Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1866 |
Resumo: | No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, expõe-se este Relatório Final de Estágio como reflexo do percurso efetuado em contexto de Educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. As intervenções que realizámos ao nível da Educação Pré-escolar permitiram ir ao encontro de uma realidade que caracteriza este nível de ensino: o recurso às canções infantis como contributo lúdico para a aprendizagem e facilitador do desenvolvimento de competências associadas às áreas de conteúdo, em particular à Expressão Musical. Neste sentido, empreendemos um estudo de caso em torno das canções infantis na Educação Pré-escolar de modo a averiguar o modo como as canções são exploradas pelo educador de infância. A recolha de dados, efetuou-se através do recurso a observações não-participantes e ao inquérito por entrevista, tendo como intervenientes uma educadora de infância e o seu grupo de crianças. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso específico do contexto onde decorreu a recolha de dados, as canções infantis são exploradas pela educadora de infância em função dos conteúdos propostos pela Expressão Musical, nomeadamente, as características do som. |
id |
RCAP_d5280e771954cb84060f19da8a0373f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1866 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolarCanções infantisEducação Pré-escolarExpressão MusicalNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, expõe-se este Relatório Final de Estágio como reflexo do percurso efetuado em contexto de Educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. As intervenções que realizámos ao nível da Educação Pré-escolar permitiram ir ao encontro de uma realidade que caracteriza este nível de ensino: o recurso às canções infantis como contributo lúdico para a aprendizagem e facilitador do desenvolvimento de competências associadas às áreas de conteúdo, em particular à Expressão Musical. Neste sentido, empreendemos um estudo de caso em torno das canções infantis na Educação Pré-escolar de modo a averiguar o modo como as canções são exploradas pelo educador de infância. A recolha de dados, efetuou-se através do recurso a observações não-participantes e ao inquérito por entrevista, tendo como intervenientes uma educadora de infância e o seu grupo de crianças. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso específico do contexto onde decorreu a recolha de dados, as canções infantis são exploradas pela educadora de infância em função dos conteúdos propostos pela Expressão Musical, nomeadamente, as características do som.In the context of the Master's degree in Pre-school Education and I Teach of 1st Cycle of the Basic Teaching, this Final Report of Traineeship is exposed like reflex of the route effectuated in context of Preschool Education and 1st Cycle of the Basic Teaching. The interventions what we carried out at the level of the Pre-school Education allowed to go and meet a reality that characterizes this level of teaching: the use of playful children’s songs as a contribution to learning and facilitating the development of skills associated with content areas, particularly the Musical Expression. Therefore, we build a case study around the children's songs in Preschool Education in order to ascertain how the songs are operated by the teacher. The data collection was made through the observation of non - participants and by the use of interview survey, made to a kindergarten teacher and her group of children. The results showed that, in the specific context in which data collection occurred, children’s songs are exploited by the kindergarten teacher in terms of proposed content for Musical Expression, in particular, the sound characteristics.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuGomes, António FerreiraAguiar, Maria CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSousa, Ana Luísa Silva de2013-10-22T10:37:19Z2012-052012-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1866porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:09Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:09.860547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar |
title |
Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar |
spellingShingle |
Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar Sousa, Ana Luísa Silva de Canções infantis Educação Pré-escolar Expressão Musical |
title_short |
Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar |
title_full |
Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar |
title_fullStr |
Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar |
title_sort |
Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar |
author |
Sousa, Ana Luísa Silva de |
author_facet |
Sousa, Ana Luísa Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, António Ferreira Aguiar, Maria Cristina Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ana Luísa Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canções infantis Educação Pré-escolar Expressão Musical |
topic |
Canções infantis Educação Pré-escolar Expressão Musical |
description |
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, expõe-se este Relatório Final de Estágio como reflexo do percurso efetuado em contexto de Educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. As intervenções que realizámos ao nível da Educação Pré-escolar permitiram ir ao encontro de uma realidade que caracteriza este nível de ensino: o recurso às canções infantis como contributo lúdico para a aprendizagem e facilitador do desenvolvimento de competências associadas às áreas de conteúdo, em particular à Expressão Musical. Neste sentido, empreendemos um estudo de caso em torno das canções infantis na Educação Pré-escolar de modo a averiguar o modo como as canções são exploradas pelo educador de infância. A recolha de dados, efetuou-se através do recurso a observações não-participantes e ao inquérito por entrevista, tendo como intervenientes uma educadora de infância e o seu grupo de crianças. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso específico do contexto onde decorreu a recolha de dados, as canções infantis são exploradas pela educadora de infância em função dos conteúdos propostos pela Expressão Musical, nomeadamente, as características do som. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05 2012-05-01T00:00:00Z 2013-10-22T10:37:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/1866 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/1866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130876488974336 |