Gestão de pessoas e a percepção dos profissionais quanto à qualidade dos serviços e ações em saúde nas unidades de programa saúde da família de São José da Laje/Alagoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Denise Fragoso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7345
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a gestão de pessoas e a percepção dos profissionais quanto à qualidade dos serviços e ações em saúde prestados ao município de São José da Laje/AL. A motivação para este estudo veio justamente da percepção, através de experiência própria de trabalho, a respeito da forma como a gestão de pessoas vem sendo conduzida naquele município, inclusive por prejudicar de forma expressiva e notória a satisfação dos profissionais e consequente empenho para um atendimento de qualidade junto à população. O levantamento dos dados foi realizado através de questionário entre 87 profissionais da saúde de oito unidades de ESF, no período de julho a outubro de 2014, na cidade de São José da Laje, Alagoas. Avaliou-se o treinamento das equipes de saúde, acesso da comunidade aos serviços prestados pelas equipes de ESF, comunicação com os gestores, acolhimento, motivação, valorização profissional, condições de trabalho, medicação para os usuários e respeito às leis trabalhistas e o apoio matricial necessário e importante para a gestão de pessoas e para a gestão de qualidade dos serviços e ações em saúde que serão prestados a comunidade e aos profissionais de saúde. Os resultados apontaram que a maioria dos profissionais entende que seus treinamentos foram insuficientes em quantidade, conteúdo e metodologia utilizada. Os profissionais identificaram semelhantes limitações da Estratégia de Saúde da Família nos seguintes pontos: alguns serviços inacessíveis à comunidade, a falta de treinamento, acolhimento, valorização profissional, número insuficiente de profissionais e a falta de integração na comunicação entre alguns profissionais e gestores, interferindo na efetividade dos serviços na atenção básica e no fornecimento de informações educacionais. Concluiu-se que identificar essas limitações e os pontos fracos da Gestão de Pessoas e da Qualidade dos Serviços em Saúde no PSF permitiu promover uma valiosa informação, a qual auxiliará na melhoria desses serviços de saúde na atenção básica e na Gestão de Pessoas em São José da Laje e, consequentemente, levará a uma melhor qualidade devida para a comunidade e para os profissionais.
id RCAP_54c94c831249daa95220d530256b4df4
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7345
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de pessoas e a percepção dos profissionais quanto à qualidade dos serviços e ações em saúde nas unidades de programa saúde da família de São José da Laje/AlagoasMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃOGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSQUALIDADE DE SERVIÇOQUALIDADE NA SAÚDEQUALIDADE DE VIDAESTUDOS DE CASOGESTÃO DA QUALIDADESAÚDE FAMILIARBRASILGESTÃO DE EMPRESASMANAGEMENTHUMAN RESOURCES MANAGEMENTSERVICE QUALITYHEALTH CARE QUALITYQUALITY OF LIFECASE STUDIESQUALITY MANAGEMENTFAMILY HEALTHBRAZILBUSINESS MANAGEMENTEsta pesquisa teve por objetivo analisar a gestão de pessoas e a percepção dos profissionais quanto à qualidade dos serviços e ações em saúde prestados ao município de São José da Laje/AL. A motivação para este estudo veio justamente da percepção, através de experiência própria de trabalho, a respeito da forma como a gestão de pessoas vem sendo conduzida naquele município, inclusive por prejudicar de forma expressiva e notória a satisfação dos profissionais e consequente empenho para um atendimento de qualidade junto à população. O levantamento dos dados foi realizado através de questionário entre 87 profissionais da saúde de oito unidades de ESF, no período de julho a outubro de 2014, na cidade de São José da Laje, Alagoas. Avaliou-se o treinamento das equipes de saúde, acesso da comunidade aos serviços prestados pelas equipes de ESF, comunicação com os gestores, acolhimento, motivação, valorização profissional, condições de trabalho, medicação para os usuários e respeito às leis trabalhistas e o apoio matricial necessário e importante para a gestão de pessoas e para a gestão de