A felicidade como catalisadora dos níveis de ansiedade, depressão e stress no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Ana Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pinheiro, Marco, Antão, Celeste, Gomes, Maria José, Anes, Eugénia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/21298
Resumo: A felicidade com medida do bem-estar, tem vindo a ganhar importância na última década. Contudo, o mundo moderno impõe cada vez mais exigências aos indivíduos, promovendo altos níveis de ansiedade, depressão e stress, que por sua vez podem influenciar negativamente a felicidade. Objetivo, identificar os níveis de felicidade, ansiedade, depressão e stress dos docentes, pessoal não docente e estudantes do ensino superior; identificar relações entre felicidade e a ansiedade, depressão e stress. Estudo transversal, descritivo, correlacionar e inferêncial. Amostra de 732 indivíduos de Institutos Politécnicos: 189 docentes; 121 pessoal não docente e 422 estudantes. Utilizou-se um questionário on-line, com questões socioprofissionais, uma parte com o Oxford Happiness Questionnaire e a terceira parte com a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress. Verificou-se que o cluster de alunos é o que apresenta menores níveis de felicidade e maiores níveis de ansiedade, depressão e stress. O grupo com níveis mais elevados de felicidade é o dos docentes (M=4,26; DP=0,663), bem como em termos de ansiedade (M=2,56; DP=3,022), depressão (M=3,32; DP=3,667) e stress (M=5,94; DP=4,109). Verificaram-se diferenças estatísticas para a felicidade entre os grupos e correlações negativas baixas a moderadas entre o nível de felicidade e as dimensões de saúde mental sob estudo. Em conclusão verificar-se relação entre os níveis de ansiedade, depressão e stress e o nível de felicidade. Propomos que este estudo deva ser aprofundado para identificar as possíveis causas que provocam os baixos níveis de felicidade e os altos níveis de ansiedade, depressão e stress dos estudantes.
id RCAP_53e8ae0b8b0dc271987dc8033e3d3ea4
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21298
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A felicidade como catalisadora dos níveis de ansiedade, depressão e stress no ensino superiorFelicidadeAnsiedadeDepressãoStress psicológicoA felicidade com medida do bem-estar, tem vindo a ganhar importância na última década. Contudo, o mundo moderno impõe cada vez mais exigências aos indivíduos, promovendo altos níveis de ansiedade, depressão e stress, que por sua vez podem influenciar negativamente a felicidade. Objetivo, identificar os níveis de felicidade, ansiedade, depressão e stress dos docentes, pessoal não docente e estudantes do ensino superior; identificar relações entre felicidade e a ansiedade, depressão e stress. Estudo transversal, descritivo, correlacionar e inferêncial. Amostra de 732 indivíduos de Institutos Politécnicos: 189 docentes; 121 pessoal não docente e 422 estudantes. Utilizou-se um questionário on-line, com questões socioprofissionais, uma parte com o Oxford Happiness Questionnaire e a terceira parte com a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress. Verificou-se que o cluster de alunos é o que apresenta menores níveis de felicidade e maiores níveis de ansiedade, depressão e stress. O grupo com níveis mais elevados de felicidade é o dos docentes (M=4,26; DP=0,663), bem como em termos de ansiedade (M=2,56; DP=3,022), depressão (M=3,32; DP=3,667) e stress (M=5,94; DP=4,109). Verificaram-se diferenças estatísticas para a felicidade entre os grupos e correlações negativas baixas a moderadas entre o nível de felicidade e as dimensões de saúde mental sob estudo. Em conclusão verificar-se relação entre os níveis de ansiedade, depressão e stress e o nível de felicidade. Propomos que este estudo deva ser aprofundado para identificar as possíveis causas que provocam os baixos níveis de felicidade e os altos níveis de ansiedade, depressão e stress dos estudantes.Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde MentalBiblioteca Digital do IPBGalvão, Ana MariaPinheiro, MarcoAntão, CelesteGomes, Maria JoséAnes, Eugénia2020-03-31T21:35:04Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/21298porGalvão, Ana Maria; Pinheiro, Marco; Antão, Celeste; Gomes, Maria José; Anes, Eugénia (2019). A Felicidade como catalisadora dos níveis de ansiedade, depressão e stress no ensino superior. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. ISSN 1647-2160, 7. p. 31-351647-2160info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:48:29Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:46.519720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A felicidade como catalisadora dos níveis de ansiedade, depressão e stress no ensino superior
title A felicidade como catalisadora dos níveis de ansiedade, depressão e stress no ensino superior
spellingShingle A felicidade como catalisadora dos níveis de ansiedade, depressão e stress no ensino superior
Galvão, Ana Maria
Felicidade
Ansiedade
Depressão
Stress psicológico
title_short A felicidade como catalisadora dos níveis de ansiedade, depressão e stress no ensino superior
title_full A felicidade como catalisadora dos níveis de ansiedade, depressão e stress no ensino superior
title_fullStr A felicidade como catalisadora dos níveis de ansiedade, depressão e stress no ensino superior
title_full_unstemmed A felicidade como catalisadora dos níveis de ansiedade, depressão e stress no ensino superior
title_sort A felicidade como catalisadora dos níveis de ansiedade, depressão e stress no ensino superior
author Galvão, Ana Maria
author_facet Galvão, Ana Maria
Pinheiro, Marco
Antão, Celeste
Gomes, Maria José
Anes, Eugénia
author_role author
author2 Pinheiro, Marco
Antão, Celeste
Gomes, Maria José
Anes, Eugénia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Ana Maria
Pinheiro, Marco
Antão, Celeste
Gomes, Maria José
Anes, Eugénia
dc.subject.por.fl_str_mv Felicidade
Ansiedade
Depressão
Stress psicológico
topic Felicidade
Ansiedade
Depressão
Stress psicológico
description A felicidade com medida do bem-estar, tem vindo a ganhar importância na última década. Contudo, o mundo moderno impõe cada vez mais exigências aos indivíduos, promovendo altos níveis de ansiedade, depressão e stress, que por sua vez podem influenciar negativamente a felicidade. Objetivo, identificar os níveis de felicidade, ansiedade, depressão e stress dos docentes, pessoal não docente e estudantes do ensino superior; identificar relações entre felicidade e a ansiedade, depressão e stress. Estudo transversal, descritivo, correlacionar e inferêncial. Amostra de 732 indivíduos de Institutos Politécnicos: 189 docentes; 121 pessoal não docente e 422 estudantes. Utilizou-se um questionário on-line, com questões socioprofissionais, uma parte com o Oxford Happiness Questionnaire e a terceira parte com a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress. Verificou-se que o cluster de alunos é o que apresenta menores níveis de felicidade e maiores níveis de ansiedade, depressão e stress. O grupo com níveis mais elevados de felicidade é o dos docentes (M=4,26; DP=0,663), bem como em termos de ansiedade (M=2,56; DP=3,022), depressão (M=3,32; DP=3,667) e stress (M=5,94; DP=4,109). Verificaram-se diferenças estatísticas para a felicidade entre os grupos e correlações negativas baixas a moderadas entre o nível de felicidade e as dimensões de saúde mental sob estudo. Em conclusão verificar-se relação entre os níveis de ansiedade, depressão e stress e o nível de felicidade. Propomos que este estudo deva ser aprofundado para identificar as possíveis causas que provocam os baixos níveis de felicidade e os altos níveis de ansiedade, depressão e stress dos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-03-31T21:35:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/21298
url http://hdl.handle.net/10198/21298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Galvão, Ana Maria; Pinheiro, Marco; Antão, Celeste; Gomes, Maria José; Anes, Eugénia (2019). A Felicidade como catalisadora dos níveis de ansiedade, depressão e stress no ensino superior. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. ISSN 1647-2160, 7. p. 31-35
1647-2160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135401664839680