Produtos tecnológicos no mercado : marketing mix e estratégias na fase de introdução
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/30310 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial |
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Produtos tecnológicos no mercado : marketing mix e estratégias na fase de introduçãoMarketing-Mixproduto tecnológicointrodução no mercadoestratégia de marketingMarketing-Mixtechnological productintroduced in the marketmarketing strategyMestrado Bolonha em Gestão e Estratégia IndustrialA presente dissertação tem como principal objetivo, clarificar como as quatro variáveis do Marketing Mix se relacionam entre si na ótica do consumidor, aquando da introdução de um produto tecnológico no mercado. De modo a melhor compreender os conceitos envolvidos, foi elaborada uma revisão da literatura existente, a fim de elucidar quais os fatores que melhoram o sucesso na introdução de um produto tecnológico no mercado e relacionar de forma detalhada as quatro variáveis do Marketing Mix. Foram recolhidas respostas de cem pessoas através de um questionário. Os resultados indicam por ordem decrescente de relevância na fase de introdução, respetivamente: Promoção, no sentido da publicidade atribuída ao equipamento; segue-se o Preço; a Promoção já com o interesse manifestado por parte dos consumidores na compra; o Produto e as suas funcionalidades; o Local da compra; os processos de Fabrico e, por último, o Valor e a Durabilidade do equipamento tecnológico. Não foram verificadas diferenças significativas para cada uma das sete dimensões anteriores entre o momento do lançamento e o momento depois do lançamento. Este estudo permitirá elucidar e auxiliar as empresas tecnológicas na melhor Estratégia de Marketing a adotar quando for lançado um novo modelo de produto tecnológico no mercado, uma vez que na ótica do consumidor são explanadas as principais motivações e fatores na hora de comprar.This research work has the objective to clarify how the four variables of the Marketing Mix are related from the consumer's perspective, when a technological product is introduced in the market. In order to better understand the concepts involved, a review of the existing literature was elaborated, to better elucidate which are the critical success factors when a new technological product is introduced in the market and analyze in detail the four variables of the Marketing Mix. One hundred people participated in a direct response questionnaire. The results showed that consumers assign the following order of importance, respectively: Promotion, involved on advertising attributed to the equipment; the Price; the Promotion when the consumers are already interessed; the Product and his functions; the Place of purchase; the Manufacturing processes and finally the Value and Durability of the technological equipment. There were no significant differences for these results between the moment of launch in the market and the moment after launch in the market. This study will elucidate and help companies to follow the best marketing strategy when a technological equipment is introduced in the market and indicates the consumer's perspective and their main motivations.Instituto Superior de Economia e GestãoRodrigues, RicardoRepositório da Universidade de LisboaCandelária, Bernardo Miguel de Matos Raposo de Ornelas2024-03-11T14:25:47Z2024-032024-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30310porCandelária, Bernardo Miguel de Matos Raposo de Ornelas (2024). “Produtos tecnológicos no mercado : marketing mix e estratégias na fase de introdução”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãometadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T01:34:30Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:49.024740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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