Novos mecanismos de atração de candidatos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Inês Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11445
Resumo: O recrutamento tem vindo a receber especial atenção nos últimos anos, tanto por parte dos estudos académicos como dos profissionais. As redes sociais em contexto do processo de recrutamento colocam, atualmente, em perspetiva algumas das práticas deste método. Neste sentido, o principal propósito desta investigação é o de compreender a compatibilização entre as práticas dos recrutadores ao nível da atração de candidatos nas redes sociais e as expectativas destes últimos quando procuram ofertas de emprego via redes sociais. De modo a cumprir este objetivo, o trabalho que aqui se apresenta foi desenvolvido em duas partes estruturais. Primeiramente, será apresentado o tema através de uma abordagem teórica retratando questões ligadas ao objeto de trabalho por via do contributo de vários autores. Numa segunda parte, são apresentados dois estudos empíricos distintos, mas complementares, de forma a esclarecer as questões que constituem o problema de investigação. Este trabalho permitiu gerar um conjunto de considerações e aplicações ao nível teórico, empírico e prático. Ao nível teórico abordam-se questões ligadas à Gestão de Recursos Humanos, à importância da atração eficaz de candidatos e o papel das Redes Sociais e o seu impacto ao nível do processo de recrutamento. Ao nível empírico, através da recolha de informação e fundamentação através do contributo de atores envolvidos no processo de recrutamento. Por último, sugerem-se um conjunto de sugestões que poderão ser considerados a nível prático.
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