A natureza somos nós - representações da interação humana com outros animais: uma variável na planificação de atividades e escolha de recursos em ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Helena Soraia Gomes Videira da Costa Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12403
Resumo: O trabalho A natureza somos nós - Representações da interação humana com outros animais: uma variável na planificação de atividades e escolha de recursos em ciências no 1º CEB, teve dois objetivos distintos. Primeiro: identificar, caraterizar e analisar as representações da interação humana com (outros) animais presentes no ambiente educativo e no discurso e produções de crianças de uma turma do 1º ano do 1º Ciclo. Segundo: planificar atividades e selecionar recursos em função das considerações teóricas e da análise das representações identificadas. Para o desenvolvimento deste trabalho, considerámos um quadro teórico que aborda o currículo e a gestão curricular, a sustentabilidade do planeta e a biodiversidade, a aprendizagem e ensino das ciências, a perceção ambiental e interação com animais, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e de valores na interação com a natureza e a literatura para a infância com histórias de animais. Num processo de investigação-ação, foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa em que se consideraram documentos oficiais de referência e outros artefactos (planificações, manuais escolares adotados e restantes recursos didáticos), assim como entrevistas semiestruturadas. Fizemos a análise do discurso e das produções das crianças durante o desenvolvimento de propostas planeadas para trabalhar diferentes aprendizagens relacionadas com o mundo animal, onde tentámos perceber que estratégias, metodologias e recursos se mostram mais adequados. Apesar das limitações relacionadas com a diversidade das vivências de cada uma das crianças participantes, foi possível identificar regularidades e relações com os dados recolhidos no contexto educativo, de forma a poder refletir e adequar práticas futuras.
id RCAP_53d16c3e25d09b251db3cacb26d5fa67
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12403
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A natureza somos nós - representações da interação humana com outros animais: uma variável na planificação de atividades e escolha de recursos em ciências no 1º Ciclo do Ensino BásicoNaturezaAnimaisFauna silvestreRepresentações da interaçãoContexto educativoAprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO trabalho A natureza somos nós - Representações da interação humana com outros animais: uma variável na planificação de atividades e escolha de recursos em ciências no 1º CEB, teve dois objetivos distintos. Primeiro: identificar, caraterizar e analisar as representações da interação humana com (outros) animais presentes no ambiente educativo e no discurso e produções de crianças de uma turma do 1º ano do 1º Ciclo. Segundo: planificar atividades e selecionar recursos em função das considerações teóricas e da análise das representações identificadas. Para o desenvolvimento deste trabalho, considerámos um quadro teórico que aborda o currículo e a gestão curricular, a sustentabilidade do planeta e a biodiversidade, a aprendizagem e ensino das ciências, a perceção ambiental e interação com animais, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e de valores na interação com a natureza e a literatura para a infância com histórias de animais. Num processo de investigação-ação, foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa em que se consideraram documentos oficiais de referência e outros artefactos (planificações, manuais escolares adotados e restantes recursos didáticos), assim como entrevistas semiestruturadas. Fizemos a análise do discurso e das produções das crianças durante o desenvolvimento de propostas planeadas para trabalhar diferentes aprendizagens relacionadas com o mundo animal, onde tentámos perceber que estratégias, metodologias e recursos se mostram mais adequados. Apesar das limitações relacionadas com a diversidade das vivências de cada uma das crianças participantes, foi possível identificar regularidades e relações com os dados recolhidos no contexto educativo, de forma a poder refletir e adequar práticas futuras.Monteiro, RuteFonseca, Olga Maria Costa daSapientiaCoutinho, Helena Soraia Gomes Videira da Costa Pereira2019-03-11T13:24:28Z2018-12-1820182018-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12403TID:202178943porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:22Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:03:46.256821Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A natureza somos nós - representações da interação humana com outros animais: uma variável na planificação de atividades e escolha de recursos em ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
title A natureza somos nós - representações da interação humana com outros animais: uma variável na planificação de atividades e escolha de recursos em ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A natureza somos nós - representações da interação humana com outros animais: uma variável na planificação de atividades e escolha de recursos em ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
Coutinho, Helena Soraia Gomes Videira da Costa Pereira
Natureza
Animais
Fauna silvestre
Representações da interação
Contexto educativo
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A natureza somos nós - representações da interação humana com outros animais: uma variável na planificação de atividades e escolha de recursos em ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full A natureza somos nós - representações da interação humana com outros animais: uma variável na planificação de atividades e escolha de recursos em ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A natureza somos nós - representações da interação humana com outros animais: uma variável na planificação de atividades e escolha de recursos em ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A natureza somos nós - representações da interação humana com outros animais: uma variável na planificação de atividades e escolha de recursos em ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A natureza somos nós - representações da interação humana com outros animais: uma variável na planificação de atividades e escolha de recursos em ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Coutinho, Helena Soraia Gomes Videira da Costa Pereira
author_facet Coutinho, Helena Soraia Gomes Videira da Costa Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Rute
Fonseca, Olga Maria Costa da
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Helena Soraia Gomes Videira da Costa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza
Animais
Fauna silvestre
Representações da interação
Contexto educativo
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Natureza
Animais
Fauna silvestre
Representações da interação
Contexto educativo
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O trabalho A natureza somos nós - Representações da interação humana com outros animais: uma variável na planificação de atividades e escolha de recursos em ciências no 1º CEB, teve dois objetivos distintos. Primeiro: identificar, caraterizar e analisar as representações da interação humana com (outros) animais presentes no ambiente educativo e no discurso e produções de crianças de uma turma do 1º ano do 1º Ciclo. Segundo: planificar atividades e selecionar recursos em função das considerações teóricas e da análise das representações identificadas. Para o desenvolvimento deste trabalho, considerámos um quadro teórico que aborda o currículo e a gestão curricular, a sustentabilidade do planeta e a biodiversidade, a aprendizagem e ensino das ciências, a perceção ambiental e interação com animais, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e de valores na interação com a natureza e a literatura para a infância com histórias de animais. Num processo de investigação-ação, foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa em que se consideraram documentos oficiais de referência e outros artefactos (planificações, manuais escolares adotados e restantes recursos didáticos), assim como entrevistas semiestruturadas. Fizemos a análise do discurso e das produções das crianças durante o desenvolvimento de propostas planeadas para trabalhar diferentes aprendizagens relacionadas com o mundo animal, onde tentámos perceber que estratégias, metodologias e recursos se mostram mais adequados. Apesar das limitações relacionadas com a diversidade das vivências de cada uma das crianças participantes, foi possível identificar regularidades e relações com os dados recolhidos no contexto educativo, de forma a poder refletir e adequar práticas futuras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
2018
2018-12-18T00:00:00Z
2019-03-11T13:24:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/12403
TID:202178943
url http://hdl.handle.net/10400.1/12403
identifier_str_mv TID:202178943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133272100306944