As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cairrão, Daniela Alexandra da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7376
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de Mestre. Este trabalho está dividido em duas partes fundamentais, mais propriamente uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de estágio e ainda uma investigação que tem como título “As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação PréEscolar”. No que diz respeito à reflexão crítica sobre as práticas, pode referir-se que foi feita uma análise sobre as experiências vividas em contexto de estágio em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo em consideração os Padrões de Desempenho Docente. O trabalho de investigação realizado teve como objetivo averiguar as conceções e práticas dos educadores de infância relativamente ao potencial didático das canções infantis na aprendizagem da Matemática, pois através da pesquisa bibliográfica foi possível averiguarmos uma forte conexão entre estas duas áreas e sabemos que na aprendizagem e desenvolvimento das crianças as várias áreas do saber estão fortemente articuladas. Desta forma, foram feitas entrevistas semiestruturadas a alguns educadores de infância, de modo a compreendermos se essa mesma articulação era feita e de que forma. As informações obtidas com esta investigação permitiram-nos conhecer a perspetiva dos educadores de infância relativamente às canções infantis como sendo um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas. Conseguimos concluir que os educadores utilizam frequentemente as canções para a aprendizagem da Matemática.
id RCAP_53b2e9b48be761c53e757d32ee0c15d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7376
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação Pré-EscolarCanções infantisMúsicaMatemáticaEducação-Pré-EscolarChildren´s songsMusicMathematicsPre-School EducationO presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de Mestre. Este trabalho está dividido em duas partes fundamentais, mais propriamente uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de estágio e ainda uma investigação que tem como título “As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação PréEscolar”. No que diz respeito à reflexão crítica sobre as práticas, pode referir-se que foi feita uma análise sobre as experiências vividas em contexto de estágio em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo em consideração os Padrões de Desempenho Docente. O trabalho de investigação realizado teve como objetivo averiguar as conceções e práticas dos educadores de infância relativamente ao potencial didático das canções infantis na aprendizagem da Matemática, pois através da pesquisa bibliográfica foi possível averiguarmos uma forte conexão entre estas duas áreas e sabemos que na aprendizagem e desenvolvimento das crianças as várias áreas do saber estão fortemente articuladas. Desta forma, foram feitas entrevistas semiestruturadas a alguns educadores de infância, de modo a compreendermos se essa mesma articulação era feita e de que forma. As informações obtidas com esta investigação permitiram-nos conhecer a perspetiva dos educadores de infância relativamente às canções infantis como sendo um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas. Conseguimos concluir que os educadores utilizam frequentemente as canções para a aprendizagem da Matemática.This Final Internship Report was developed within the scope of the master’s course in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education to obtain a master’s degree. This work is divided into two fundamental parts, more specifically a critical reflection on the practices developed in the internship context and an investigation entitled “Children’s songs as a didactic resource for the development of mathematical ideas in Preschool Education”. With regard to critical reflection on practices, it can be mentioned that an analysis was carried out on the experiences lived in the context of internship in Pre-School Education and in the 1st Cycle of Basic Education, taking into account the Performance Standards Teacher. The research work carried out aimed to investigate the conceptions and practices of kindergarten teachers regarding the didactic potential of children’s songs in the learning of Mathematics, because through the bibliographic research it was possible to verify a strong connection between these two areas and we know that in the learning and development of children the various areas of knowledge are strongly articulated. In this way, semi-structured interviews were carried out with some kindergarten teachers, un order to understand if this same articulation was made and in what way. The information obtained from this investigation allowed us to know the perspective of kindergarten teachers regarding children’s songs as didactic resource for the development of mathematical ideas, we were able to conclude that educators often use songs for learning Mathematics.Aguiar, Maria CristinaGomes, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCairrão, Daniela Alexandra da Costa2022-11-14T10:45:53Z2022-06-142022-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7376TID:203097009porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:32Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:06.974145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação Pré-Escolar
title As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação Pré-Escolar
spellingShingle As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação Pré-Escolar
Cairrão, Daniela Alexandra da Costa
Canções infantis
Música
Matemática
Educação-Pré-Escolar
Children´s songs
Music
Mathematics
Pre-School Education
title_short As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação Pré-Escolar
title_full As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação Pré-Escolar
title_fullStr As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação Pré-Escolar
title_sort As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação Pré-Escolar
author Cairrão, Daniela Alexandra da Costa
author_facet Cairrão, Daniela Alexandra da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Maria Cristina
Gomes, Helena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Cairrão, Daniela Alexandra da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Canções infantis
Música
Matemática
Educação-Pré-Escolar
Children´s songs
Music
Mathematics
Pre-School Education
topic Canções infantis
Música
Matemática
Educação-Pré-Escolar
Children´s songs
Music
Mathematics
Pre-School Education
description O presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de Mestre. Este trabalho está dividido em duas partes fundamentais, mais propriamente uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de estágio e ainda uma investigação que tem como título “As canções infantis como um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação PréEscolar”. No que diz respeito à reflexão crítica sobre as práticas, pode referir-se que foi feita uma análise sobre as experiências vividas em contexto de estágio em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo em consideração os Padrões de Desempenho Docente. O trabalho de investigação realizado teve como objetivo averiguar as conceções e práticas dos educadores de infância relativamente ao potencial didático das canções infantis na aprendizagem da Matemática, pois através da pesquisa bibliográfica foi possível averiguarmos uma forte conexão entre estas duas áreas e sabemos que na aprendizagem e desenvolvimento das crianças as várias áreas do saber estão fortemente articuladas. Desta forma, foram feitas entrevistas semiestruturadas a alguns educadores de infância, de modo a compreendermos se essa mesma articulação era feita e de que forma. As informações obtidas com esta investigação permitiram-nos conhecer a perspetiva dos educadores de infância relativamente às canções infantis como sendo um recurso didático para o desenvolvimento de ideias matemáticas. Conseguimos concluir que os educadores utilizam frequentemente as canções para a aprendizagem da Matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-14T10:45:53Z
2022-06-14
2022-06-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7376
TID:203097009
url http://hdl.handle.net/10400.19/7376
identifier_str_mv TID:203097009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130922708107264