Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guido, Lúcia F. E.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Dias, Inez R., Ferreira, Gustavo L., Miranda, Aline B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/captar.v3i2.14458
Resumo: Este artigo apresenta reflexões advindas de uma pesquisa sobre as múltiplas possibilidades “do fazer” educação ambiental, tendo como ponto de partida um estudo em etnobotânica que buscou conhecer e valorizar o conhecimento sobre plantas em distritos rurais da cidade de Uberlândia (Minas Gerais/Brasil). Buscou-se envolver crianças, jovens e adultos da comunidade dos distritos de Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama nas diversas linguagens das mídias. As abordagens metodológicas se diferenciaram no percurso investigativo procurando adequar-se à realidade. O elo e princípio norteador das aproximações realizadas junto aos sujeitos da pesquisa foram a utilização de diversas mídias visuais, fotografia e vídeos. A pesquisa foi estruturada em oficinas configuradas como rodas de conversa. Na primeira oficina os participantes registraram, utilizando uma maquina fotográfica, o meio ambiente. As fotografias revelaram uma representação de meio ambiente vinculada ao ambiente natural. Paisagens naturais foram priorizadas no registro das imagens. Na ultima oficina foi produzido coletivamente o documentário “Causos do Cerrado”. O estudo fez interagir o local (tradição do conhecimento popular sobre as plantas) e o global (recursos tecnológicos empregados na produção midiática).
id RCAP_54964e7e60bf8bdca3d6175ca17fc457
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/14458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popularEste artigo apresenta reflexões advindas de uma pesquisa sobre as múltiplas possibilidades “do fazer” educação ambiental, tendo como ponto de partida um estudo em etnobotânica que buscou conhecer e valorizar o conhecimento sobre plantas em distritos rurais da cidade de Uberlândia (Minas Gerais/Brasil). Buscou-se envolver crianças, jovens e adultos da comunidade dos distritos de Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama nas diversas linguagens das mídias. As abordagens metodológicas se diferenciaram no percurso investigativo procurando adequar-se à realidade. O elo e princípio norteador das aproximações realizadas junto aos sujeitos da pesquisa foram a utilização de diversas mídias visuais, fotografia e vídeos. A pesquisa foi estruturada em oficinas configuradas como rodas de conversa. Na primeira oficina os participantes registraram, utilizando uma maquina fotográfica, o meio ambiente. As fotografias revelaram uma representação de meio ambiente vinculada ao ambiente natural. Paisagens naturais foram priorizadas no registro das imagens. Na ultima oficina foi produzido coletivamente o documentário “Causos do Cerrado”. O estudo fez interagir o local (tradição do conhecimento popular sobre as plantas) e o global (recursos tecnológicos empregados na produção midiática).Revista Captar: Ciência e Ambiente para TodosRevista Captar: Ciência e Ambiente para Todos2011-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/captar.v3i2.14458oai:proa.ua.pt:article/14458Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 3 No 2 (2011); 80-94Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 3 n.º 2 (2011); 80-941647-323Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14458https://doi.org/10.34624/captar.v3i2.14458https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14458/9880https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGuido, Lúcia F. E.Dias, Inez R.Ferreira, Gustavo L.Miranda, Aline B.2022-09-05T12:32:59Zoai:proa.ua.pt:article/14458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:30.545125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular
title Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular
spellingShingle Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular
Guido, Lúcia F. E.
title_short Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular
title_full Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular
title_fullStr Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular
title_full_unstemmed Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular
title_sort Histórias do Cerrado: um encontro entre a educação ambiental e a cultura popular
author Guido, Lúcia F. E.
author_facet Guido, Lúcia F. E.
Dias, Inez R.
Ferreira, Gustavo L.
Miranda, Aline B.
author_role author
author2 Dias, Inez R.
Ferreira, Gustavo L.
Miranda, Aline B.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guido, Lúcia F. E.
Dias, Inez R.
Ferreira, Gustavo L.
Miranda, Aline B.
description Este artigo apresenta reflexões advindas de uma pesquisa sobre as múltiplas possibilidades “do fazer” educação ambiental, tendo como ponto de partida um estudo em etnobotânica que buscou conhecer e valorizar o conhecimento sobre plantas em distritos rurais da cidade de Uberlândia (Minas Gerais/Brasil). Buscou-se envolver crianças, jovens e adultos da comunidade dos distritos de Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama nas diversas linguagens das mídias. As abordagens metodológicas se diferenciaram no percurso investigativo procurando adequar-se à realidade. O elo e princípio norteador das aproximações realizadas junto aos sujeitos da pesquisa foram a utilização de diversas mídias visuais, fotografia e vídeos. A pesquisa foi estruturada em oficinas configuradas como rodas de conversa. Na primeira oficina os participantes registraram, utilizando uma maquina fotográfica, o meio ambiente. As fotografias revelaram uma representação de meio ambiente vinculada ao ambiente natural. Paisagens naturais foram priorizadas no registro das imagens. Na ultima oficina foi produzido coletivamente o documentário “Causos do Cerrado”. O estudo fez interagir o local (tradição do conhecimento popular sobre as plantas) e o global (recursos tecnológicos empregados na produção midiática).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/captar.v3i2.14458
oai:proa.ua.pt:article/14458
url https://doi.org/10.34624/captar.v3i2.14458
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/14458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14458
https://doi.org/10.34624/captar.v3i2.14458
https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14458/9880
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 3 No 2 (2011); 80-94
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 3 n.º 2 (2011); 80-94
1647-323X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129875659882496