Cartaz didáctico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/892 |
Resumo: | Com a presente reflexão pretende-se reflectir sobre o cartaz, nomeadamente o cartaz didáctico em contexto de sala de aula, tendo em vista um melhor desempenho pedagógico, nas práticas correntes de estágio da formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. O recurso ao cartaz didáctico na sala de aula, tal como muitos outros materiais de apoio, por nos parecer frequente e, por vezes, pouco consistente, merece um olhar mais atento e fundamentado. A escassa bibliografia de especialidade existente sobre o assunto traduz a pouca atenção que têm merecido materiais de apoio deste tipo. Integrado num conjunto de vários materiais didácticos, o cartaz é aqui abordado como ferramenta/produto e como percurso/processo. Enquanto ferramenta/produto interessa-nos perspectivar este material de apoio como algo que serve um determinado fim pedagógico, mas que se apresenta como algo acabado e pronto a usar por terceiros. Considerando o cartaz como uma forma de registo que ajuda a perceber melhor o percurso e o processo traçado até se alcançar determinada aprendizagem, interessa-nos um conjunto de considerações pedagógicas que julgamos importantes numa boa prática pedagógica e que configuram um conjunto de experiências significativas no domínio do ensino/aprendizagem. Assim, desenvolveremos esta reflexão em torno de uma dupla questão: O que é um “cartaz didáctico”? Que considerações pedagógicas e comunicacionais formular a propósito da utilização e construção de um cartaz didáctico? |
id |
RCAP_54e417e1317d31eb7cdb5f2a389fc67f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/892 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cartaz didácticoFormação inicial de professoresEnsino básico (1º ciclo)Prática educativaCartaz didácticoCom a presente reflexão pretende-se reflectir sobre o cartaz, nomeadamente o cartaz didáctico em contexto de sala de aula, tendo em vista um melhor desempenho pedagógico, nas práticas correntes de estágio da formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. O recurso ao cartaz didáctico na sala de aula, tal como muitos outros materiais de apoio, por nos parecer frequente e, por vezes, pouco consistente, merece um olhar mais atento e fundamentado. A escassa bibliografia de especialidade existente sobre o assunto traduz a pouca atenção que têm merecido materiais de apoio deste tipo. Integrado num conjunto de vários materiais didácticos, o cartaz é aqui abordado como ferramenta/produto e como percurso/processo. Enquanto ferramenta/produto interessa-nos perspectivar este material de apoio como algo que serve um determinado fim pedagógico, mas que se apresenta como algo acabado e pronto a usar por terceiros. Considerando o cartaz como uma forma de registo que ajuda a perceber melhor o percurso e o processo traçado até se alcançar determinada aprendizagem, interessa-nos um conjunto de considerações pedagógicas que julgamos importantes numa boa prática pedagógica e que configuram um conjunto de experiências significativas no domínio do ensino/aprendizagem. Assim, desenvolveremos esta reflexão em torno de uma dupla questão: O que é um “cartaz didáctico”? Que considerações pedagógicas e comunicacionais formular a propósito da utilização e construção de um cartaz didáctico?2008-07-07T14:45:01Z2013-05-20T13:58:12Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/892por1645-9377Matos, João Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:31Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:29.555942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartaz didáctico |
title |
Cartaz didáctico |
spellingShingle |
Cartaz didáctico Matos, João Carlos Formação inicial de professores Ensino básico (1º ciclo) Prática educativa Cartaz didáctico |
title_short |
Cartaz didáctico |
title_full |
Cartaz didáctico |
title_fullStr |
Cartaz didáctico |
title_full_unstemmed |
Cartaz didáctico |
title_sort |
Cartaz didáctico |
author |
Matos, João Carlos |
author_facet |
Matos, João Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, João Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Ensino básico (1º ciclo) Prática educativa Cartaz didáctico |
topic |
Formação inicial de professores Ensino básico (1º ciclo) Prática educativa Cartaz didáctico |
description |
Com a presente reflexão pretende-se reflectir sobre o cartaz, nomeadamente o cartaz didáctico em contexto de sala de aula, tendo em vista um melhor desempenho pedagógico, nas práticas correntes de estágio da formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. O recurso ao cartaz didáctico na sala de aula, tal como muitos outros materiais de apoio, por nos parecer frequente e, por vezes, pouco consistente, merece um olhar mais atento e fundamentado. A escassa bibliografia de especialidade existente sobre o assunto traduz a pouca atenção que têm merecido materiais de apoio deste tipo. Integrado num conjunto de vários materiais didácticos, o cartaz é aqui abordado como ferramenta/produto e como percurso/processo. Enquanto ferramenta/produto interessa-nos perspectivar este material de apoio como algo que serve um determinado fim pedagógico, mas que se apresenta como algo acabado e pronto a usar por terceiros. Considerando o cartaz como uma forma de registo que ajuda a perceber melhor o percurso e o processo traçado até se alcançar determinada aprendizagem, interessa-nos um conjunto de considerações pedagógicas que julgamos importantes numa boa prática pedagógica e que configuram um conjunto de experiências significativas no domínio do ensino/aprendizagem. Assim, desenvolveremos esta reflexão em torno de uma dupla questão: O que é um “cartaz didáctico”? Que considerações pedagógicas e comunicacionais formular a propósito da utilização e construção de um cartaz didáctico? |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01T00:00:00Z 2006 2008-07-07T14:45:01Z 2013-05-20T13:58:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/892 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-9377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131618393194496 |