O lugar do espaço na obra de Piet Mondrian : Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de oficina de artes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/35148 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
id |
RCAP_53c526c4b022ae7e4da084c3d4c19678 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/35148 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O lugar do espaço na obra de Piet Mondrian : Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de oficina de artesMondrian, Piet, 1872-1944EspaçoFormaDesenhoModeloCorRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O presente relatório da prática de ensino supervisionada documenta todo o processo de conceção, operacionalização e avaliação de uma unidade curricular no âmbito da disciplina de Oficina de Artes do 12.º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais do Ensino Secundário, na Escola Secundária de Casquilhos, no Barreiro. O mote desta unidade consistiu no desenvolvimento de um projeto em que os alunos tiveram de transpor para a tridimensionalidade a obra “Composição com Vermelho, Amarelo, Azul e Preto” (1921) do pintor Piet Mondrian, partindo para tal de uma análise exploratória da profundidade implícita e/ou potencial de cada um dos seus elementos estruturantes, seguida da mobilização crítica de um conjunto de saberes prévios provenientes de disciplinas como História da Arte, Desenho, e Geometria Descritiva, a culminar na construção de um modelo tridimensional da obra. Pretendeu-se deste modo promover nos alunos a compreensão da utilidade dos vários sistemas de representação gráfica e/ou física do espaço e das formas nos seus processos de análise, manipulação e comunicação. Pretendeu-se também melhorar as competências dos alunos no domínio do espaço e das formas tridimensionais. Dos resultados obtidos foi possível concluir que os alunos alcançaram com sucesso os objetivos e as metas estabelecidos, tendo todos eles obtido uma avaliação positiva no trabalho desenvolvido. Os alunos foram capazes de realizar este projeto em colaboração estreita entre si, tendo para isso desenvolvido estratégias de relação que se cruzam com os quatro grandes objetivos da educação para o Século XXI (Delors, 1996): aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a estar juntos e aprender a ser.The current report of supervised teaching practice documents the entire process of conception, implementation and evaluation of a curricular unit on the scope of the subject of Oficina de Artes from the 12th grade of the Scientific--Humanistic Course in Visual Arts, which took place at Casquilhos High School, in Barreiro. The motto for this unit was the transposition to the third dimension of Piet Mondrian’s painting Composition with Large Red Plane, Yellow, Black, Grey and Blue (1921). For this purpose, the students had to develop a project starting from an exploratory analysis of the implicit and/or potential depth in each element presented in the composition, followed by a critical mobilization of previously acquired knowledge in subjects such as History of Art, Drawing, and Descriptive Geometry, culminating on the construction of a tridimensional model of this artwork. This project aimed to promote the students’ comprehension on the utility of the various graphical and physical systems of representation of space and form for purpose of analysis, manipulation and communication, as well as to improve their spatial reasoning skills. From the results it was possible to verify that the students successfully achieved the aims and goals proposed, with all of them attaining positive grades. The students were capable of developing this project in close collaboration amongst themselves, employing for this purpose a set of strategies that suit the four pillars of education for the twentieth century (Delors, 1996): learning to know, learning to do, learning to be, and learning to live together.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaAfonso, Susana Brígida Garcia, 1986-2018-10-17T17:32:08Z20182018-03-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/35148TID:202193349porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/35148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:41.864446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar do espaço na obra de Piet Mondrian : Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de oficina de artes |
title |
O lugar do espaço na obra de Piet Mondrian : Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de oficina de artes |
spellingShingle |
O lugar do espaço na obra de Piet Mondrian : Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de oficina de artes Afonso, Susana Brígida Garcia, 1986- Mondrian, Piet, 1872-1944 Espaço Forma Desenho Modelo Cor Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O lugar do espaço na obra de Piet Mondrian : Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de oficina de artes |
title_full |
O lugar do espaço na obra de Piet Mondrian : Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de oficina de artes |
title_fullStr |
O lugar do espaço na obra de Piet Mondrian : Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de oficina de artes |
title_full_unstemmed |
O lugar do espaço na obra de Piet Mondrian : Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de oficina de artes |
title_sort |
O lugar do espaço na obra de Piet Mondrian : Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de oficina de artes |
author |
Afonso, Susana Brígida Garcia, 1986- |
author_facet |
Afonso, Susana Brígida Garcia, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palaré, Odete Rodrigues, 1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Susana Brígida Garcia, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mondrian, Piet, 1872-1944 Espaço Forma Desenho Modelo Cor Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Mondrian, Piet, 1872-1944 Espaço Forma Desenho Modelo Cor Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-17T17:32:08Z 2018 2018-03-01 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/35148 TID:202193349 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/35148 |
identifier_str_mv |
TID:202193349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134429748133888 |