Práticas de desenvolvimento socioemocional nos alunos do 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Cláudia Filipa Machado
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14194
Resumo: Num mercado cada vez mais competitivo, a utilização do coaching como método fulcral no desenvolvimento de competências socioemocionais nos alunos do 1º ciclo, é um trabalho importante no desenvolvimento dos futuros recursos humanos. As mudanças são visíveis em todos os setores e é importante que, nas escolas se comece a preparar as crianças para o mundo d e trabalho que irão enfrentar, futuramente. Para isso é essencial que na fase inicial de aprendizagem, os professores sejam capazes, com ajuda, de desenvolverem certas competências sociais e emocionais. A melhor forma de prevenir o insucesso desta aquisição de competências é o acompanhamento por parte dos professores, mais do que as famílias, as escolas têm de ser capazes de construir crianças fortes, social e emocionalmente. Com o estudo realizado no decorrer deste projeto pretende-se perceber se o desenvolvimento das competências socioemocionais é levado a cabo pelos professores. Posto isto, este projeto tem como questão de partida, em que medida o coaching ajuda a desenvolver competências socioemocionais nos alunos do 1º ciclo. Assim, entende-se que o mais importante neste estudo é perceber se as escolas praticam modalidades ou estratégias que, efetivamente, ajudem as crianças a estarem prontas para a vida pessoal e profissional. A metodologia utilizada neste projeto está enraizada numa abordagem quantitativa, através da aplicação de questionários e do uso de literatura e documentos associados para chegar a uma conclusão sobre o tema abordado. Neste caso, o público-alvo do projeto serão alguns professores do ensino básico do distrito de Braga, Porto e Faro. Palavras-chave: coaching, competências socioemocionais, professores, ensino básico, Recursos Humanos
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