Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Luísa Silva de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1866
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, expõe-se este Relatório Final de Estágio como reflexo do percurso efetuado em contexto de Educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. As intervenções que realizámos ao nível da Educação Pré-escolar permitiram ir ao encontro de uma realidade que caracteriza este nível de ensino: o recurso às canções infantis como contributo lúdico para a aprendizagem e facilitador do desenvolvimento de competências associadas às áreas de conteúdo, em particular à Expressão Musical. Neste sentido, empreendemos um estudo de caso em torno das canções infantis na Educação Pré-escolar de modo a averiguar o modo como as canções são exploradas pelo educador de infância. A recolha de dados, efetuou-se através do recurso a observações não-participantes e ao inquérito por entrevista, tendo como intervenientes uma educadora de infância e o seu grupo de crianças. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso específico do contexto onde decorreu a recolha de dados, as canções infantis são exploradas pela educadora de infância em função dos conteúdos propostos pela Expressão Musical, nomeadamente, as características do som.
id RCAP_d5280e771954cb84060f19da8a0373f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1866
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolarCanções infantisEducação Pré-escolarExpressão MusicalNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, expõe-se este Relatório Final de Estágio como reflexo do percurso efetuado em contexto de Educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. As intervenções que realizámos ao nível da Educação Pré-escolar permitiram ir ao encontro de uma realidade que caracteriza este nível de ensino: o recurso às canções infantis como contributo lúdico para a aprendizagem e facilitador do desenvolvimento de competências associadas às áreas de conteúdo, em particular à Expressão Musical. Neste sentido, empreendemos um estudo de caso em torno das canções infantis na Educação Pré-escolar de modo a averiguar o modo como as canções são exploradas pelo educador de infância. A recolha de dados, efetuou-se através do recurso a observações não-participantes e ao inquérito por entrevista, tendo como intervenientes uma educadora de infância e o seu grupo de crianças. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso específico do contexto onde decorreu a recolha de dados, as canções infantis são exploradas pela educadora de infância em função dos conteúdos propostos pela Expressão Musical, nomeadamente, as características do som.In the context of the Master's degree in Pre-school Education and I Teach of 1st Cycle of the Basic Teaching, this Final Report of Traineeship is exposed like reflex of the route effectuated in context of Preschool Education and 1st Cycle of the Basic Teaching. The interventions what we carried out at the level of the Pre-school Education allowed to go and meet a reality that characterizes this level of teaching: the use of playful children’s songs as a contribution to learning and facilitating the development of skills associated with content areas, particularly the Musical Expression. Therefore, we build a case study around the children's songs in Preschool Education in order to ascertain how the songs are operated by the teacher. The data collection was made through the observation of non - participants and by the use of interview survey, made to a kindergarten teacher and her group of children. The results showed that, in the specific context in which data collection occurred, children’s songs are exploited by the kindergarten teacher in terms of proposed content for Musical Expression, in particular, the sound characteristics.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuGomes, António FerreiraAguiar, Maria CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSousa, Ana Luísa Silva de2013-10-22T10:37:19Z2012-052012-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1866porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:09Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:09.860547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar
title Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar
spellingShingle Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar
Sousa, Ana Luísa Silva de
Canções infantis
Educação Pré-escolar
Expressão Musical
title_short Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar
title_full Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar
title_fullStr Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar
title_sort Da teoria à prática : um estudo sobre canções infantis na educação pré-escolar
author Sousa, Ana Luísa Silva de
author_facet Sousa, Ana Luísa Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, António Ferreira
Aguiar, Maria Cristina
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Luísa Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Canções infantis
Educação Pré-escolar
Expressão Musical
topic Canções infantis
Educação Pré-escolar
Expressão Musical
description No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, expõe-se este Relatório Final de Estágio como reflexo do percurso efetuado em contexto de Educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. As intervenções que realizámos ao nível da Educação Pré-escolar permitiram ir ao encontro de uma realidade que caracteriza este nível de ensino: o recurso às canções infantis como contributo lúdico para a aprendizagem e facilitador do desenvolvimento de competências associadas às áreas de conteúdo, em particular à Expressão Musical. Neste sentido, empreendemos um estudo de caso em torno das canções infantis na Educação Pré-escolar de modo a averiguar o modo como as canções são exploradas pelo educador de infância. A recolha de dados, efetuou-se através do recurso a observações não-participantes e ao inquérito por entrevista, tendo como intervenientes uma educadora de infância e o seu grupo de crianças. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso específico do contexto onde decorreu a recolha de dados, as canções infantis são exploradas pela educadora de infância em função dos conteúdos propostos pela Expressão Musical, nomeadamente, as características do som.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05
2012-05-01T00:00:00Z
2013-10-22T10:37:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1866
url http://hdl.handle.net/10400.19/1866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130876488974336