Formação continuada e a prática pedagógica : perspectivas de técnicos formadores e professores de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Carlos Carvalho Mignac de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5414
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar de que maneira a formação continuada influencia na prática pedagógica dos professores de educação física da rede municipal de ensino da cidade de Jaboatão de Guararapes/PE. Para responder essa questão, inicialmente levantamos informações sobre o ensino da educação física na rede municipal de ensino da cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE para que pudéssemos identificar a importância da formação continuada para os professores de educação física do município onde a partir desse momento analisamos a influência da formação continuada na prática pedagógica, a partir da visão dos técnicos formadores e professores de educação física da rede municipal de ensino da cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE. A pesquisa foi realizada com todos os professores de educação física da rede municipal, totalizando 43 professores onde aplicamos um questionário para esses profissionais com questões relacionadas à temática da pesquisa. Para além destes, também entrevistamos 03 técnicos formadores que coordenavam a formação continuada aplicada a rede municipal de Jaboatão dos Guararapes/PE. A pesquisa está estruturada em quatro capítulos. No primeiro capítulo, intitulado Formação docente e prática pedagógica, elaboramos uma revisão literária sobre o tema da investigação, privilegiando a questão da prática pedagógica, a formação continuada e sua relação com a qualidade do ensino. Para isto, nos utilizamos de autores como Freire (1996), André (1991), Perosa (1997), Souza (2007) e Tardif (2000 e 2007), Garrido e Carvalho (1995), Medina (2010) entre outros. No segundo capítulo, que tem como título Ensino, currículo e prática pedagógica no município de Jaboatão dos Guararapes/PE, elaboramos uma discussão sobre a política de organização de ensino, destacando a questão do currículo por competência, que é uma ênfase dada pela secretaria do município. Por sua vez, no terceiro capítulo, apresentamos o caminho metodológico da pesquisa, identificando o tipo de investigação, a questão de partida, os objetivos, os instrumentos de recolha de dados e os procedimentos de análise que utilizamos para construção metodológica deste trabalho. No quarto capítulo, que tem como título Análise e discussão dos resultados, estabelecemos uma leitura dos dados coletados no campo de pesquisa a partir do questionário que aplicamos aos professores e as entrevistas que realizamos com os técnicos formadores da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes/PE. Essa análise levou em consideração os objetivos da pesquisa estabelecidos inicialmente como também procurou responder a questão de investigação que norteou o trabalho. A discussão dos resultados foi feita tomando como base o referencial teórico que deu sustentação a pesquisa, direcionando a análise para a importância da formação continuada para a prática pedagógica e a visão dos professores de educação física da rede municipal acerca do planejamento e execução da formação continuada organizada pela secretaria de educação do municipal.
id RCAP_54f13c28c4cd58c967d568f1c69418f0
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5414
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação continuada e a prática pedagógica : perspectivas de técnicos formadores e professores de Educação FísicaEDUCAÇÃOFORMAÇÃO CONTÍNUAPEDAGOGIAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOPRÁTICAS PEDAGÓGICASEDUCATIONCONTINUING EDUCATIONPEDAGOGYPEDAGOGICAL PRACTICESEste trabalho teve como objetivo verificar de que maneira a formação continuada influencia na prática pedagógica dos professores de educação física da rede municipal de ensino da cidade de Jaboatão de Guararapes/PE. Para responder essa questão, inicialmente levantamos informações sobre o ensino da educação física na rede municipal de ensino da cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE para que pudéssemos identificar a importância da formação continuada para os professores de educação física do município onde a partir desse momento analisamos a influência da formação continuada na prática pedagógica, a partir da visão dos técnicos formadores e professores de educação física da rede municipal de ensino da cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE. A pesquisa foi realizada com todos os professores de educação física da rede municipal, totalizando 43 professores onde aplicamos um questionário para esses profissionais com questões relacionadas à temática da pesquisa. Para além destes, também entrevistamos 03 técnicos formadores que coordenavam a formação continuada aplicada a rede municipal de Jaboatão dos Guararapes/PE. A pesquisa está estruturada em quatro capítulos. No primeiro capítulo, intitulado