Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostinho, Maria Teresa dos Santos Marujo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12366
Resumo: Elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, o presente relatório pretende dar a conhecer os aspectos inerentes à prática desenvolvida no ano lectivo de 2011 / 2012 na Escola Secundária com 3ºciclo De Diogo de Gouveia e na Escola Básica Integrada de Mário Beirão, ambas em Beja. O relatório integra uma reflexão sobre o desenvolvimento temático “Filmes de animação como objecto de transdisciplinaridade na Educação das Artes Visuais”. Nesta reflexão salienta-se a pouca exploração nas escolas das novas tecnologias, e considera-se a execução de filmes de animação nas aulas de Educação de Artes Visuais como uma actividade apelativa que poderá promover uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos programáticos de várias áreas do saber e, ao mesmo tempo, fomentar a aquisição de competências tecnológicas. Possui ainda 14 apêndices e 14 anexos finais com informação citada e evidências significativas das actividades desenvolvidas na escola; ### ABSTRACT: This Report was prepared to achieve de Master Degree on Teaching of the Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and it is focused on the teaching practice developed at Escola Secundária com 3ºciclo de Diogo de Gouveia and Escola Básica Integrada de Mário Beirão, both in Beja city, during the academic year of 2011/2012. The report includes a reflection on the thematic development “animated films as an object of transdisciplinarity in visual arts the education”. This approach highlights the little exploration of new technologies in schools. The creation of animated films in classes is considered an appealing activity, which can promote an interdisciplinary approach of the curriculums of several areas of knowledge, encouraging simultaneously the acquisition of technological skills. It also has 14 appendices and 14 final annexes with quoted information and significant evidence of the schooling activities.
id RCAP_53fc4535220f4cfd7f19a6e5688a45a9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12366
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuaisElaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, o presente relatório pretende dar a conhecer os aspectos inerentes à prática desenvolvida no ano lectivo de 2011 / 2012 na Escola Secundária com 3ºciclo De Diogo de Gouveia e na Escola Básica Integrada de Mário Beirão, ambas em Beja. O relatório integra uma reflexão sobre o desenvolvimento temático “Filmes de animação como objecto de transdisciplinaridade na Educação das Artes Visuais”. Nesta reflexão salienta-se a pouca exploração nas escolas das novas tecnologias, e considera-se a execução de filmes de animação nas aulas de Educação de Artes Visuais como uma actividade apelativa que poderá promover uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos programáticos de várias áreas do saber e, ao mesmo tempo, fomentar a aquisição de competências tecnológicas. Possui ainda 14 apêndices e 14 anexos finais com informação citada e evidências significativas das actividades desenvolvidas na escola; ### ABSTRACT: This Report was prepared to achieve de Master Degree on Teaching of the Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and it is focused on the teaching practice developed at Escola Secundária com 3ºciclo de Diogo de Gouveia and Escola Básica Integrada de Mário Beirão, both in Beja city, during the academic year of 2011/2012. The report includes a reflection on the thematic development “animated films as an object of transdisciplinarity in visual arts the education”. This approach highlights the little exploration of new technologies in schools. The creation of animated films in classes is considered an appealing activity, which can promote an interdisciplinary approach of the curriculums of several areas of knowledge, encouraging simultaneously the acquisition of technological skills. It also has 14 appendices and 14 final annexes with quoted information and significant evidence of the schooling activities.Universidade de Évora2015-01-08T14:40:29Z2015-01-082012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12366http://hdl.handle.net/10174/12366porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Agostinho, Maria Teresa dos Santos Marujoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:24Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:18.448360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais
title Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais
Agostinho, Maria Teresa dos Santos Marujo
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário: filmes de animação como objecto de transdiciplinaridade na educação de artes visuais
author Agostinho, Maria Teresa dos Santos Marujo
author_facet Agostinho, Maria Teresa dos Santos Marujo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostinho, Maria Teresa dos Santos Marujo
description Elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, o presente relatório pretende dar a conhecer os aspectos inerentes à prática desenvolvida no ano lectivo de 2011 / 2012 na Escola Secundária com 3ºciclo De Diogo de Gouveia e na Escola Básica Integrada de Mário Beirão, ambas em Beja. O relatório integra uma reflexão sobre o desenvolvimento temático “Filmes de animação como objecto de transdisciplinaridade na Educação das Artes Visuais”. Nesta reflexão salienta-se a pouca exploração nas escolas das novas tecnologias, e considera-se a execução de filmes de animação nas aulas de Educação de Artes Visuais como uma actividade apelativa que poderá promover uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos programáticos de várias áreas do saber e, ao mesmo tempo, fomentar a aquisição de competências tecnológicas. Possui ainda 14 apêndices e 14 anexos finais com informação citada e evidências significativas das actividades desenvolvidas na escola; ### ABSTRACT: This Report was prepared to achieve de Master Degree on Teaching of the Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and it is focused on the teaching practice developed at Escola Secundária com 3ºciclo de Diogo de Gouveia and Escola Básica Integrada de Mário Beirão, both in Beja city, during the academic year of 2011/2012. The report includes a reflection on the thematic development “animated films as an object of transdisciplinarity in visual arts the education”. This approach highlights the little exploration of new technologies in schools. The creation of animated films in classes is considered an appealing activity, which can promote an interdisciplinary approach of the curriculums of several areas of knowledge, encouraging simultaneously the acquisition of technological skills. It also has 14 appendices and 14 final annexes with quoted information and significant evidence of the schooling activities.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-01-08T14:40:29Z
2015-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12366
http://hdl.handle.net/10174/12366
url http://hdl.handle.net/10174/12366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136537918570496