Satisfação profissional dos cirurgiões-dentistas envolvidos na atenção básica do município de São Bernardo do Campo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-20022020-094009/ |
Resumo: | Introdução-Estudo sobre a Satisfação dos cirurgiões-dentistas lotados nas Unidades Básicas de Saúde da rede pública do município de São Bernardo do Campo. Objetivo- Identificar os fatores motivacionais e a satisfação profissional dos cirurgiões-dentistas que participam da \"atenção primária\" nas Unidades Básicas de Saúde, do município de São Bernardo do Campo. Como objetivo específico: Identificar os possíveis fatores motivacionais implicados no Promi (Programa de Odontologia Matemo-Infantil), que possam ajudar a prática da promoção da saúde por parte dos dentistas locados nas Unidades Básicas de Saúde. Métodos- A análise do estudo é Análise de Conteúdo de Bardin, que trabalha com a materialidade lingüística através das condições empíricas do texto, estabelecendo categorias para sua interpretação. O estudo utiliza o conceito de Representações Sociais que nos possibilita a compreensão do significado da motivação no trabalho dos cirurgiões-dentistas que fazem parte da equipe de saúde bucal que pratica programas de promoção de saúde e curativo junto à comunidade, mostrando a possível satisfação e pessoal a partir das necessidades motivacionais apontadas por Alderfer, (1969). Foi utilizado, um Instrumento de Coleta de Dados, a partir dos três níveis de necessidades considerados por esta teoria: Existência, Relacionamento, Crescimento. Para a realização da pesquisa foi eleito um plano amostrai de oito sujeitos que fazem parte do quadro de dentistas da rede pública do município de São Bernardo do Campo. A pesquisa se deu a partir de entrevista semi-estruturada e a primeira parte da coleta de dados obteve dados pessoais para caracterizar o universo. A segunda parte visava identificar a satisfação das necessidades motivacionais a partir de 20 ítens que integravam os três constructos elaborados com base na teoria referida. Resultados- Para o primeiro nível de necessidade, à Existência. foram trabalhadas as questões salariais, estabilidade e segurança. No nível Relacionamento foram operacionalizados os ítens respeito, valorização, educação, qualidade de vida, equipe, identificação. Para o terceiro nível, Crescimento. os ítens apontados foram: excelência, recursos humanos, preconceitos, incentivo à pesquisa, qualificação profissional. Conclusão- Os discursos analisados mostraram que os dentistas sentem-se mais valorizados quando participam ativamente de programas de promoção de saúde, porque interagem com outros profissionais da equipe, enquanto a prática curativa parece demandar uma qualidade do serviço que não os satisfazem plenamente como profissionais. |
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Satisfação profissional dos cirurgiões-dentistas envolvidos na atenção básica do município de São Bernardo do CampoProfessional satisfaction of dentists providing basic care in São Bernardo do CampoDentistasDentistsProfessional SatisfactionPublic ServicesSatisfação ProfissionalServiço PúblicoIntrodução-Estudo sobre a Satisfação dos cirurgiões-dentistas lotados nas Unidades Básicas de Saúde da rede pública do município de São Bernardo do Campo. Objetivo- Identificar os fatores motivacionais e a satisfação profissional dos cirurgiões-dentistas que participam da \"atenção primária\" nas Unidades Básicas de Saúde, do município de São Bernardo do Campo. Como objetivo específico: Identificar os possíveis fatores motivacionais implicados no Promi (Programa de Odontologia Matemo-Infantil), que possam ajudar a prática da promoção da saúde por parte dos dentistas locados nas Unidades Básicas de Saúde. Métodos- A análise do estudo é Análise de Conteúdo de Bardin, que trabalha com a materialidade lingüística através das condições empíricas do texto, estabelecendo categorias para sua interpretação. O estudo utiliza o conceito de Representações Sociais que nos possibilita a compreensão do significado da motivação no trabalho dos cirurgiões-dentistas que fazem parte da equipe de saúde bucal que pratica programas de promoção de saúde e curativo junto à comunidade, mostrando a possível satisfação e pessoal a partir das necessidades motivacionais apontadas por Alderfer, (1969). Foi utilizado, um Instrumento de Coleta de Dados, a partir dos três níveis de necessidades considerados por esta teoria: Existência, Relacionamento, Crescimento. Para a realização da pesquisa foi eleito um plano amostrai de oito sujeitos que fazem parte do quadro de dentistas da rede pública do município de São Bernardo do Campo. A pesquisa se deu a partir de entrevista semi-estruturada e a primeira parte da coleta de dados obteve dados pessoais para caracterizar o universo. A segunda parte visava identificar a satisfação das necessidades motivacionais a partir de 20 ítens que integravam os três constructos elaborados com base na teoria referida. Resultados- Para o primeiro nível de necessidade, à Existência. foram trabalhadas as questões salariais, estabilidade e segurança. No nível Relacionamento foram operacionalizados os ítens respeito, valorização, educação, qualidade de vida, equipe, identificação. Para o terceiro nível, Crescimento. os ítens apontados foram: excelência, recursos humanos, preconceitos, incentivo à pesquisa, qualificação profissional. Conclusão- Os discursos analisados mostraram que os dentistas sentem-se mais valorizados quando participam ativamente de programas de promoção de saúde, porque interagem com outros profissionais da equipe, enquanto a prática curativa parece demandar uma qualidade do serviço que não os satisfazem plenamente como profissionais.Introdução-This is the study about the satisfaction of dentists at Basic Health Units in São Bernardo do Campo. Objective- To identify the motivational factors and levei of professional satisfaction of dentists providing \"primary care\" at Basic Health Units in São Bernardo do Campo, Brazil. Specific objective: To identify possible motivational factors related to the Maternal and Child Dental Program (Promi) that may contribute to the practice of health promotion by dentists working at Basic Health Units. Methods- Data analysis was performed according to Bardin\'s Content Analysis, which deals with the linguistic materiality through the empirical conditions of the text, establishing categorias for its interpretation. The concept of social representation was used in this study. This concept providas insights to our understanding of the work motivation of dentists who are members of an oral health care team, which brings health promotion and curativa programs to the community, showing possible personal satisfaction based on motivational needs as proposed by Alderfer (1969). The data collection tool used was based on the three need leveis considered by this theory: Existence, Relatedness and Growth. A sample of 8 dentists was selected from the municipal health services of São Bernardo do Campo. The research was conducted using semi-structured interviews, and personal data was collected in a first stage in order to characterize the population of individuais. The second stage of data collection consisted in the identification of the levei of satisfaction of motivational needs, evaluating 20 items from the 3 constructs, which were developed based on the aforementioned theory. Results- In the first need levei, Existence, the topics covered were salary issues, job stability and job security. In the Relatedness levei, the items respect, praise, education, quality of life, teamwork and recognition were assessed. In the third levei, Growth, the items included were: achievement, human resources, prejudica, research motivation and professional qualification. Conclusion- The discourses analyzed in this research showed that the dentists feel valued when actively participating in health promotion programs, because they interact with other professionals who are members of the team, while curativa practices seems to demanda quality of service that did not give them full professional satisfaction.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCornetta, Vitoria KedyDjehizian, Valquiria de Souza2008-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-20022020-094009/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-20T15:45:01Zoai:teses.usp.br:tde-20022020-094009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-20T15:45:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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