Aplicação da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200359 |
Resumo: | Resumo: Introdução Este estudo focalizou as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) incorporadas à disciplina Promoção à Saúde 1 (PS1), do curso de Saúde Coletiva de uma universidade pública, na modalidade ‘on-line’ durante a pandemia de COVID-19; Objetivos; analisar as percepções de estudantes quanto à utilização de TDICs no processo ensino-aprendizagem da PS1; Métodos Pesquisa qualitativa de estudo de caso das respostas dos estudantes ao Microsoft Forms. A análise temática dos dados apontou para os núcleos de sentidos: “avaliação dos recursos digitais para os objetivos de aprendizagem”, “consequência da inclusão dos Determinantes Sociais de Saúde (DSS), da atuação intersetorial e da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) na formação profissional de Gestor” e “potencial da interação dos grupos para a construção da aprendizagem; Resultados O uso das TDICs foi considerado importante estratégia na mediação dos estudantes com os objetivos/conteúdos trabalhados para sua formação como gestores. Seus depoimentos demonstraram a relevância da inclusão dos DSS, da atuação intersetorial e da formação profissional conectada à PNPS para atuarem como futuros gestores e para desenvolverem habilidades de pensamento crítico. Os relatos desvelam existência de interação nos grupos para atividades de construção conjunta. Conclusões. O uso das TDICs proporcionou experiências múltiplas de aprendizagem, potencializou a apropriação/aplicação dos DSS e das parcerias intersetoriais nas ações registradas no Projeto de Gestor. Assim, o estudo de caso permitiu à professora refletir sobre sua atuação e desenvolver lentes para ampliar a compreensão do modo como os estudantes aprendem a ser/agir no mundo. |
id |
RCAP_540ad4120ddf2547a29fbdab98fe5787 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-77702021000200359 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aplicação da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação no Ensino SuperiorTecnologia Digital de Informação e ComunicaçãoTecnologia EducacionalRecursos Digitais.Resumo: Introdução Este estudo focalizou as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) incorporadas à disciplina Promoção à Saúde 1 (PS1), do curso de Saúde Coletiva de uma universidade pública, na modalidade ‘on-line’ durante a pandemia de COVID-19; Objetivos; analisar as percepções de estudantes quanto à utilização de TDICs no processo ensino-aprendizagem da PS1; Métodos Pesquisa qualitativa de estudo de caso das respostas dos estudantes ao Microsoft Forms. A análise temática dos dados apontou para os núcleos de sentidos: “avaliação dos recursos digitais para os objetivos de aprendizagem”, “consequência da inclusão dos Determinantes Sociais de Saúde (DSS), da atuação intersetorial e da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) na formação profissional de Gestor” e “potencial da interação dos grupos para a construção da aprendizagem; Resultados O uso das TDICs foi considerado importante estratégia na mediação dos estudantes com os objetivos/conteúdos trabalhados para sua formação como gestores. Seus depoimentos demonstraram a relevância da inclusão dos DSS, da atuação intersetorial e da formação profissional conectada à PNPS para atuarem como futuros gestores e para desenvolverem habilidades de pensamento crítico. Os relatos desvelam existência de interação nos grupos para atividades de construção conjunta. Conclusões. O uso das TDICs proporcionou experiências múltiplas de aprendizagem, potencializou a apropriação/aplicação dos DSS e das parcerias intersetoriais nas ações registradas no Projeto de Gestor. Assim, o estudo de caso permitiu à professora refletir sobre sua atuação e desenvolver lentes para ampliar a compreensão do modo como os estudantes aprendem a ser/agir no mundo.Ludomedia2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200359New Trends in Qualitative Research v.7 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200359Albuquerque,OlgaConceição,Maria HosanaMelis,Maria FernandaMartins,Alberto MesaqueAlbuquerque,Felipe Moreira deBerbel,Neusiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:06Zoai:scielo:S2184-77702021000200359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:33.089131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação no Ensino Superior |
title |
Aplicação da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação no Ensino Superior |
spellingShingle |
Aplicação da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação no Ensino Superior Albuquerque,Olga Tecnologia Digital de Informação e Comunicação Tecnologia Educacional Recursos Digitais. |
title_short |
Aplicação da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação no Ensino Superior |
title_full |
Aplicação da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação no Ensino Superior |
title_fullStr |
Aplicação da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Aplicação da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação no Ensino Superior |
title_sort |
Aplicação da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação no Ensino Superior |
author |
Albuquerque,Olga |
author_facet |
Albuquerque,Olga Conceição,Maria Hosana Melis,Maria Fernanda Martins,Alberto Mesaque Albuquerque,Felipe Moreira de Berbel,Neusi |
author_role |
author |
author2 |
Conceição,Maria Hosana Melis,Maria Fernanda Martins,Alberto Mesaque Albuquerque,Felipe Moreira de Berbel,Neusi |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque,Olga Conceição,Maria Hosana Melis,Maria Fernanda Martins,Alberto Mesaque Albuquerque,Felipe Moreira de Berbel,Neusi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Digital de Informação e Comunicação Tecnologia Educacional Recursos Digitais. |
topic |
Tecnologia Digital de Informação e Comunicação Tecnologia Educacional Recursos Digitais. |
description |
Resumo: Introdução Este estudo focalizou as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) incorporadas à disciplina Promoção à Saúde 1 (PS1), do curso de Saúde Coletiva de uma universidade pública, na modalidade ‘on-line’ durante a pandemia de COVID-19; Objetivos; analisar as percepções de estudantes quanto à utilização de TDICs no processo ensino-aprendizagem da PS1; Métodos Pesquisa qualitativa de estudo de caso das respostas dos estudantes ao Microsoft Forms. A análise temática dos dados apontou para os núcleos de sentidos: “avaliação dos recursos digitais para os objetivos de aprendizagem”, “consequência da inclusão dos Determinantes Sociais de Saúde (DSS), da atuação intersetorial e da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) na formação profissional de Gestor” e “potencial da interação dos grupos para a construção da aprendizagem; Resultados O uso das TDICs foi considerado importante estratégia na mediação dos estudantes com os objetivos/conteúdos trabalhados para sua formação como gestores. Seus depoimentos demonstraram a relevância da inclusão dos DSS, da atuação intersetorial e da formação profissional conectada à PNPS para atuarem como futuros gestores e para desenvolverem habilidades de pensamento crítico. Os relatos desvelam existência de interação nos grupos para atividades de construção conjunta. Conclusões. O uso das TDICs proporcionou experiências múltiplas de aprendizagem, potencializou a apropriação/aplicação dos DSS e das parcerias intersetoriais nas ações registradas no Projeto de Gestor. Assim, o estudo de caso permitiu à professora refletir sobre sua atuação e desenvolver lentes para ampliar a compreensão do modo como os estudantes aprendem a ser/agir no mundo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200359 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research v.7 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137409161494528 |