Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12366 |
Resumo: | Elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, o presente relatório pretende dar a conhecer os aspectos inerentes à prática desenvolvida no ano lectivo de 2011 / 2012 na Escola Secundária com 3ºciclo De Diogo de Gouveia e na Escola Básica Integrada de Mário Beirão, ambas em Beja. O relatório integra uma reflexão sobre o desenvolvimento temático “Filmes de animação como objecto de transdisciplinaridade na Educação das Artes Visuais”. Nesta reflexão salienta-se a pouca exploração nas escolas das novas tecnologias, e considera-se a execução de filmes de animação nas aulas de Educação de Artes Visuais como uma actividade apelativa que poderá promover uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos programáticos de várias áreas do saber e, ao mesmo tempo, fomentar a aquisição de competências tecnológicas. Possui ainda 14 apêndices e 14 anexos finais com informação citada e evidências significativas das actividades desenvolvidas na escola; ### ABSTRACT: This Report was prepared to achieve de Master Degree on Teaching of the Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and it is focused on the teaching practice developed at Escola Secundária com 3ºciclo de Diogo de Gouveia and Escola Básica Integrada de Mário Beirão, both in Beja city, during the academic year of 2011/2012. The report includes a reflection on the thematic development “animated films as an object of transdisciplinarity in visual arts the education”. This approach highlights the little exploration of new technologies in schools. The creation of animated films in classes is considered an appealing activity, which can promote an interdisciplinary approach of the curriculums of several areas of knowledge, encouraging simultaneously the acquisition of technological skills. It also has 14 appendices and 14 final annexes with quoted information and significant evidence of the schooling activities. |
id |
RCAP_53fc4535220f4cfd7f19a6e5688a45a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12366 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuaisElaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, o presente relatório pretende dar a conhecer os aspectos inerentes à prática desenvolvida no ano lectivo de 2011 / 2012 na Escola Secundária com 3ºciclo De Diogo de Gouveia e na Escola Básica Integrada de Mário Beirão, ambas em Beja. O relatório integra uma reflexão sobre o desenvolvimento temático “Filmes de animação como objecto de transdisciplinaridade na Educação das Artes Visuais”. Nesta reflexão salienta-se a pouca exploração nas escolas das novas tecnologias, e considera-se a execução de filmes de animação nas aulas de Educação de Artes Visuais como uma actividade apelativa que poderá promover uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos programáticos de várias áreas do saber e, ao mesmo tempo, fomentar a aquisição de competências tecnológicas. Possui ainda 14 apêndices e 14 anexos finais com informação citada e evidências significativas das actividades desenvolvidas na escola; ### ABSTRACT: This Report was prepared to achieve de Master Degree on Teaching of the Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and it is focused on the teaching practice developed at Escola Secundária com 3ºciclo de Diogo de Gouveia and Escola Básica Integrada de Mário Beirão, both in Beja city, during the academic year of 2011/2012. The report includes a reflection on the thematic development “animated films as an object of transdisciplinarity in visual arts the education”. This approach highlights the little exploration of new technologies in schools. The creation of animated films in classes is considered an appealing activity, which can promote an interdisciplinary approach of the curriculums of several areas of knowledge, encouraging simultaneously the acquisition of technological skills. It also has 14 appendices and 14 final annexes with quoted information and significant evidence of the schooling activities.Universidade de Évora2015-01-08T14:40:29Z2015-01-082012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12366http://hdl.handle.net/10174/12366porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Agostinho, Maria Teresa dos Santos Marujoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:24Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:18.448360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais Agostinho, Maria Teresa dos Santos Marujo |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais |
author |
Agostinho, Maria Teresa dos Santos Marujo |
author_facet |
Agostinho, Maria Teresa dos Santos Marujo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agostinho, Maria Teresa dos Santos Marujo |
description |
Elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, o presente relatório pretende dar a conhecer os aspectos inerentes à prática desenvolvida no ano lectivo de 2011 / 2012 na Escola Secundária com 3ºciclo De Diogo de Gouveia e na Escola Básica Integrada de Mário Beirão, ambas em Beja. O relatório integra uma reflexão sobre o desenvolvimento temático “Filmes de animação como objecto de transdisciplinaridade na Educação das Artes Visuais”. Nesta reflexão salienta-se a pouca exploração nas escolas das novas tecnologias, e considera-se a execução de filmes de animação nas aulas de Educação de Artes Visuais como uma actividade apelativa que poderá promover uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos programáticos de várias áreas do saber e, ao mesmo tempo, fomentar a aquisição de competências tecnológicas. Possui ainda 14 apêndices e 14 anexos finais com informação citada e evidências significativas das actividades desenvolvidas na escola; ### ABSTRACT: This Report was prepared to achieve de Master Degree on Teaching of the Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and it is focused on the teaching practice developed at Escola Secundária com 3ºciclo de Diogo de Gouveia and Escola Básica Integrada de Mário Beirão, both in Beja city, during the academic year of 2011/2012. The report includes a reflection on the thematic development “animated films as an object of transdisciplinarity in visual arts the education”. This approach highlights the little exploration of new technologies in schools. The creation of animated films in classes is considered an appealing activity, which can promote an interdisciplinary approach of the curriculums of several areas of knowledge, encouraging simultaneously the acquisition of technological skills. It also has 14 appendices and 14 final annexes with quoted information and significant evidence of the schooling activities. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-01-08T14:40:29Z 2015-01-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12366 http://hdl.handle.net/10174/12366 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136537918570496 |