Práticas de desenvolvimento socioemocional nos alunos do 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/14194 |
Resumo: | Num mercado cada vez mais competitivo, a utilização do coaching como método fulcral no desenvolvimento de competências socioemocionais nos alunos do 1º ciclo, é um trabalho importante no desenvolvimento dos futuros recursos humanos. As mudanças são visíveis em todos os setores e é importante que, nas escolas se comece a preparar as crianças para o mundo d e trabalho que irão enfrentar, futuramente. Para isso é essencial que na fase inicial de aprendizagem, os professores sejam capazes, com ajuda, de desenvolverem certas competências sociais e emocionais. A melhor forma de prevenir o insucesso desta aquisição de competências é o acompanhamento por parte dos professores, mais do que as famílias, as escolas têm de ser capazes de construir crianças fortes, social e emocionalmente. Com o estudo realizado no decorrer deste projeto pretende-se perceber se o desenvolvimento das competências socioemocionais é levado a cabo pelos professores. Posto isto, este projeto tem como questão de partida, em que medida o coaching ajuda a desenvolver competências socioemocionais nos alunos do 1º ciclo. Assim, entende-se que o mais importante neste estudo é perceber se as escolas praticam modalidades ou estratégias que, efetivamente, ajudem as crianças a estarem prontas para a vida pessoal e profissional. A metodologia utilizada neste projeto está enraizada numa abordagem quantitativa, através da aplicação de questionários e do uso de literatura e documentos associados para chegar a uma conclusão sobre o tema abordado. Neste caso, o público-alvo do projeto serão alguns professores do ensino básico do distrito de Braga, Porto e Faro. Palavras-chave: coaching, competências socioemocionais, professores, ensino básico, Recursos Humanos |
id |
RCAP_54d16c5c1375644c45b9c9557fb7bda0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14194 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de desenvolvimento socioemocional nos alunos do 1º cicloMESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSGESTÃOGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSPROFESSORESENSINO BÁSICODESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIASCOMPETÊNCIAS SOCIAISMANAGEMENTHUMAN RESOURCES MANAGEMENTCOACHINGTEACHERSPRIMARY EDUCATIONSKILLS DEVELOPMENTSOCIAL SKILLSNum mercado cada vez mais competitivo, a utilização do coaching como método fulcral no desenvolvimento de competências socioemocionais nos alunos do 1º ciclo, é um trabalho importante no desenvolvimento dos futuros recursos humanos. As mudanças são visíveis em todos os setores e é importante que, nas escolas se comece a preparar as crianças para o mundo d e trabalho que irão enfrentar, futuramente. Para isso é essencial que na fase inicial de aprendizagem, os professores sejam capazes, com ajuda, de desenvolverem certas competências sociais e emocionais. A melhor forma de prevenir o insucesso desta aquisição de competências é o acompanhamento por parte dos professores, mais do que as famílias, as escolas têm de ser capazes de construir crianças fortes, social e emocionalmente. Com o estudo realizado no decorrer deste projeto pretende-se perceber se o desenvolvimento das competências socioemocionais é levado a cabo pelos professores. Posto isto, este projeto tem como questão de partida, em que medida o coaching ajuda a desenvolver competências socioemocionais nos alunos do 1º ciclo. Assim, entende-se que o mais importante neste estudo é perceber se as escolas praticam modalidades ou estratégias que, efetivamente, ajudem as crianças a estarem prontas para a vida pessoal e profissional. A metodologia utilizada neste projeto está enraizada numa abordagem quantitativa, através da aplicação de questionários e do uso de literatura e documentos associados para chegar a uma conclusão sobre o tema abordado. Neste caso, o público-alvo do projeto serão alguns professores do ensino básico do distrito de Braga, Porto e Faro. Palavras-chave: coaching, competências socioemocionais, professores, ensino básico, Recursos HumanosIn an increasingly competitive market, the use of coaching as a key method in the development of socio-emotional skills in primary school students is an important task in the evolution of future humane resources. Changes are visible in all sectors, and it is crucial that schools begin to prepare children for the world of work they will face in the future. For this to happen it is essential that in the initial phase of learning, teachers are able, with help, to develop certain social and emotional skills. The best way to prevent the failure of this acquisition of skills is monitoring by teachers, more than families, schools must be able to build strong children, socially and emotionally. With the study that will be carried out during this