Dinâmicas culturais como detonantes do desenvolvimento local: proposta para a cidade da Covilhã
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2263 |
Resumo: | Nos últimos anos tem-se assistido a um movimento global que repensa o planeamento, o desenvolvimento e a gestão das cidades: as “cidades criativas”. Este conceito surgiu no final dos anos 80 do século XX como resposta ao facto das cidades se estarem a debater e a reestruturar com as mudanças das condições globais económicas e sociais. Na última década esta temática tem sido bastante desenvolvida e aplicada, destacando-se nos meios académicos e políticos. Como principais impulsionadores deste conceito surgiram teóricos como Richard Florida ou Charles Landry. As “cidades criativas” são cidades em que o desenvolvimento urbano é estimulado e apoiado através de actividades criativas e culturais, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Deste modo, o conceito de cidade criativa tem como elemento fundamental a cultura, cultura esta que deve conduzir à humanização e revitalização das cidades, tornandoas mais eficientes e produtivas, conseguindo estimular a imaginação e talento dos cidadãos. Nas “cidades criativas” valoriza-se a diversidade cultural e social e ambiciona-se a constituição de espaços urbanos com qualidade, onde é agradável viver, trabalhar e estudar. Considerar a realidade cultural e criativa de uma cidade na criação dos seus diversos espaços, numa perspectiva de planeamento contemporâneo, pode promover as bases para a criação de novas competitividades e intervenções urbanas. O papel dos arquitectos no desenvolvimento das cidades criativas é fundamental, bem como misto. Para além de fazerem parte da classe criativa que “constrói” e dinamiza estas cidades, também beneficiam em grande parte da plataforma que é criada. Os arquitectos têm um papel essencial na cidade visto que são eles que idealizam grande parte do ambiente construído, pesando também sobre eles a responsabilidade da criação de espaços humanizados e agradáveis, e, no contexto desta dissertação, novos espaços para a experimentação, a inovação e o espírito empresarial, que fomentem ambientes favoráveis à criatividade, cultura e interacção social, “contagiando” positivamente toda a região e sociedade em que se inserem. Nesta dissertação realizou-se uma investigação teórica profunda acerca deste novo paradigma de desenvolvimento das cidades, focando-se o tipo de espaços e infra-estruturas que a classe criativa procura. Foi realizado um diagnóstico à cidade da Covilhã que permitiu concluir que esta cidade reúne condições favoráveis, cumpre alguns dos requisitos básicos e demonstra potencial para que se possa apostar no desenvolvimento de uma “economia criativa” e para atingir muitas das características das “cidades criativas”. Com base neste diagnóstico e nos conhecimentos teóricos adquiridos com a investigação foram criadas uma série de estratégias de desenvolvimento cultural e criativo e propostas de intervenção arquitectónica para a Covilhã. O conjunto de soluções arquitectónicas apresentado consiste na proposta de três infraestruturas de suporte à cultura e à criatividade de carácter público, estrategicamente relacionadas, situadas em diferentes espaços (actuais vazios urbanos/ruínas) no centro histórico da cidade, mais precisamente na zona intra-muralhas. |
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Deste modo, o conceito de cidade criativa tem como elemento fundamental a cultura, cultura esta que deve conduzir à humanização e revitalização das cidades, tornandoas mais eficientes e produtivas, conseguindo estimular a imaginação e talento dos cidadãos. Nas “cidades criativas” valoriza-se a diversidade cultural e social e ambiciona-se a constituição de espaços urbanos com qualidade, onde é agradável viver, trabalhar e estudar. Considerar a realidade cultural e criativa de uma cidade na criação dos seus diversos espaços, numa perspectiva de planeamento contemporâneo, pode promover as bases para a criação de novas competitividades e intervenções urbanas. O papel dos arquitectos no desenvolvimento das cidades criativas é fundamental, bem como misto. Para além de fazerem parte da classe criativa que “constrói” e dinamiza estas cidades, também beneficiam em grande parte da plataforma que é criada. Os arquitectos têm um papel essencial na cidade visto que são eles que idealizam grande parte do ambiente construído, pesando também sobre eles a responsabilidade da criação de espaços humanizados e agradáveis, e, no contexto desta dissertação, novos espaços para a experimentação, a inovação e o espírito