Inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo através das disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/8188 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio encontra-se composto por duas partes, a primeira parte é referente à Prática de Ensino Supervisionada que ocorreu em três fases, PES I, PES II e PES III, e a segunda parte referente ao Projeto de Investigação. O Projeto de Investigação aborda através da perspetiva dos professores de Educação Visual e Tecnológica de que forma estas disciplinas, podem ser promotoras da inclusão dos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Para tal, foi realizado um enquadramento teórico, que serviu de base ao presente estudo, relativo às caraterísticas da Perturbação do Espectro do Autismo, foi problematizada a inclusão destes alunos nas escolas regulares, a valência de Educação Visual e de Educação Tecnológica para o desenvolvimento integral de cada indivíduo, bem como o ensino de EV e ET e os alunos com PEA. No que concerne à natureza empírica da investigação, a mesma é de natureza quantitativa e qualitativa, ou seja, mista. Foi utilizada uma metodologia descritiva, onde recorremos ao inquérito por questionário, que visou obter a opinião dos professores de EVT relativamente à inclusão dos alunos com PEA através destas disciplinas. Através dos dados recolhidos ficamos a perceber que os professores de EVT consideram as disciplinas de EV e de ET como promotoras da inclusão de alunos com PEA, devido ao caráter prático das mesmas, que possibilita que as crianças com PEA se expressem livremente independentemente das suas diferenças ou dificuldades face aos seus pares. Em contrapartida os professores admitem algumas lacunas relativamente à inclusão destes alunos, devido à falta de formação docente e devido também à falta de recursos humanos. |
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Inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo através das disciplinas de Educação Visual e de Educação TecnológicaEducação VisualEducação TecnológicaInclusãoPerturbação do Espectro do Autismo (PEA)Visual EducationTechnological EducationInclusionAutism Spectrum Disorders (ASD)O presente Relatório Final de Estágio encontra-se composto por duas partes, a primeira parte é referente à Prática de Ensino Supervisionada que ocorreu em três fases, PES I, PES II e PES III, e a segunda parte referente ao Projeto de Investigação. O Projeto de Investigação aborda através da perspetiva dos professores de Educação Visual e Tecnológica de que forma estas disciplinas, podem ser promotoras da inclusão dos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Para tal, foi realizado um enquadramento teórico, que serviu de base ao presente estudo, relativo às caraterísticas da Perturbação do Espectro do Autismo, foi problematizada a inclusão destes alunos nas escolas regulares, a valência de Educação Visual e de Educação Tecnológica para o desenvolvimento integral de cada indivíduo, bem como o ensino de EV e ET e os alunos com PEA. No que concerne à natureza empírica da investigação, a mesma é de natureza quantitativa e qualitativa, ou seja, mista. Foi utilizada uma metodologia descritiva, onde recorremos ao inquérito por questionário, que visou obter a opinião dos professores de EVT relativamente à inclusão dos alunos com PEA através destas disciplinas. Através dos dados recolhidos ficamos a perceber que os professores de EVT consideram as disciplinas de EV e de ET como promotoras da inclusão de alunos com PEA, devido ao caráter prático das mesmas, que possibilita que as crianças com PEA se expressem livremente independentemente das suas diferenças ou dificuldades face aos seus pares. Em contrapartida os professores admitem algumas lacunas relativamente à inclusão destes alunos, devido à falta de formação docente e devido também à falta de recursos humanos.This Final Internship Report is made up of two parts: the first part refers to the Supervised Teaching Practice which took place in three phases, PES I, PES II and PES III, and the second part refers to the Research Project. The Research Project looks at how these subjects can promote the inclusion of students with Autism Spectrum Disorders (ASD) from the perspective of Visual and Technological Education teachers. To this end, a theoretical framework was created, which served as the basis for this study, regarding the characteristics of Autism Spectrum Disorder, the inclusion of these students in mainstream schools, the value of Visual Education and Technological Education for the integral development of each individual, as well as the teaching of VE and TE and students with ASD. The empirical nature of the research is quantitative and qualitative, i.e. mixed. A descriptive methodology was used, where we used a questionnaire survey, which aimed to obtain the opinion of EVT teachers regarding the inclusion of students with ASD through these disciplines. From the data collected, we can see that EVT teachers consider EV and ET subjects to promote the inclusion of students with ASD, due to their practical nature, which allows children with ASD to express themselves freely, regardless of their differences or difficulties compared to their peers. On the other hand, the teachers admit to some shortcomings regarding the inclusion of these students, due to a lack of teacher training and a lack of human resources.Pereira, JoséAraújo, Catarina LianeRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLemos, Joana Filipa Azevedo2024-01-18T10:54:57Z2023-12-212023-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8188TID:203470761porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T02:30:57Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:25.385733Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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