Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/captar.v3i2.14458 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões advindas de uma pesquisa sobre as múltiplas possibilidades “do fazer” educação ambiental, tendo como ponto de partida um estudo em etnobotânica que buscou conhecer e valorizar o conhecimento sobre plantas em distritos rurais da cidade de Uberlândia (Minas Gerais/Brasil). Buscou-se envolver crianças, jovens e adultos da comunidade dos distritos de Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama nas diversas linguagens das mídias. As abordagens metodológicas se diferenciaram no percurso investigativo procurando adequar-se à realidade. O elo e princípio norteador das aproximações realizadas junto aos sujeitos da pesquisa foram a utilização de diversas mídias visuais, fotografia e vídeos. A pesquisa foi estruturada em oficinas configuradas como rodas de conversa. Na primeira oficina os participantes registraram, utilizando uma maquina fotográfica, o meio ambiente. As fotografias revelaram uma representação de meio ambiente vinculada ao ambiente natural. Paisagens naturais foram priorizadas no registro das imagens. Na ultima oficina foi produzido coletivamente o documentário “Causos do Cerrado”. O estudo fez interagir o local (tradição do conhecimento popular sobre as plantas) e o global (recursos tecnológicos empregados na produção midiática). |
id |
RCAP_54964e7e60bf8bdca3d6175ca17fc457 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/14458 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popularEste artigo apresenta reflexões advindas de uma pesquisa sobre as múltiplas possibilidades “do fazer” educação ambiental, tendo como ponto de partida um estudo em etnobotânica que buscou conhecer e valorizar o conhecimento sobre plantas em distritos rurais da cidade de Uberlândia (Minas Gerais/Brasil). Buscou-se envolver crianças, jovens e adultos da comunidade dos distritos de Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama nas diversas linguagens das mídias. As abordagens metodológicas se diferenciaram no percurso investigativo procurando adequar-se à realidade. O elo e princípio norteador das aproximações realizadas junto aos sujeitos da pesquisa foram a utilização de diversas mídias visuais, fotografia e vídeos. A pesquisa foi estruturada em oficinas configuradas como rodas de conversa. Na primeira oficina os participantes registraram, utilizando uma maquina fotográfica, o meio ambiente. As fotografias revelaram uma representação de meio ambiente vinculada ao ambiente natural. Paisagens naturais foram priorizadas no registro das imagens. Na ultima oficina foi produzido coletivamente o documentário “Causos do Cerrado”. O estudo fez interagir o local (tradição do conhecimento popular sobre as plantas) e o global (recursos tecnológicos empregados na produção midiática).Revista Captar: Ciência e Ambiente para TodosRevista Captar: Ciência e Ambiente para Todos2011-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/captar.v3i2.14458oai:proa.ua.pt:article/14458Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 3 No 2 (2011); 80-94Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 3 n.º 2 (2011); 80-941647-323Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14458https://doi.org/10.34624/captar.v3i2.14458https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14458/9880https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGuido, Lúcia F. E.Dias, Inez R.Ferreira, Gustavo L.Miranda, Aline B.2022-09-05T12:32:59Zoai:proa.ua.pt:article/14458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:30.545125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular |
title |
Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular |
spellingShingle |
Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular Guido, Lúcia F. E. |
title_short |
Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular |
title_full |
Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular |
title_fullStr |
Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular |
title_full_unstemmed |
Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular |
title_sort |
Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular |
author |
Guido, Lúcia F. E. |
author_facet |
Guido, Lúcia F. E. Dias, Inez R. Ferreira, Gustavo L. Miranda, Aline B. |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Inez R. Ferreira, Gustavo L. Miranda, Aline B. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guido, Lúcia F. E. Dias, Inez R. Ferreira, Gustavo L. Miranda, Aline B. |
description |
Este artigo apresenta reflexões advindas de uma pesquisa sobre as múltiplas possibilidades “do fazer” educação ambiental, tendo como ponto de partida um estudo em etnobotânica que buscou conhecer e valorizar o conhecimento sobre plantas em distritos rurais da cidade de Uberlândia (Minas Gerais/Brasil). Buscou-se envolver crianças, jovens e adultos da comunidade dos distritos de Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama nas diversas linguagens das mídias. As abordagens metodológicas se diferenciaram no percurso investigativo procurando adequar-se à realidade. O elo e princípio norteador das aproximações realizadas junto aos sujeitos da pesquisa foram a utilização de diversas mídias visuais, fotografia e vídeos. A pesquisa foi estruturada em oficinas configuradas como rodas de conversa. Na primeira oficina os participantes registraram, utilizando uma maquina fotográfica, o meio ambiente. As fotografias revelaram uma representação de meio ambiente vinculada ao ambiente natural. Paisagens naturais foram priorizadas no registro das imagens. Na ultima oficina foi produzido coletivamente o documentário “Causos do Cerrado”. O estudo fez interagir o local (tradição do conhecimento popular sobre as plantas) e o global (recursos tecnológicos empregados na produção midiática). |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/captar.v3i2.14458 oai:proa.ua.pt:article/14458 |
url |
https://doi.org/10.34624/captar.v3i2.14458 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/14458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14458 https://doi.org/10.34624/captar.v3i2.14458 https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14458/9880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 3 No 2 (2011); 80-94 Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 3 n.º 2 (2011); 80-94 1647-323X reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129875659882496 |