Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lia Raquel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44080
Resumo: Conteúdos Educativas e Novas Literacias é uma disciplina do mestrado em Educação, Tecnologia Educativa, da Universidade do Minho. Entende-se o conceito de literacia de forma abrangente, reportando-se a todo um conjunto sofi sticado de atividades signifi cativas, situadas em contextos específi cos. Narra-se e discute-se aqui a forma como a disciplina foi organizada, funcionou e foi avaliada — inteiramente online para catorze estudantes e blended para oito —, focando as possibilidades/limitações de mediação providenciadas pela tecnologia, tendo em vista a superação da distância transacional e a valorização da comunicação interpessoal. Conclui-se que as possibilidades de superação desta distância dependem, especialmente, do professor.
id RCAP_547d8dce37054b2b613b82b3ae7780e2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44080
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacionalRien ne vaut la chaleur de la présence humaine: shortening the transactional distancePedagogia universitáriaPedagogia onlineEnsino a distânciaDistância transacionalNovas literaciasHigher education pedagogyOnline pedagogyDistance teachingTransacional distanceNew literaciesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoConteúdos Educativas e Novas Literacias é uma disciplina do mestrado em Educação, Tecnologia Educativa, da Universidade do Minho. Entende-se o conceito de literacia de forma abrangente, reportando-se a todo um conjunto sofi sticado de atividades signifi cativas, situadas em contextos específi cos. Narra-se e discute-se aqui a forma como a disciplina foi organizada, funcionou e foi avaliada — inteiramente online para catorze estudantes e blended para oito —, focando as possibilidades/limitações de mediação providenciadas pela tecnologia, tendo em vista a superação da distância transacional e a valorização da comunicação interpessoal. Conclui-se que as possibilidades de superação desta distância dependem, especialmente, do professor.Educational Content and New Literacies is a subject from the Master in Education, Educational Technology, from University of Minho. The concept of literacy is a broad one reporting to a wide set of sofi sticated signifi cant activities, situated in specifi c contexts. We present and discuss the way the subject/course was organized, functionned and was evalueted — entirely online for fourtheen students and blended for eight —, focussing the mediation possibilities/limitations provided by technology, aiming to superate de transactional distance and enhancing the interpersonal communication. We conclude that the possibilities to overcome that distance depends, in particular, of the teacher.Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade do MinhoOliveira, Lia Raquel20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44080porOliveira, L. R. (2015). Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional. Educativa,v.8, n.1 (2015), pp. 168-188 http://dx.doi.org/10.18224/educ.v18.n1.2015.168-1881415-04921983-777110.18224/educ.v18.n1.2015.168-188http://seer.ucg.br/index.php/educativa/article/view/4265info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:26.504108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: shortening the transactional distance
title Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
spellingShingle Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
Oliveira, Lia Raquel
Pedagogia universitária
Pedagogia online
Ensino a distância
Distância transacional
Novas literacias
Higher education pedagogy
Online pedagogy
Distance teaching
Transacional distance
New literacies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
title_full Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
title_fullStr Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
title_full_unstemmed Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
title_sort Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
author Oliveira, Lia Raquel
author_facet Oliveira, Lia Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lia Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia universitária
Pedagogia online
Ensino a distância
Distância transacional
Novas literacias
Higher education pedagogy
Online pedagogy
Distance teaching
Transacional distance
New literacies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pedagogia universitária
Pedagogia online
Ensino a distância
Distância transacional
Novas literacias
Higher education pedagogy
Online pedagogy
Distance teaching
Transacional distance
New literacies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Conteúdos Educativas e Novas Literacias é uma disciplina do mestrado em Educação, Tecnologia Educativa, da Universidade do Minho. Entende-se o conceito de literacia de forma abrangente, reportando-se a todo um conjunto sofi sticado de atividades signifi cativas, situadas em contextos específi cos. Narra-se e discute-se aqui a forma como a disciplina foi organizada, funcionou e foi avaliada — inteiramente online para catorze estudantes e blended para oito —, focando as possibilidades/limitações de mediação providenciadas pela tecnologia, tendo em vista a superação da distância transacional e a valorização da comunicação interpessoal. Conclui-se que as possibilidades de superação desta distância dependem, especialmente, do professor.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/44080
url http://hdl.handle.net/1822/44080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, L. R. (2015). Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional. Educativa,v.8, n.1 (2015), pp. 168-188 http://dx.doi.org/10.18224/educ.v18.n1.2015.168-188
1415-0492
1983-7771
10.18224/educ.v18.n1.2015.168-188
http://seer.ucg.br/index.php/educativa/article/view/4265
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132738682355712