Fotossíntese: bio fotossensibilidade aplicada à cerâmica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5131 |
Resumo: | Esta investigação visa o desenvolvimento de uma coleção de objetos, que procura criar novas relações e potenciar ao utilizador um conjunto de novas experiências relacionadas com a sua vivência com o mundo e com a natureza. A partir da exploração e utilização de um método fotográfico histórico designado antotipia, foi desenvolvido um processo de geração e preservação de imagens sobre superfícies cerâmicas. A cerâmica torna-se fotossensível, quando revestida por uma emulsão fotográfica extraída de plantas. A sensibilidade à luz provém do uso de pigmentos fotossintéticos, retirados de flores e vegetais que se encontram facilmente no nosso quotidiano. A utilização de positivos fotográficos e a ação do sol permite a criação de imagens na superfície das peças cerâmicas. Através deste processo, procuro enfatizar uma dimensão poética ligada ao uso de objetos no quotidiano, que vai para além das necessidades práticas e funcionais destes. |
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Esta investigação visa o desenvolvimento de uma coleção de objetos, que procura criar novas relações e potenciar ao utilizador um conjunto de novas experiências relacionadas com a sua vivência com o mundo e com a natureza. A partir da exploração e utilização de um método fotográfico histórico designado antotipia, foi desenvolvido um processo de geração e preservação de imagens sobre superfícies cerâmicas. A cerâmica torna-se fotossensível, quando revestida por uma emulsão fotográfica extraída de plantas. A sensibilidade à luz provém do uso de pigmentos fotossintéticos, retirados de flores e vegetais que se encontram facilmente no nosso quotidiano. A utilização de positivos fotográficos e a ação do sol permite a criação de imagens na superfície das peças cerâmicas. Através deste processo, procuro enfatizar uma dimensão poética ligada ao uso de objetos no quotidiano, que vai para além das necessidades práticas e funcionais destes. |
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