project, it is expected to be able to understand whether the development of socio-emotional skills is executed by teachers. Bearing this in mind, this project has as a starting point, to what extent coaching helps to develop socio-emotional skills in primary school students. Thus, it is understood that the most important thing in this study is to perceive whether schools practice modalities or strategies that effectively help children to be ready for personal and professional life. The study analysis of this project will be rooted in a quantitative approach, through the application of questionnaires and the use of literature and associated documents to come to a conclusion on the topic addressed. In this case, the project’s target audience will be some primary school teachers in the districts of Braga, Porto, and Faro. Keywords: coaching, socio-emotional skills, primary school teachers, Human Resources2023-10-11T18:31:54Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14194TID:203362128porMonteiro, Cláudia Filipa Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-13T01:31:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:19.913175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de desenvolvimento socioemocional nos alunos do 1º ciclo |
title |
Práticas de desenvolvimento socioemocional nos alunos do 1º ciclo |
spellingShingle |
Práticas de desenvolvimento socioemocional nos alunos do 1º ciclo Monteiro, Cláudia Filipa Machado MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROFESSORES ENSINO BÁSICO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPETÊNCIAS SOCIAIS MANAGEMENT HUMAN RESOURCES MANAGEMENT COACHING TEACHERS PRIMARY EDUCATION SKILLS DEVELOPMENT SOCIAL SKILLS |
title_short |
Práticas de desenvolvimento socioemocional nos alunos do 1º ciclo |
title_full |
Práticas de desenvolvimento socioemocional nos alunos do 1º ciclo |
title_fullStr |
Práticas de desenvolvimento socioemocional nos alunos do 1º ciclo |
title_full_unstemmed |
Práticas de desenvolvimento socioemocional nos alunos do 1º ciclo |
title_sort |
Práticas de desenvolvimento socioemocional nos alunos do 1º ciclo |
author |
Monteiro, Cláudia Filipa Machado |
author_facet |
Monteiro, Cláudia Filipa Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Cláudia Filipa Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROFESSORES ENSINO BÁSICO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPETÊNCIAS SOCIAIS MANAGEMENT HUMAN RESOURCES MANAGEMENT COACHING TEACHERS PRIMARY EDUCATION SKILLS DEVELOPMENT SOCIAL SKILLS |
topic |
MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROFESSORES ENSINO BÁSICO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPETÊNCIAS SOCIAIS MANAGEMENT HUMAN RESOURCES MANAGEMENT COACHING TEACHERS PRIMARY EDUCATION SKILLS DEVELOPMENT SOCIAL SKILLS |
description |
Num mercado cada vez mais competitivo, a utilização do coaching como método fulcral no desenvolvimento de competências socioemocionais nos alunos do 1º ciclo, é um trabalho importante no desenvolvimento dos futuros recursos humanos. As mudanças são visíveis em todos os setores e é importante que, nas escolas se comece a preparar as crianças para o mundo d e trabalho que irão enfrentar, futuramente. Para isso é essencial que na fase inicial de aprendizagem, os professores sejam capazes, com ajuda, de desenvolverem certas competências sociais e emocionais. A melhor forma de prevenir o insucesso desta aquisição de competências é o acompanhamento por parte dos professores, mais do que as famílias, as escolas têm de ser capazes de construir crianças fortes, social e emocionalmente. Com o estudo realizado no decorrer deste projeto pretende-se perceber se o desenvolvimento das competências socioemocionais é levado a cabo pelos professores. Posto isto, este projeto tem como questão de partida, em que medida o coaching ajuda a desenvolver competências socioemocionais nos alunos do 1º ciclo. Assim, entende-se que o mais importante neste estudo é perceber se as escolas praticam modalidades ou estratégias que, efetivamente, ajudem as crianças a estarem prontas para a vida pessoal e profissional. A metodologia utilizada neste projeto está enraizada numa abordagem quantitativa, através da aplicação de questionários e do uso de literatura e documentos associados para chegar a uma conclusão sobre o tema abordado. Neste caso, o público-alvo do projeto serão alguns professores do ensino básico do distrito de Braga, Porto e Faro. Palavras-chave: coaching, competências socioemocionais, professores, ensino básico, Recursos Humanos |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01T00:00:00Z 2022 2023-10-11T18:31:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/14194 TID:203362128 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/14194 |
identifier_str_mv |
TID:203362128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133616374022144 |