O papel da comunicação na gestão de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwonke, Alessandro Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12747
Resumo: O presente estudo investigou o papel da comunicação na gestão e nos seus processos mais relevantes. Assim, tendo como objeto de estudo o instituto federal de Minas Gerais/Brasil, pretendeu-se, a partir do seu principal documento norteador denominado de Plano de desenvolvimento institucional (PDI), encontrar respostas que nos ajudassem a esclarecer esta problemática. Entretanto, nada adiantaria um documento que coloca a comunicação como ferramenta estratégica e não contar com gestores que as utilizem de forma sistêmica e planeada. Assim, o trabalho procurou Identificar também a importância atribuída pelos gestores à comunicação. Avaliou-se qual o entendimento da gestão sobre o uso estratégico da comunicação e buscou-se compreender a função da comunicação em seus processos junto aos gestores. Como técnica de recolha de dados, foi utilizada a entrevista standartizada aberta e a pesquisa documental, tendo o Plano de desenvolvimento institucional como fonte primária, junto com a pesquisa bibliográfica relevante ao tema em estudo. Foi feita uma análise qualitativa, usando como estratégia o estudo de caso. Após o levantamento dos dados da entrevista, análise documental tendo os elementos confrontados, chegou-se a um cenário em que o principal documento norteador e gestores divergiram sobre a atribuição que a comunicação deveria desempenhar, mostrando um ambiente desfaforável ao seu desenvolvimento. Assim, a análise dos dados recolhidos com os gestores, também demonstrou que, mesmo com envolvimento da gestão e avanços em programas e projetos importantes e com o principal documento institucional colocando-a como estratégica, a comunicação está limitada a desenvolver determinada área de resultado, e não a instituição inteira, sendo assim, essencialmente tática.
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