A medida socioeducativa de semiliberdade e seu potencial transformador: estudo de caso realizado em uma unidade feminina do distrito federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Alessandra
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Delgado, Luísa, Madeira, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1973
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma discussão sobre a Educação no Sistema Socioeducativo e seus desdobramentos, explicitando a complexidade desta temática, principalmente sobre as medidas privativas e restritivas de liberdade feminina. Investigou-se a relação que as adolescentes em conflito com a lei estabeleceram com a unidade socioeducativa e como essa relação poderá contribuir para a reconstrução de suas vidas. A metodologia adotada foi à qualitativa, por meio da observação participante e de entrevistas semiestruturadas realizadas a partir dos princípios da História Oral Temática. A apreciação das entrevistas realizou-se a partir da utilização da Análise de Conteúdo Categorial. Identificou-se que o primordial para a efetividade da medida socioeducativa foi à relação estabelecida entre as adolescentes e a unidade socioeducativa, ou seja, esta relação contribuiu significativamente para o início da reconstrução da trajetória de vida delas.
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