilidades de interação com pessoas e realidades. Conclusões: A partir das evidências apresentadas na literatura, o ato de brincar deve ser incentivado no contexto de vida pessoal e terapêutico de crianças com TEA, oferecendo aos profissionais da saúde e aos familiares alternativas de estimulação global dessa população, além de favorecer o desenvolvimento das habilidades de comunicação, interação social e motora. |
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Reflexões sobre o brincar como promotor do desenvolvimento integral da criança com transtorno do Espectro AutistaDesenvolvimento InfantilTranstorno AutísticoCriançaJogos e Brinquedos.Resumo: Introdução: O ato de brincar perpassa os diferentes níveis de desenvolvimento da criança, sendo fundamental para o bem-estar social, emocional, cognitivo e físico. Crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA podem apresentar dificuldades em diversas áreas do desenvolvimento. É importante que profissionais da saúde, familiares, cuidadores e educadores reflitam sobre o papel do brincar na mediação das relações e das trocas, que favorecem o desenvolvimento dessas crianças. Objetivo: Identificar estudos que propiciem reflexões sobre a relevância do brincar para a promoção do desenvolvimento integral de crianças com TEA. Método: Realizou-se uma revisão integrativa, de fevereiro de 2019 a outubro de 2020, nas principais bases de dados da saúde. O material selecionado foi analisado qualitativamente, com base nos objetivos e resultados dos estudos, fazendo-se emergir duas temáticas. Resultados: As temáticas “reflexões teóricas sobre o brincar” e o “ato de brincar no contexto do desenvolvimento da criança com TEA” trouxeram reflexões sobre a importância do brincar, a partir de diferentes perspectivas teóricas, atestando que o ato de brincar é essencial para o desenvolvimento da criança com TEA. Isto contempla várias possibilidades de interação com pessoas e realidades. Conclusões: A partir das evidências apresentadas na literatura, o ato de brincar deve ser incentivado no contexto de vida pessoal e terapêutico de crianças com TEA, oferecendo aos profissionais da saúde e aos familiares alternativas de estimulação global dessa população, além de favorecer o desenvolvimento das habilidades de comunicação, interação social e motora.Ludomedia2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300295New Trends in Qualitative Research v.8 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300295Queiroz,Francisca Francisete de Sousa NunesBrasil,Christina César PraçaBrasileiro,Fabiana Neiva VelosoGabler,FelíciaLima,Erick Tomé deFilho,José Eurico de Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:09Zoai:scielo:S2184-77702021000300295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:35.380570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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