A qualidade dos serviços de saúde na perspetiva dos profissionais : Hospital de Santa Maria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romão, Márcia Laudemira Sousa de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/21089
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_ab1ead9d4e2c685ff59e4137226d977e
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/21089
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A qualidade dos serviços de saúde na perspetiva dos profissionais : Hospital de Santa MariaGestão da QualidadeSERVQUALEstudo de CasoQualidade dos ServiçosProfissionaisHospitalQuality ManagementCase StudyQuality of ServicesProfessionalsMestrado em Ciências EmpresariaisO presente trabalho final de mestrado transpõe a realização de um estudo de caso na área hospitalar. Tem como objetivo principal a avaliação da qualidade dos serviços de saúde na perspetiva dos profissionais do Hospital de Santa Maria - Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte. Esta dissertação assenta no atual panorama da prestação de serviços, marcado por uma elevada competitividade e em que a criação de valor é cada mais emergente. Através da aplicação de um questionário formado por um conjunto de questionários previamente aplicados por outros investigadores, foram realizados inquéritos, que atendendo à conjuntura deste trabalho e aos objetivos delineados, sofreram algumas modificações face aos modelos originais. Com a ajuda deste método de avaliação, foi possível obter uma mensuração da perspetiva dos profissionais em relação à qualidade dos serviços prestados e traçar um perfil sociodemográfico dos mesmos. A análise dos dados obtidos permitiu-nos perceber que os profissionais perspetivam uma qualidade de serviço razoável, onde ainda existe muito espaço para melhorar. No que diz respeito às condições de trabalho oferecidas pela instituição, houve um decréscimo significativo em relação ao ponto anterior. Ainda assim, é possível concluir que a instituição em estudo pratica um serviço de qualidade de excelência.This research is based in a case study in the hospital area. Its main purpose is to evaluate the quality of health services from the perspective of the Santa Maria Hospital - University Center Hospital of North Lisbon professionals. This dissertation is based on the current service delivery landscape, marked by high competitiveness and where value creation is increasingly emerging. Through the application of a questionnaire formed by a set of questionnaires previously applied by other researchers, surveys were carried out, which considering the conjuncture of this work and the outlined objectives, suffered some modifications when compared to the original models. With the help of this method of evaluation, it was possible to obtain a measurement of the perspective of the professionals regarding the quality of services provided and to draw a sociodemographic profile of them. The analysis of the data obtained allowed us to realize that professionals think they provide a reasonable quality of service, where there is still a lot of room for improvement. Regarding the working conditions offered by the institution, there was a significant decrease compared to the previous point. Still, it can be concluded that the institution under study practices an excellent quality service.Instituto Superior de Economia e GestãoSoares, José CelestinoRepositório da Universidade de LisboaRomão, Márcia Laudemira Sousa de Oliveira2021-02-21T16:58:54Z2021-012021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21089porRomão, Márcia Laudemira Sousa de Oliveira (2021). "A qualidade dos serviços de saúde na perspetiva dos profissionais : Hospital de Santa Maria". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:30Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:44.242102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade dos serviços de saúde na perspetiva dos profissionais : Hospital de Santa Maria
title A qualidade dos serviços de saúde na perspetiva dos profissionais : Hospital de Santa Maria
spellingShingle A qualidade dos serviços de saúde na perspetiva dos profissionais : Hospital de Santa Maria
Romão, Márcia Laudemira Sousa de Oliveira
Gestão da Qualidade
SERVQUAL
Estudo de Caso
Qualidade dos Serviços
Profissionais
Hospital
Quality Management
Case Study
Quality of Services
Professionals
title_short A qualidade dos serviços de saúde na perspetiva dos profissionais : Hospital de Santa Maria
title_full A qualidade dos serviços de saúde na perspetiva dos profissionais : Hospital de Santa Maria
title_fullStr A qualidade dos serviços de saúde na perspetiva dos profissionais : Hospital de Santa Maria
title_full_unstemmed A qualidade dos serviços de saúde na perspetiva dos profissionais : Hospital de Santa Maria
title_sort A qualidade dos serviços de saúde na perspetiva dos profissionais : Hospital de Santa Maria
author Romão, Márcia Laudemira Sousa de Oliveira
author_facet Romão, Márcia Laudemira Sousa de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, José Celestino
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Romão, Márcia Laudemira Sousa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da Qualidade
SERVQUAL
Estudo de Caso
Qualidade dos Serviços
Profissionais
Hospital
Quality Management
Case Study
Quality of Services
Professionals
topic Gestão da Qualidade
SERVQUAL
Estudo de Caso
Qualidade dos Serviços
Profissionais
Hospital
Quality Management
Case Study
Quality of Services
Professionals
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-21T16:58:54Z
2021-01
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/21089
url http://hdl.handle.net/10400.5/21089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Romão, Márcia Laudemira Sousa de Oliveira (2021). "A qualidade dos serviços de saúde na perspetiva dos profissionais : Hospital de Santa Maria". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131149260292096