Aprendizagem com TIC: uma sugestão de formação à distância para docentes e não docentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/22034 |
Resumo: | Beneficiando da popularização da Internet e da informática na vida profissional e pessoal dos docentes e não docentes, torna-se como elemento natural a utilização destes meios na atualização de conhecimentos. Ainda mais se torna como algo natural quando esta atualização de conhecimentos visa os próprios programas informáticos que ambas as classes utilizam no seu dia a dia, necessidade esta criada pela atualização constante dos referidos programas informáticos. A criação de uma formação que responda a este objetivo deve ser baseada nas teorias educativas já consolidadas, tais como a teoria behaviorista, a cognitivista e a construtivista. Interessa também saber quais as utilizações do e-learning que têm sido realizadas, evitando os erros já cometidos por outros autores, e fazendo uso das suas aplicações, adaptando-as às necessidades da formação em criação. Aliada a esta pesquisa, também se torna importante analisar como se utiliza o e-learning na formação contínua de docentes e não docentes, tornando-se mais um elemento de criação de uma estratégia de formação. O desenho de uma formação não está completo sem a determinação dos stakeholders, bem como pela determinação dos conteúdos a lecionar, da forma como se poderão criar todos os recursos digitais, e estabelecimento de um calendário e determinar os custos associados à formação. Com este trabalho pretende-se apresentar uma sugestão de formação à distância, fundamentada em teorias educativas, para que docentes e não docentes possam atualizar os seus conhecimentos e utilizar sem dificuldades uma nova versão dos programas informáticos que utilizam. Para isso, define-se uma visão clara sobre o que ensinar, como se deve ensinar, que conteúdos se devem criar e que plataforma digital se deve utilizar numa formação de atualização de conhecimentos. |
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Aprendizagem com TIC: uma sugestão de formação à distância para docentes e não docentesTecnologias da Informação e da ComunicaçãoTeorias educativasFormação docente e não docenteE-learningFormação contínuateacher and non-teacher trainingEducational theoriesContinuing educationInformation and Communication TechnologiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoBeneficiando da popularização da Internet e da informática na vida profissional e pessoal dos docentes e não docentes, torna-se como elemento natural a utilização destes meios na atualização de conhecimentos. Ainda mais se torna como algo natural quando esta atualização de conhecimentos visa os próprios programas informáticos que ambas as classes utilizam no seu dia a dia, necessidade esta criada pela atualização constante dos referidos programas informáticos. A criação de uma formação que responda a este objetivo deve ser baseada nas teorias educativas já consolidadas, tais como a teoria behaviorista, a cognitivista e a construtivista. Interessa também saber quais as utilizações do e-learning que têm sido realizadas, evitando os erros já cometidos por outros autores, e fazendo uso das suas aplicações, adaptando-as às necessidades da formação em criação. Aliada a esta pesquisa, também se torna importante analisar como se utiliza o e-learning na formação contínua de docentes e não docentes, tornando-se mais um elemento de criação de uma estratégia de formação. O desenho de uma formação não está completo sem a determinação dos stakeholders, bem como pela determinação dos conteúdos a lecionar, da forma como se poderão criar todos os recursos digitais, e estabelecimento de um calendário e determinar os custos associados à formação. Com este trabalho pretende-se apresentar uma sugestão de formação à distância, fundamentada em teorias educativas, para que docentes e não docentes possam atualizar os seus conhecimentos e utilizar sem dificuldades uma nova versão dos programas informáticos que utilizam. Para isso, define-se uma visão clara sobre o que ensinar, como se deve ensinar, que conteúdos se devem criar e que plataforma digital se deve utilizar numa formação de atualização de conhecimentos.Benefiting from the popularization of the internet and computer science in the professional and personal life of teachers and non-teachers, it becomes a natural element to use these means in updating knowledge. It becomes even more natural when this updating of knowledge aims at the software programs that both classes use in their daily lives, a need created by the constant updating of that software. The creation of training that responds to this objective must be based on already consolidated educational theories, such as the behaviourist, cognitivist and constructivist theory. It is also interesting to know what uses of e-learning have been made, avoiding mistakes already made by other authors, and making use of their applications, adapting them to the needs of the creation of training. In addition to this research, it is also important to analyse how e-learning is used in the ongoing training of teaching and non-teaching staff, becoming another element in the creation of a training strategy. The design of training is not complete without identifying the stakeholders, as well as the selection of the contents to be taught, how to create all the digital resources, and the establishment of a schedule and determine the costs associated with this training. This document intends to present a suggestion of distance learning so that teachers and non-teachers can update their knowledge and use without difficulty a new version of the software they use. For this, a clear vision is defined on what to teach, how to teach, what contents should be created and what digital platform should be used in the training for professional updatingBerredo, Rita Falcão deRUNFigueiredo, Luís Manuel de Almeida2017-07-18T10:21:55Z2017-06-222017-03-302017-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/22034TID:201709430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:09:18Zoai:run.unl.pt:10362/22034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:27:06.883580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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