Formação docente e prática pedagógica, elaboramos uma revisão literária sobre o tema da investigação, privilegiando a questão da prática pedagógica, a formação continuada e sua relação com a qualidade do ensino. Para isto, nos utilizamos de autores como Freire (1996), André (1991), Perosa (1997), Souza (2007) e Tardif (2000 e 2007), Garrido e Carvalho (1995), Medina (2010) entre outros. No segundo capítulo, que tem como título Ensino, currículo e prática pedagógica no município de Jaboatão dos Guararapes/PE, elaboramos uma discussão sobre a política de organização de ensino, destacando a questão do currículo por competência, que é uma ênfase dada pela secretaria do município. Por sua vez, no terceiro capítulo, apresentamos o caminho metodológico da pesquisa, identificando o tipo de investigação, a questão de partida, os objetivos, os instrumentos de recolha de dados e os procedimentos de análise que utilizamos para construção metodológica deste trabalho. No quarto capítulo, que tem como título Análise e discussão dos resultados, estabelecemos uma leitura dos dados coletados no campo de pesquisa a partir do questionário que aplicamos aos professores e as entrevistas que realizamos com os técnicos formadores da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes/PE. Essa análise levou em consideração os objetivos da pesquisa estabelecidos inicialmente como também procurou responder a questão de investigação que norteou o trabalho. A discussão dos resultados foi feita tomando como base o referencial teórico que deu sustentação a pesquisa, direcionando a análise para a importância da formação continuada para a prática pedagógica e a visão dos professores de educação física da rede municipal acerca do planejamento e execução da formação continuada organizada pela secretaria de educação do municipal.This study aimed to verify how continuing education influences the pedagogical practice of physical education teachers of municipal schools in the city of Jaboatão Guararapes/PE. To answer this question, initially raised about the teaching of physical education in municipal schools in the city of Jaboatão Guararapes/PE so we could identify the importance of continuing education for physical education teachers in the county where from then analyzed the influence of continuing education in pedagogical practice, from the perspective of technical trainers and physical education teachers of municipal schools in the city of Jaboatão Guararapes/PE. The survey was conducted with all physical education teachers in the municipal, totaling 43 teachers who applied a questionnaire to these professionals on issues related to the topic of research. Apart from these, we also interviewed 03 technical trainers who coordinated continuing education applied to municipal Jaboatão Guararapes/PE. The research is divided into four chapters. In the first chapter, entitled Teacher training and teaching practice, we prepared a literature review on the topic of research, focusing on the question of pedagogical practice, continuing education and its relation to the quality of education. For this, we use the authors as Freire (1996), André (1991), Perosa (1997), Souza (2007) and Tardif (2000 and 2007), Garrido and Carvalho (1995), Medina (2010 ) among others. In the second chapter, which is entitled Teaching, curriculum and pedagogical practice in Jaboatão Guararapes/PE, we prepared a discussion about the politics of organization providing education, highlighting the issue of responsibility for curriculum, an emphasis that is given by the secretariat municipality. In turn, in the third chapter, we present the methodological approach of the research, identifying the type of research, the question of the match, goals, instruments of data collection and analysis procedures we use for methodological construction of this work. In the fourth chapter, which is entitled Analysis and discussion of results, we established a reading of the data collected in the field research from the questionnaire applied to teachers and the interviews we conducted with the technical trainers in the municipal Jaboatão Guararapes / PE . This analysis took into account the research objectives initially established but also sought to answer the research question that guided the work. The discussion of the results was made based on the theoretical framework that has supported the research, directing the analysis of the importance of continuing education for pedagogical practice and the vision of the physical education teachers about the municipal planning and execution of organized continuing education by the municipal secretary of education.2014-07-29T19:20:41Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5414TID:201252414porOliveira, João Carlos Carvalho Mignac deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:33Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:05.020816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada e a prática pedagógica : perspectivas de técnicos formadores e professores de Educação Física
