Deficiência mental e sexualidade: Perspectivas e atitudes num centro ocupacional e de formação e inserção profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4932 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica. |
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Deficiência mental e sexualidade: Perspectivas e atitudes num centro ocupacional e de formação e inserção profissionalDeficiência mentalSexualidadeAtitudesMental disabilitiesSexualityAttitudesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.No presente estudo procurou-se conhecer a perspectiva que as pessoas com deficiência mental têm face a dez dimensões da sua sexualidade e compará-la com a perspectiva de tutores e técnicos, procurando perceber se estes os conhecem e compreendem. Dada a importância que tutores e técnicos têm para o desenvolvimento afectivo sexual das pessoas com deficiência mental pretendese igualmente conhecer as suas atitudes face a 8 dimensões da sexualidade na deficiência mental na sua globalidade e comparar os 2 grupos para saber se existem diferenças significativas. Os participantes dividem-se por 3 grupos: o grupo 1 é constituído por 43 pessoas com deficiência mental, de nível ligeiro e moderado, com idade superior a 23 anos, utentes de um Centro Ocupacional e de Formação e Inserção Profissional. O grupo 2 é constituído por 11 técnicos que os acompanham diariamente. O grupo 3 é constituído por 8 tutores. Foram utilizados 2 instrumentos para a recolha de dados: O “questionário sobre a Sexualidade na dimensão biopsicoafectivosocial”, foi criado e desenvolvido por Furtado & Morato (2001); e “The Attitudes to Sexuality Questionnaire” (Individuals with an Intellectual Disability), “ASQID”, desenvolvido a partir de instrumentos anteriormente utilizados em estudos desta área por Cuskelly & Bryde (2004). Os resultados deste estudo indicam que a maioria dos participantes com deficiência mental têm uma imagem positiva da sua sexualidade nas suas diversas dimensões. Os técnicos e os tutores têm igualmente uma imagem positiva dessa sexualidade mas apresentam um considerável grau de desconhecimento. As atitudes de tutores e técnicos são ambas positivas face à sexualidade na deficiência mental não se encontrando diferenças significativas entre os grupos apesar de uma ligeira tendência mais liberal dos técnicos. Após análise dos resultados concluímos que existe a necessidade da implementação de programas de educação sexual adaptados a cada pessoa. O facto do grupo de participantes ser reduzido limita as conclusões deste estudo.In this study we tried to know the view that people with mental disabilities have about ten dimensions of their sexuality and compare it with the perspective that tutors and technicians have, trying to see if they know and understand them. Given the importance that mentors and technical staff have on the affective and sexual development of persons with mental disabilities we also intended to ascertain their attitudes on 8 dimensions of sexuality in the mental disability as a whole and compare the 2 groups to see if there are significant differences. The participants were divided in 3 groups: Group 1 is composed of 43 people with mental disabilities, from mild and moderate level, aged over 23 years, users of Centre for Occupational and for Training and Professional Insertion Group 2 consists of 11 technicians that accompanying them daily. Group 3 is composed by 8 tutors. Two instruments were used for data collection: the "questionnaire about Sexuality in the biopsicoafectivesocial dimension" was created and developed by Furtado & Morato (2001) and The Attitudes to Sexuality Questionnaire (Individuals with an Intellectual Disability) ASQ-ID, developed from instruments previously used in studies of this area by Cuskelly & Bryde (2004). The results of this study indicate that most participants with mental disabilities have a positive image of their sexuality in its various dimensions. The technical staff and mentors also have a positive image of that sexuality but show a considerable degree of ignorance After analyzing the results we realized the need for the implementation of a sex education program adapted to each person. The fact that the sample is reduced limits the conclusions of this study.Real, Judite CorteRepositório do ISPACalé, Kaljenka2016-09-28T17:33:16Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4932porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:40Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:45.874429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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