Caracterização do Estado de degradação dos elementos interiores de edifícios escolares em serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Wilson
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/9794
Resumo: A presente dissertação tem como principal objetivo a caracterização do estado de degradação dos elementos interiores de edifícios escolares em serviço. Foram objeto de estudo duas escolas básicas de primeiro ciclo, às quais foram realizadas inspeções para verificação das diversas anomalias apresentadas pelos elementos interiores, com vista à caracterização do estado de degradação dos mesmos. A caracterização funcional e construtiva das escolas, associada às informações recolhidas pelas inspeções, permitiu a organização de uma base de dados que foi usada para a realização de uma análise estatística. A metodologia utilizada para a caracterização das duas escolas visou a atribuição de níveis de gravidade às anomalias. Simultaneamente, fez-se referência em que espaços funcionais das escolas as anomalias se localizavam, bem como quais os elementos fonte de manutenção afetados. Esta informação permitiu a caracterização do estado de degradação dos elementos interiores da construção e respetivos espaços funcionais. Com o acesso ao registo das anomalias identificadas nestas escolas em 2007 e utilizando a mesma metodologia verificou-se, com a comparação de níveis de gravidade, a evolução do estado de degradação das duas escolas, analisando ocorrência das atividades de manutenção periodicamente estipuladas. As anomalias com maior recorrência nas escolas referem-se ao descasque e à escamação, maioritariamente nos revestimentos de paredes e nas pinturas, e referem-se também ao deficiente funcionamento de alguns equipamentos, que resultaram da ausência da manutenção prevista. Algumas anomalias têm relação direta com humidade, nomeadamente infiltrações,empolamentos e descasque de pinturas. Com a comparação de resultados obtidos pela classificação das anomalias presenciadas em 2013 e em 2007, concluiu-se que maioritariamente foi mantido o estado de degradação durante o intervalo entre as duas inspeções. Com a conclusão deste trabalho verificou-se que, se as atividades de manutenção tivessem sido realizadas mediante os prazos estipulados, muitas das anomalias não teria ocorrido, levando ao prolongamento do nível funcional dos diversos elementos da construção.
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Simultaneamente, fez-se referência em que espaços funcionais das escolas as anomalias se localizavam, bem como quais os elementos fonte de manutenção afetados. Esta informação permitiu a caracterização do estado de degradação dos elementos interiores da construção e respetivos espaços funcionais. Com o acesso ao registo das anomalias identificadas nestas escolas em 2007 e utilizando a mesma metodologia verificou-se, com a comparação de níveis de gravidade, a evolução do estado de degradação das duas escolas, analisando ocorrência das atividades de manutenção periodicamente estipuladas. As anomalias com maior recorrência nas escolas referem-se ao descasque e à escamação, maioritariamente nos revestimentos de paredes e nas pinturas, e referem-se também ao deficiente funcionamento de alguns equipamentos, que resultaram da ausência da manutenção prevista. Algumas anomalias têm relação direta com humidade, nomeadamente infiltrações,empolamentos e descasque de pinturas. Com a comparação de resultados obtidos pela classificação das anomalias presenciadas em 2013 e em 2007, concluiu-se que maioritariamente foi mantido o estado de degradação durante o intervalo entre as duas inspeções. Com a conclusão deste trabalho verificou-se que, se as atividades de manutenção tivessem sido realizadas mediante os prazos estipulados, muitas das anomalias não teria ocorrido, levando ao prolongamento do nível funcional dos diversos elementos da construção.Abstract The main objective of the present dissertation is the characterization of the state of degradation for the interior elements of school buildings in service. It has been studied two elementary shools, to which inspections were performed for verification of the various anomalies presented by the interior elements, in order to characterize the state of their degradation. The functional and constructive characterization of schools, combined with the information gathered by inspections, allowed the organization of a database that was used to perform a statistical analysis. The methodology used for the characterization of the two schools was aimed at assigning severity levels to anomalies. Simultaneously, reference was made in which functional areas of schools the anomalies were located, as well as which maintenance source elements were affected. This information allowed the characterization of the state of degradation of the construction interior elements and respective functional areas. With access to the record of the anomalies identified in these schools in 2007 and using the same methodology was verified, by comparing the severity levels, the evolution of the state of degradation of the two schools, analyzing the occurrence of periodic maintenance activities stipulated. The anomalies with higher recurrence in schools refer to shelling and peeling, mainly in wall coverings and paintings, and also refer to malfunction of some equipment, which resulted from the absence of scheduled maintenance. Some anomalies are directly related to humidity, including leakage, blistering and shelling of paintings. With the comparison of results obtained by the classification of the anomalies detected in 2013 and 2007, was concluded that it was largely kept the state of degradation during the interval between two inspections. With the conclusion of this work it was found that, if the maintenance activities had been carried out by the deadlines, most of the anomalies would not have occurred, leading to the extension of the functional level of the various elements of construction.Colen, InêsMª Cancela, SilvaRepositório ComumNogueira, Wilson2015-09-17T08:38:34Z2013-112014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/9794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:55:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/9794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:54:16.111843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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