O papel da comunicação na gestão de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12747 |
Resumo: | O presente estudo investigou o papel da comunicação na gestão e nos seus processos mais relevantes. Assim, tendo como objeto de estudo o instituto federal de Minas Gerais/Brasil, pretendeu-se, a partir do seu principal documento norteador denominado de Plano de desenvolvimento institucional (PDI), encontrar respostas que nos ajudassem a esclarecer esta problemática. Entretanto, nada adiantaria um documento que coloca a comunicação como ferramenta estratégica e não contar com gestores que as utilizem de forma sistêmica e planeada. Assim, o trabalho procurou Identificar também a importância atribuída pelos gestores à comunicação. Avaliou-se qual o entendimento da gestão sobre o uso estratégico da comunicação e buscou-se compreender a função da comunicação em seus processos junto aos gestores. Como técnica de recolha de dados, foi utilizada a entrevista standartizada aberta e a pesquisa documental, tendo o Plano de desenvolvimento institucional como fonte primária, junto com a pesquisa bibliográfica relevante ao tema em estudo. Foi feita uma análise qualitativa, usando como estratégia o estudo de caso. Após o levantamento dos dados da entrevista, análise documental tendo os elementos confrontados, chegou-se a um cenário em que o principal documento norteador e gestores divergiram sobre a atribuição que a comunicação deveria desempenhar, mostrando um ambiente desfaforável ao seu desenvolvimento. Assim, a análise dos dados recolhidos com os gestores, também demonstrou que, mesmo com envolvimento da gestão e avanços em programas e projetos importantes e com o principal documento institucional colocando-a como estratégica, a comunicação está limitada a desenvolver determinada área de resultado, e não a instituição inteira, sendo assim, essencialmente tática. |
id |
RCAP_54b42d122f6663e1aff5f7fe32b3edd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12747 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da comunicação na gestão de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica brasileiraEducação ProfissionalGestãoServiço PúblicoComunicaçãoProfessional EducationManagementPublic ServiceCommunicationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo investigou o papel da comunicação na gestão e nos seus processos mais relevantes. Assim, tendo como objeto de estudo o instituto federal de Minas Gerais/Brasil, pretendeu-se, a partir do seu principal documento norteador denominado de Plano de desenvolvimento institucional (PDI), encontrar respostas que nos ajudassem a esclarecer esta problemática. Entretanto, nada adiantaria um documento que coloca a comunicação como ferramenta estratégica e não contar com gestores que as utilizem de forma sistêmica e planeada. Assim, o trabalho procurou Identificar também a importância atribuída pelos gestores à comunicação. Avaliou-se qual o entendimento da gestão sobre o uso estratégico da comunicação e buscou-se compreender a função da comunicação em seus processos junto aos gestores. Como técnica de recolha de dados, foi utilizada a entrevista standartizada aberta e a pesquisa documental, tendo o Plano de desenvolvimento institucional como fonte primária, junto com a pesquisa bibliográfica relevante ao tema em estudo. Foi feita uma análise qualitativa, usando como estratégia o estudo de caso. Após o levantamento dos dados da entrevista, análise documental tendo os elementos confrontados, chegou-se a um cenário em que o principal documento norteador e gestores divergiram sobre a atribuição que a comunicação deveria desempenhar, mostrando um ambiente desfaforável ao seu desenvolvimento. Assim, a análise dos dados recolhidos com os gestores, também demonstrou que, mesmo com envolvimento da gestão e avanços em programas e projetos importantes e com o principal documento institucional colocando-a como estratégica, a comunicação está limitada a desenvolver determinada área de resultado, e não a instituição inteira, sendo assim, essencialmente tática.This study investigated the role of communication in management and its relevant processes. The object of study was trying to identify an answer in the institutional development plan of the Brazilian Federal Institute of Minas Gerais, its guiding document. However, it would be useless to have a document that places communication as a strategic tool and not have managers who use it in a systemic and planned way. Therefore, the work also sought to identify the importance attributed by managers to communication. The goal was to evaluate the management's understanding of the strategic use of communication and to understand the role of communication in the processes. As a data collection technique, the standardized open-ended interview and the documentary research were used. The Institutional Development Plan (PDI) was the primary source for the latter. A qualitative analysis of relevant bibliography was also used, having as strategy the case study. After collection and analysis, the results showed that the main guiding document and the managers differed on the attribution given to communication, that is, an unfavorable environment for strategic communication. Even with progresses in important projects and programs, and the main document placing communication in a strategic place, it was possible to see that communication is not well developed in the whole institution and plays a tactic role mostly.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPereira, Paula Cristina RomãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSchwonke, Alessandro Almeida2019-01-25T15:19:59Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12747TID:202161773porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:44Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12747Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:02.319527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da comunicação na gestão de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica brasileira |
title |
O papel da comunicação na gestão de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica brasileira |
spellingShingle |
O papel da comunicação na gestão de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica brasileira Schwonke, Alessandro Almeida Educação Profissional Gestão Serviço Público Comunicação Professional Education Management Public Service Communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O papel da comunicação na gestão de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica brasileira |
title_full |
O papel da comunicação na gestão de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica brasileira |
title_fullStr |
O papel da comunicação na gestão de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica brasileira |
title_full_unstemmed |
O papel da comunicação na gestão de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica brasileira |
title_sort |
O papel da comunicação na gestão de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica brasileira |
author |
Schwonke, Alessandro Almeida |
author_facet |
Schwonke, Alessandro Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Paula Cristina Romão Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwonke, Alessandro Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional Gestão Serviço Público Comunicação Professional Education Management Public Service Communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Profissional Gestão Serviço Público Comunicação Professional Education Management Public Service Communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente estudo investigou o papel da comunicação na gestão e nos seus processos mais relevantes. Assim, tendo como objeto de estudo o instituto federal de Minas Gerais/Brasil, pretendeu-se, a partir do seu principal documento norteador denominado de Plano de desenvolvimento institucional (PDI), encontrar respostas que nos ajudassem a esclarecer esta problemática. Entretanto, nada adiantaria um documento que coloca a comunicação como ferramenta estratégica e não contar com gestores que as utilizem de forma sistêmica e planeada. Assim, o trabalho procurou Identificar também a importância atribuída pelos gestores à comunicação. Avaliou-se qual o entendimento da gestão sobre o uso estratégico da comunicação e buscou-se compreender a função da comunicação em seus processos junto aos gestores. Como técnica de recolha de dados, foi utilizada a entrevista standartizada aberta e a pesquisa documental, tendo o Plano de desenvolvimento institucional como fonte primária, junto com a pesquisa bibliográfica relevante ao tema em estudo. Foi feita uma análise qualitativa, usando como estratégia o estudo de caso. Após o levantamento dos dados da entrevista, análise documental tendo os elementos confrontados, chegou-se a um cenário em que o principal documento norteador e gestores divergiram sobre a atribuição que a comunicação deveria desempenhar, mostrando um ambiente desfaforável ao seu desenvolvimento. Assim, a análise dos dados recolhidos com os gestores, também demonstrou que, mesmo com envolvimento da gestão e avanços em programas e projetos importantes e com o principal documento institucional colocando-a como estratégica, a comunicação está limitada a desenvolver determinada área de resultado, e não a instituição inteira, sendo assim, essencialmente tática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-01-25T15:19:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/12747 TID:202161773 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/12747 |
identifier_str_mv |
TID:202161773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131422845304832 |