title Formação continuada e a prática pedagógica : perspectivas de técnicos formadores e professores de Educação Física
spellingShingle Formação continuada e a prática pedagógica : perspectivas de técnicos formadores e professores de Educação Física
Oliveira, João Carlos Carvalho Mignac de
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
PEDAGOGIA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
PEDAGOGY
PEDAGOGICAL PRACTICES
title_short Formação continuada e a prática pedagógica : perspectivas de técnicos formadores e professores de Educação Física
title_full Formação continuada e a prática pedagógica : perspectivas de técnicos formadores e professores de Educação Física
title_fullStr Formação continuada e a prática pedagógica : perspectivas de técnicos formadores e professores de Educação Física
title_full_unstemmed Formação continuada e a prática pedagógica : perspectivas de técnicos formadores e professores de Educação Física
title_sort Formação continuada e a prática pedagógica : perspectivas de técnicos formadores e professores de Educação Física
author Oliveira, João Carlos Carvalho Mignac de
author_facet Oliveira, João Carlos Carvalho Mignac de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, João Carlos Carvalho Mignac de
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
PEDAGOGIA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
PEDAGOGY
PEDAGOGICAL PRACTICES
topic EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
PEDAGOGIA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
PEDAGOGY
PEDAGOGICAL PRACTICES
description Este trabalho teve como objetivo verificar de que maneira a formação continuada influencia na prática pedagógica dos professores de educação física da rede municipal de ensino da cidade de Jaboatão de Guararapes/PE. Para responder essa questão, inicialmente levantamos informações sobre o ensino da educação física na rede municipal de ensino da cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE para que pudéssemos identificar a importância da formação continuada para os professores de educação física do município onde a partir desse momento analisamos a influência da formação continuada na prática pedagógica, a partir da visão dos técnicos formadores e professores de educação física da rede municipal de ensino da cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE. A pesquisa foi realizada com todos os professores de educação física da rede municipal, totalizando 43 professores onde aplicamos um questionário para esses profissionais com questões relacionadas à temática da pesquisa. Para além destes, também entrevistamos 03 técnicos formadores que coordenavam a formação continuada aplicada a rede municipal de Jaboatão dos Guararapes/PE. A pesquisa está estruturada em quatro capítulos. No primeiro capítulo, intitulado Formação docente e prática pedagógica, elaboramos uma revisão literária sobre o tema da investigação, privilegiando a questão da prática pedagógica, a formação continuada e sua relação com a qualidade do ensino. Para isto, nos utilizamos de autores como Freire (1996), André (1991), Perosa (1997), Souza (2007) e Tardif (2000 e 2007), Garrido e Carvalho (1995), Medina (2010) entre outros. No segundo capítulo, que tem como título Ensino, currículo e prática pedagógica no município de Jaboatão dos Guararapes/PE, elaboramos uma discussão sobre a política de organização de ensino, destacando a questão do currículo por competência, que é uma ênfase dada pela secretaria do município. Por sua vez, no terceiro capítulo, apresentamos o caminho metodológico da pesquisa, identificando o tipo de investigação, a questão de partida, os objetivos, os instrumentos de recolha de dados e os procedimentos de análise que utilizamos para construção metodológica deste trabalho. No quarto capítulo, que tem como título Análise e discussão dos resultados, estabelecemos uma leitura dos dados coletados no campo de pesquisa a partir do questionário que aplicamos aos professores e as entrevistas que realizamos com os técnicos formadores da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes/PE. Essa análise levou em consideração os objetivos da pesquisa estabelecidos inicialmente como também procurou responder a questão de investigação que norteou o trabalho. A discussão dos resultados foi feita tomando como base o referencial teórico que deu sustentação a pesquisa, direcionando a análise para a importância da formação continuada para a prática pedagógica e a visão dos professores de educação física da rede municipal acerca do planejamento e execução da formação continuada organizada pela secretaria de educação do municipal.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-29T19:20:41Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5414
TID:201252414
url http://hdl.handle.net/10437/5414
identifier_str_mv TID:201252414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131237662588928