qualidade dos serviços e ações em saúde que serão prestados a comunidade e aos profissionais de saúde. Os resultados apontaram que a maioria dos profissionais entende que seus treinamentos foram insuficientes em quantidade, conteúdo e metodologia utilizada. Os profissionais identificaram semelhantes limitações da Estratégia de Saúde da Família nos seguintes pontos: alguns serviços inacessíveis à comunidade, a falta de treinamento, acolhimento, valorização profissional, número insuficiente de profissionais e a falta de integração na comunicação entre alguns profissionais e gestores, interferindo na efetividade dos serviços na atenção básica e no fornecimento de informações educacionais. Concluiu-se que identificar essas limitações e os pontos fracos da Gestão de Pessoas e da Qualidade dos Serviços em Saúde no PSF permitiu promover uma valiosa informação, a qual auxiliará na melhoria desses serviços de saúde na atenção básica e na Gestão de Pessoas em São José da Laje e, consequentemente, levará a uma melhor qualidade devida para a comunidade e para os profissionais.This research aimed to analyze the management of people and the perception of professionals about the quality of health services and actions provided to the municipality of São José da Laje / AL. The motivation for this study came precisely from the perception, through their own work experience, about how people management has been conducted in that municipality, including for damage of expressive and noticeably professionals' satisfaction and consequent commitment to an answering quality to the population. The survey data was conducted through a questionnaire among 87 health professionals eight FHS units in the period from July to October 2014 in the city of São José da Laje, Alagoas. Evaluated the training of health teams, community access to services provided by FHS teams, communication with managers, acceptance, motivation, professional development, working conditions, medication for users and respect the labor laws and the matrix support necessary and important to people management and quality management services and health actions that will be provided to community and health professionals. The results showed that most professionals understand that their training was insufficient in quantity, content and methodology. The professionals identified similar limitations of the Family Health Strategy in the following points: some services inaccessible to the community, lack of training, hosting, professional development, insufficient number of professionals and the lack of integration in communication between some professionals and managers, interfering with effectiveness of services in primary care and in providing educational information. It was concluded that identify these limitations and weaknesses of Personnel Management and the Quality of Services in Health at PSF allowed promoting valuable information, which will assist in improving these health services in primary care and in People Management in San Jose Laje and consequently will lead to better quality due to the community and to the professionals.2016-10-10T13:15:36Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7345TID:201459850porPeixoto, Denise Fragosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:00Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:07.128740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de pessoas e a percepção dos profissionais quanto à qualidade dos serviços e ações em saúde nas unidades de programa saúde da família de São José da Laje/Alagoas
title Gestão de pessoas e a percepção dos profissionais quanto à qualidade dos serviços e ações em saúde nas unidades de programa saúde da família de São José da Laje/Alagoas
spellingShingle Gestão de pessoas e a percepção dos profissionais quanto à qualidade dos serviços e ações em saúde nas unidades de programa saúde da família de São José da Laje/Alagoas
Peixoto, Denise Fragoso
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
QUALIDADE DE SERVIÇO
QUALIDADE NA SAÚDE
QUALIDADE DE VIDA
ESTUDOS DE CASO
GESTÃO DA QUALIDADE
SAÚDE FAMILIAR
BRASIL
GESTÃO DE EMPRESAS
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
SERVICE QUALITY
HEALTH CARE QUALITY
QUALITY OF LIFE
CASE STUDIES
QUALITY MANAGEMENT
