A participação dos alunos com perturbação do espectro do autismo nas actividades da escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Inês Pinheiro de Castilho Teixeira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3317
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_d943b93fd9f211e6129dcdc9c6e76930
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3317
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação dos alunos com perturbação do espectro do autismo nas actividades da escola regularInclusãoPerturbação do espectro do autismoParticipaçãoInclusionAutism spectrum disordersParticipationDissertação de Mestrado em Psicologia Educacional apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioEste estudo pretendeu estudar a participação dos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) na escola regular. Assim, pretendeu-se caracterizar a participação destes alunos com um questionário realizado aos seus colegas de turma do ensino regular, um questionário aplicado ao professor da turma/director de turma e uma entrevista realizada a quatro assistentes operacionais. Pretendeu-se também compreender a associação entre a qualidade da participação e a idade dos alunos, hipotetizando-se uma associação negativa. A localização do aluno com PEA na sala de aula também foi estudada, no sentido de compreender a sua influência na qualidade da participação dos alunos com PEA, colocando-se a hipótese de que existe uma influência. Finalmente, pretendeu-se estudar o efeito da existência ou não de contacto prévio dos alunos do ensino regular com sujeitos com PEA fora na escola na qualidade da participação dos alunos com PEA, colocando-se a hipótese da existência de um efeito significativo. Os resultados permitiram perceber que existe uma percepção positiva face aos alunos com PEA e ao seu comportamento, comportamentos pouco frequentes que impliquem interacção com os mesmos, sentimentos positivos relativamente à sua presença na escola e na sala de aula e uma aceitação positiva dos mesmos no grupo de pares dos alunos com desenvolvimento normal, resultados maioritariamente concordantes com as restantes fontes de informação. Verificou-se uma associação negativa entre a qualidade da participação e a idade, um efeito significativo da localização do aluno com PEA na sala de aula na qualidade da sua participação mas não um efeito significativo do contacto prévio dos alunos com desenvolvimento normal com outros sujeitos com PEA fora da escola.ABSTRACT: The purpose of this study is to address the participation of students with Autism Spectrum Disorders (ASD) in the mainstream school. For that being, we characterized the participation of this students with a questionnaire to the students of the mainstream classes in which the students with ASD were included, a questionnaire applied to each class teacher/head teacher and an interview to four of the school support staff. The goal was also to understand the association between the age of the students and the quality of the participation of the students with ASD, defining the hypothesis that there is a negative association between them. The place where the student with ASD sits in the mainstream classroom was also studied, trying to understand if it has influence on the quality of the participation of the ASD students, defining the hypothesis that there is an influence. Finally, we wanted to understand the effect of previous contact with people with ASD outside the school environment by the students with normal development on the quality of the participation of students with ASD. We hypothesised that there is a significant effect. The results showed a good perception of the students with ASD and their behaviour, a low frequency of behaviours involving interaction with these students, positive feelings regarding their presence in the school and in the class and an overall positive acceptance of them in the students with normal development peer groups. These results are mostly consistent across the different sources of information. We found a negative association between the quality of the participation and age, a significant effect of the location of the student with ASD on the quality of his participation but not a significant effect of previous contact by the students with normal development with other people with ASD outside the school environment.Morgado, JoséRepositório do ISPAMatos, Inês Pinheiro de Castilho Teixeira de2015-01-21T20:32:02Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3317201095629porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:11Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:14.771979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação dos alunos com perturbação do espectro do autismo nas actividades da escola regular
title A participação dos alunos com perturbação do espectro do autismo nas actividades da escola regular
spellingShingle A participação dos alunos com perturbação do espectro do autismo nas actividades da escola regular
Matos, Inês Pinheiro de Castilho Teixeira de
Inclusão
Perturbação do espectro do autismo
Participação
Inclusion
Autism spectrum disorders
Participation
title_short A participação dos alunos com perturbação do espectro do autismo nas actividades da escola regular
title_full A participação dos alunos com perturbação do espectro do autismo nas actividades da escola regular
title_fullStr A participação dos alunos com perturbação do espectro do autismo nas actividades da escola regular
title_full_unstemmed A participação dos alunos com perturbação do espectro do autismo nas actividades da escola regular
title_sort A participação dos alunos com perturbação do espectro do autismo nas actividades da escola regular
author Matos, Inês Pinheiro de Castilho Teixeira de
author_facet Matos, Inês Pinheiro de Castilho Teixeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, José
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Inês Pinheiro de Castilho Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Perturbação do espectro do autismo
Participação
Inclusion
Autism spectrum disorders
Participation
topic Inclusão
Perturbação do espectro do autismo
Participação
Inclusion
Autism spectrum disorders
Participation
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2015-01-21T20:32:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3317
201095629
url http://hdl.handle.net/10400.12/3317
identifier_str_mv 201095629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130073595379712