A comunicação interna numa organização sem fins lucrativos: estudo aplicado à ARCIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sério, Salomé Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/21916
Resumo: A comunicação interna é uma ferramenta de extrema importância e determinante no sucesso de uma organização, independentemente do seu tamanho, estatuto e área de atuação. As organizações não-governamentais sem fins lucrativos não são exceção, necessitando igualmente de usar a comunicação como ferramenta estratégica no alcance dos seus objetivos. Uma comunicação eficaz é essencial para estas organizações que procuram não só consolidar a sua imagem mas também angariar doações, apoios, patrocínios e voluntários. Para isso, o seu público interno tem de ser considerado como peça fundamental na conquista desses objetivos. De acordo com Crescitelli (2005), que o público interno é um componente ativo no processo comunicativo e de interação com a organização, ao invés de um mero cumpridor de tarefas. Já Welch & Jackson (2007) consideravam que “construir uma comunicação interna eficaz é crucial para o sucesso de uma organização, pois afeta a habilidade dos gestores estratégicos em estabelecer relações com os colaboradores e em alcançar os seus objetivos”. Sendo as organizações sistemas complexos, a comunicação interna pode beneficiar a coesão organizacional, pois ela é essencial para o bom funcionamento das organizações e um diferencial competitivo num mercado cada vez mais aberto. As organizações que possuem um bom sistema de comunicação interna são capazes de conseguir um planeamento estratégico mais eficaz, onde a informação flui com maior rapidez e facilidade. Este estudo foca-se numa organização em particular, a ARCIL - Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã, centrando-se na compreensão do funcionamento da CI. O objetivo é auditar a CI nesta organização, de modo a compreender a sua dinâmica, numa perspetiva de melhoria contínua.
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