FAMILY HEALTH
BRAZIL
BUSINESS MANAGEMENT
title_short Gestão de pessoas e a percepção dos profissionais quanto à qualidade dos serviços e ações em saúde nas unidades de programa saúde da família de São José da Laje/Alagoas
title_full Gestão de pessoas e a percepção dos profissionais quanto à qualidade dos serviços e ações em saúde nas unidades de programa saúde da família de São José da Laje/Alagoas
title_fullStr Gestão de pessoas e a percepção dos profissionais quanto à qualidade dos serviços e ações em saúde nas unidades de programa saúde da família de São José da Laje/Alagoas
title_full_unstemmed Gestão de pessoas e a percepção dos profissionais quanto à qualidade dos serviços e ações em saúde nas unidades de programa saúde da família de São José da Laje/Alagoas
title_sort Gestão de pessoas e a percepção dos profissionais quanto à qualidade dos serviços e ações em saúde nas unidades de programa saúde da família de São José da Laje/Alagoas
author Peixoto, Denise Fragoso
author_facet Peixoto, Denise Fragoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Denise Fragoso
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
QUALIDADE DE SERVIÇO
QUALIDADE NA SAÚDE
QUALIDADE DE VIDA
ESTUDOS DE CASO
GESTÃO DA QUALIDADE
SAÚDE FAMILIAR
BRASIL
GESTÃO DE EMPRESAS
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
SERVICE QUALITY
HEALTH CARE QUALITY
QUALITY OF LIFE
CASE STUDIES
QUALITY MANAGEMENT
FAMILY HEALTH
BRAZIL
BUSINESS MANAGEMENT
topic MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
QUALIDADE DE SERVIÇO
QUALIDADE NA SAÚDE
QUALIDADE DE VIDA
ESTUDOS DE CASO
GESTÃO DA QUALIDADE
SAÚDE FAMILIAR
BRASIL
GESTÃO DE EMPRESAS
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
SERVICE QUALITY
HEALTH CARE QUALITY
QUALITY OF LIFE
CASE STUDIES
QUALITY MANAGEMENT
FAMILY HEALTH
BRAZIL
BUSINESS MANAGEMENT
description Esta pesquisa teve por objetivo analisar a gestão de pessoas e a percepção dos profissionais quanto à qualidade dos serviços e ações em saúde prestados ao município de São José da Laje/AL. A motivação para este estudo veio justamente da percepção, através de experiência própria de trabalho, a respeito da forma como a gestão de pessoas vem sendo conduzida naquele município, inclusive por prejudicar de forma expressiva e notória a satisfação dos profissionais e consequente empenho para um atendimento de qualidade junto à população. O levantamento dos dados foi realizado através de questionário entre 87 profissionais da saúde de oito unidades de ESF, no período de julho a outubro de 2014, na cidade de São José da Laje, Alagoas. Avaliou-se o treinamento das equipes de saúde, acesso da comunidade aos serviços prestados pelas equipes de ESF, comunicação com os gestores, acolhimento, motivação, valorização profissional, condições de trabalho, medicação para os usuários e respeito às leis trabalhistas e o apoio matricial necessário e importante para a gestão de pessoas e para a gestão de qualidade dos serviços e ações em saúde que serão prestados a comunidade e aos profissionais de saúde. Os resultados apontaram que a maioria dos profissionais entende que seus treinamentos foram insuficientes em quantidade, conteúdo e metodologia utilizada. Os profissionais identificaram semelhantes limitações da Estratégia de Saúde da Família nos seguintes pontos: alguns serviços inacessíveis à comunidade, a falta de treinamento, acolhimento, valorização profissional, número insuficiente de profissionais e a falta de integração na comunicação entre alguns profissionais e gestores, interferindo na efetividade dos serviços na atenção básica e no fornecimento de informações educacionais. Concluiu-se que identificar essas limitações e os pontos fracos da Gestão de Pessoas e da Qualidade dos Serviços em Saúde no PSF permitiu promover uma valiosa informação, a qual auxiliará na melhoria desses serviços de saúde na atenção básica e na Gestão de Pessoas em São José da Laje e, consequentemente, levará a uma melhor qualidade devida para a comunidade e para os profissionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10T13:15:36Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7345
TID:201459850
url http://hdl.handle.net/10437/7345
identifier_str_mv TID:201459850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131257902202880