empresarial, que fomentem ambientes favoráveis à criatividade, cultura e interacção social, “contagiando” positivamente toda a região e sociedade em que se inserem. Nesta dissertação realizou-se uma investigação teórica profunda acerca deste novo paradigma de desenvolvimento das cidades, focando-se o tipo de espaços e infra-estruturas que a classe criativa procura. Foi realizado um diagnóstico à cidade da Covilhã que permitiu concluir que esta cidade reúne condições favoráveis, cumpre alguns dos requisitos básicos e demonstra potencial para que se possa apostar no desenvolvimento de uma “economia criativa” e para atingir muitas das características das “cidades criativas”. Com base neste diagnóstico e nos conhecimentos teóricos adquiridos com a investigação foram criadas uma série de estratégias de desenvolvimento cultural e criativo e propostas de intervenção arquitectónica para a Covilhã. O conjunto de soluções arquitectónicas apresentado consiste na proposta de três infraestruturas de suporte à cultura e à criatividade de carácter público, estrategicamente relacionadas, situadas em diferentes espaços (actuais vazios urbanos/ruínas) no centro histórico da cidade, mais precisamente na zona intra-muralhas.Recently there has been a global movement that rethinks the planning, development and management of cities: the “creative cities”. This concept emerged in the late 80´s of the twentieth century in response to the fact that cities were restructuring with the changes of the economic and social global conditions. Over the last decade this issue has been extensively developed and applied, especially in academic and political circles. Theorists like Richard Florida or Charles Landry emerged as key drivers of this concept. The “creative cities” are cities where urban development is stimulated and supported by creative and cultural activities, in order to improve the citizens quality of life. Therefore, the creative city concept has culture as an essential element, which should lead to the humanization and revitalization of cities, making them more efficient and productive, achieving the stimulation of the citizens imagination and talent. In the “creative cities” the cultural and social diversity is valued and the ambition is the creation of urban spaces with quality, where it is pleasant to live, work and study. Take into account the creative and cultural reality of a city in the creation of its several spaces, in a contemporary planning perspective, can promote the foundations for the creation of new competitiveness and urban interventions. The role of architects in the development of creative cities is essential, as well as mixed. In addition to being part of the creative class who “builds” and stimulates these cities, they also benefit largely from the platform that is created. Architects have a key role in the city because they are who idealize much of the built environment. They are also responsible for creating humanized and pleasant spaces and, in the context of this thesis, new spaces for experimentation, innovation and entrepreneurship that foster environments conductive to creativity, culture and social interaction, influencing positively the whole region and society in which they are located. In this thesis was carried out a deep investigation about this new paradigm of development of cities, focusing on the type of spaces and infrastructures that creative class seeks. It was made a diagnostic to the city of Covilhã which concluded that the city have favorable conditions, fulfills some basic requirements and demonstrates potential to invest in the development of a “creative economy” and to achieve many of the characteristics of the “creative cities”. Based on this diagnostic and on the knowledge acquired from the investigation, it was created a set of cultural and creative development strategies and architectural intervention proposals for the city of Covilhã. The created set of architectural solutions consists in the proposal of three public cultural and creative infrastructures, strategically related, located in different spaces (current urban voids / ruins) in the historic city center, more precisely in the intra-walls area.Candela Suárez, MaríaJular, Jorge Eduardo RamosuBibliorumCarvalho, Joana Manteigueiro de2014-09-11T15:22:11Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttp://hdl.handle.net/10400.6/2263porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:12Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:58.151205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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